Peugeot marca a época e a história do automóvel

Com a proclamação do novo Peugeot 208 como “Carro do Ano 2020” na Europa, a marca do leão foi distinguida, pela sexta vez, com o mais prestigiado galardão automóvel no Velho Continente, troféu anualmente atribuído por um júri constituído por jornalistas especializados do sector automóvel.

(auto.look2010@gmail.com)

O novo 208 tornou-se, recentemente, no sexto modelo da Peugeot a receber a cobiçada distinção de “Carro do Ano” na Europa, uma distinção prestigiada resultante dos votos de um júri composto por jornalistas especializados no sector automóvel, incluindo os jurados portugueses.

O novo compacto urbano da marca cumpre todos os requisitos tácitos para conquistar este prémio: esteticamente, destaca-se por um design inovador no seu segmento, revelando-se atraente, elegante e desportivo; na vertente tecnológica conta com as mais avançadas funcionalidades do seu segmento, que o inserem no nível 2 de condução autónoma. Sob o capot, o novo 208 oferece três tipos de motorização diferentes, a gasolina e diesel e a proposta eléctrica do Peugeot e-208.

O Peugeot e-208 inaugura uma nova etapa no mundo e na generalização da mobilidade eléctrica, oferecendo uma potência de 136 cv (100 kW), 340 km de autonomia (WLTP) e as performances de um desportivo, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. O e-208 oferece também três modos de condução: Sport, Normal e Eco.

Para conhecer o primeiro Peugeot galardoado com o troféu “Carro do Ano na Europa” há que recuar mais de meio século. Foi em 1969 que o Peugeot 504 fez a estreia da marca no troféu, uma berlina que definiu a viragem para o estilo moderno na marca do leão. A estética inconfundível, assinada por Pininfarina, deixou a sua marca nos modelos que se lhe seguiram. Como elementos de destaque, temos o seu capot e faróis trapezoidais inspirados nos olhos da actriz italiana Sophia Loren, como então revelou o seu designer, Gérard Welter.

 

PEUGEOT 504 OFERECIA

DINÂMICA EXCEPCIONAL EM ESTRADA

Além de romper com as normas estabelecidas em matéria de design, o Peugeot 504 oferecia uma dinâmica excepcional em estrada, motores de elevado desempenho e uma caixa de velocidades precisa, suave e fácil de utilizar, características que, juntamente com seu conforto e habitabilidade, tornaram-se numa forte característica da Peugeot. A tudo isso, devemos juntar uma robustez e fiabilidade que tornaram o modelo numa verdadeira lenda em África.

Quase duas décadas depois, em 1988, era o Peugeot 405, outra berlina da marca, a ser eleita “Carro do Ano na Europa”, reunindo um consenso quase absoluto entre o painel de jurados, já que dos seus 57 elementos, nada menos de 54 atribuíram-lhe a pontuação máxima.

Com características estéticas estreadas no Peugeot 205, este modelo colocou a tónica no prazer de condução e no conforto dinâmico, com suspensões sofisticadas mesmo nas versões mais simples. Incorporou novidades como os travões com ABS e um motor 1.9 turbodiesel com 90 cv.

O Peugeot 405 dispunha também de uma versão com tracção integral equipada com suspensão hidropneumática. No plano desportivo, o modelo distinguiu-se com vitórias no Rali Dakar em 1989 e 1990, e na rampa de Pikes Peak em 1988 e 1989.

PEUGEOT 307 REPRESENTOU O EQUILÍBRIO PERFEITO

Em 2002, o Peugeot 307 representou o equilíbrio perfeito entre a nova geração de berlinas compactas, altas, espaçosas e com vocação familiar, que, então, surgiam no mercado. Reunindo características muito próprias nestes campos, o modelo recebeu a distinção europeia de “Car of the Year”.

Este modelo optou por um design exterior atraente e dinâmico, muito semelhante ao do Peugeot 206, estando dotado de um habitáculo que integrava a funcionalidade, o espaço interior e a versatilidade dos monovolumes. Ao volante, destacavam-se a sua suavidade em rolamento e o seu poder de travagem. Dispunha ainda do motor diesel menos poluente da época, o bloco 2.0 HDi de 110 cv, equipado com filtro de partículas.

A Peugeot e o mundo automóvel entravam numa nova era em 2014, com o lançamento do modelo 308. O seu design elegante e equilibrado, a flexibilidade, a tecnologia e a eficiência da plataforma EMP2, bem como o seu arsenal tecnológico revolucionário, comando pelo PEUGEOT i-Cockpit® e pelo ecrã táctil de 9,7 polegadas, definiram novos padrões no segmento das berlinas compactas, integradas num habitáculo amplo e espaçoso, argumentos que lhe valeram ser distinguido com o mais prestigiado troféu europeu.

VERSÃO 3008 DKR ALCANÇOU  TRIPLA

VITÓRIA NO DAKAR DA AMÉRICA DO SUL

Uma inovadora combinação de design, conforto e comportamento dinâmicos, aliada a uma nova abordagem ao segmento SUV: foram estes os elementos que tornaram possível a eleição do Peugeot 3008 como “Carro do Ano” em 2017 no Velho Continente.

Reinventando a posição de condução ideal, oferecendo uma experiência intuitiva e sensorial, este modelo estreou uma nova geração do Peugeot i-Cockpit®, para além de abrir o caminho a novas e avançadas funções de ajuda à condução e de conectividade permanente.

Como qualquer SUV que se preze, o 3008 destacou-se pelas suas qualidades off road, graças ao sistema Advanced Grip Control, com cinco modos de aderência, que permitem ao modelo adaptar-se a qualquer tipo de terreno. A versão 3008 DKR havia, entretanto, no início de 2017, alcançado uma tripla vitória no Dakar, prova que se transferira para a América do Sul, registando-se nova vitória do modelo no ano seguinte.

PEUGEOT EM MAIS DE 160 PAÍSES ATRAVÉS DE 10.000 PONTOS DE VENDA

Uma condução estimulante e gratificante, um design com raça e uma qualidade sem reservas constituem o compromisso da marca para com os seus clientes e contribuem para a emoção proporcionada por cada modelo Peugeot.

Presente em mais de 160 países através de 10.000 pontos de venda, em 2019 a marca comercializou mais de 1.500.000 veículos em todo o mundo. A Peugeot alia Exigência, Dinâmica e Emoção, tendo como ambição tornar-se na marca generalista topo de gama a nível mundial.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação