Peugeot muda de símbolo e ruge mais forte

A mais antiga marca automóvel do mundo ainda em actividade reafirma a sua personalidade e o seu carácter através de um novo logótipo. Na Peugeot abre-se uma nova página da sua afamada história.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O dia 25 de Fevereiro fica vincado à Peugeot, com a marca francesa do leão a abrir uma nova página na sua história, com a apresentação oficial de um novo logótipo. O felino simboliza o construtor desde 1850 — anterior à gama de automóveis – e, agora, com mais forte rugido, ganhar um novo design de inspiração retro, regressando ao escudo criado em 1936, que já foi utilizado em meados da década 60 na dianteira do 404.

Desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, o leão apareceria retratado nos produtos da marca de corpo inteiro e de vista lateral, com as patas erguidos, sendo a última actualização de 2010, por ocasião dos 200 anos desde a fundação da empresa.

Em 2021, nasce uma décima primeira versão. Mais arrojada que nunca, Muito mais qualitativa, vincada com elegância, ou não fosse um produto saído nos estiradores do Peugeot Design Lab, estúdio de Global Brand Design da marca.

O novo logótipo da Peugeot integra a efígie do leão – evidência somente a cabeça e a juba –, estreando-se nos modelos da marca francesa com o novo 308, cuja apresentação assinalou o primeiro evento de Linda Jackson como CEO da Peugeot.

A Peugeot é uma marca em sintonia com o seu tempo. De forma antecipada que acompanha a sua época, antevê mudanças de comportamentos, abre caminho a novas soluções de mobilidade. A Peugeot atravessou todas as revoluções – industrial, tecnológica, política, social, digital e, agora, ambiental – tendo a transição energética e a mobilidade de carbono zero no centro da sua estratégia rumo a um futuro sustentável. Tudo isto forma o ADN da Peugeot.

A marca explica que foi projectado para perdurar. É esse o significado deste brasão, uma forma identitária, intemporal, universal e multicultural. É um sinal distintivo de filiação, de reconhecimento. É também sinónimo de prestígio, de confiança, de longevidade e de linhagem. Através dele e da sua identidade visual, a Peugeot combina a história com uma elevada modernidade.

De acordo com o fabricante, o novo emblema é também símbolo de uma nova era e de um novo compromisso assumido junto dos seus clientes, que passa por transformar o tempo que passam com a marca num tempo de qualidade.

VIVER UMA EXPERIÊNCIA

GLOBAL DE QUALIDADE

Este novo brasão integra a efígie do leão, exemplar que a tem acompanhado sempre, elevando bem alto os valores da Peugeot, marca que propõe-se conquistar novos territórios, acelerar o seu crescimento internacional, exportando o estilo e o savoir-faire franceses, bem como a elegância francesa.

E viver a nova identidade Peugeot é viver duas experiências em simultâneo. Em primeiro lugar, representa a vivência do momento. Num mundo que não para de acelerar, o “tempo” tornou-se num dos bens mais raros e preciosos.

Neste mundo em que vivemos, a Peugeot oferece àqueles que o desejem a oportunidade de aproveitar verdadeiramente o momento presente e de tudo o que ele tem para oferecer. Representa, também, viver uma experiência global de qualidade.

Veículos, concessões, produtos e serviços relacionados, websites, comunicações, sinalética, etc. São os diferentes pontos de contacto com a marca que se organizam e harmonizam em torno de um sistema único, coerente e transversal. Por sua vez, o website torna-se parte da experiência de “concessão online”, que se assume como conceito “selling online native” (“vendas nativas online”).

Porque experienciar a marca Peugeot não se limita ao concessionário ou à internet, a marca lança uma nova coleção lifestyle simples, atractiva e qualitativa – incluindo peças de vestuário, artigos em couro, acessórios de moda, acessórios de electrónica, peças de mesa, papelaria, embalagens, miniaturas, etc. – num abrangente universo Peugeot que está em linha com a sua nova identidade de marca.

Este brasão abre caminho a um ecossistema de marca que não se confina apenas à sua identidade visual, transportando consigo uma alteração bem mais profunda. Uma mudança de postura, um novo estado de espírito, um novo modo de vida. O objetivo da Peugeot é de proporcionar aos seus clientes, actuais e futuros, uma marca que vá ao encontro das suas exigências. A marca Peugeot é intemporal. Está a reinventar-se, uma vez mais e sempre.

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