Peugeot e-Partner adere à mobilidade eléctrica

A marca Peugeot é um dos primeiros construtores a disponibilizar uma gama completa de veículos comerciais ligeiros (VCL) eléctricos na Europa, confirmando, assim, a sua ofensiva neste segmento.

(auto.look2010@gmail.com)

Líder do mercado VCL português em 2020 com 15,7% das vendas entre todos os comerciais ligeiros, o Peugeot Partner surge agora com uma motorização 100% eléctrica. Exemplo perfeito da filosofia power of choice da marca, o novo Peugeot e-Partner oferece até 275 km de autonomia no ciclo WLTP (em fase de homologação), dois comprimentos (Standard e Longo), duas silhuetas, Furgão Simples (até 3 lugares) e Furgão Misto (até 5 lugares), capacidade de reboque até 750 kg – até 800 kg de carga útil – até 4,4 metros cúbicos de volume de carga rigorosamente igual ao da versão térmica.

O novo Peugeot e-Partner chega ao mercado em complemento aos novos Peugeot e-Ecpert (“International Van oftheYear 2021”) e Peugeot e-Boxer. Com base no seu sucesso comercial e nos inúmeros prémios conquistados ao longo das gerações, incluindo o troféu “International VanofThe Year2019”, o Peugeot Partner, inicialmente lançado em 1996,alcançou a fasquia dos 2.000.000 de unidades produzidas, sendo comercializado em mais de 100 países.

A actual geração foi, em 2020, e de forma destacada, o comercial ligeiro mais procurado pelas empresas e pelos profissionais individuais em Portugal, tendo comercializado um total de 4.350 unidades. À vontade em todas as situações e capaz de responder às especificidades de qualquer ramo de a tividade, o novo Peugeot e-Partner disponibiliza um espaço de trabalho que facilita as operações diárias, tecnologias embarcadas de referência, como o Peugeot i-Cockpit digital, e um estilo assertivo, passando também a possibilitar o acesso aos centros urbanos, sem quaisquer restrições.

Graças a uma concepção avançada, os profissionais podem agora dispor de todas as qualidades originais do Peugeot Partner, em modo zero emissões e sem qualquer tipo de cedências.

MERCADO EM PLENA EVOLUÇÃO COM

O PEUGEOT PARTNER NA LIDERANÇA

O mercado europeu de furgões do segmento F1 representa mais de 610.000 veículos, sendo o Peugeot Partner o líder neste segmento. Além disso, a sua quota de mercado tem aumentado sucessivamente desde o lançamento da actual geração em 2018.

Constatando que perto de 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem, em média, menos de 200kmpor dia, o lançamento de uma versão eléctrica do Peugeot Partner, o furgão mais procurado pelos clientes, torna-se evidente.

Adicionalmente, o Peugeot e-Partner possibilita o acesso aos centros urbanos cada vez mais restritos, alguns dos quais só permitem a circulação de veículos 100% eléctricos, e mantém inalterada a totalidade dos pontos fortes do Peugeot Partner.

A nova proposta está apto a responder às necessidades de todos os tipos de utilização e de clientes: profissionais de diversos serviços (floristas, canalizadores, electricistas, etc.) que procuram um verdadeiro parceiro para o dia-a-dia; empresas que se preocupam com a sua imagem eco-responsável (entregas, etc.); organismos públicos (hospitais, autarquias, etc.) que necessitam de um veículo zero emissões capaz de assegurar o transporte de mercadorias entre as diversas instalações e locais.

Para utilizações ainda mais específicas, estão disponíveis diversas transformações executadas por carroçadores especializados (ambulâncias, viaturas de bombeiros, polícias, estruturas isotérmicas, etc.).

TECNOLOGIA 100% ELÉCTRICA E EFICIENTE PARA A NOVA GERAÇÃO DE FURGÕES

Baseado na plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), o Peugeot e-Partner integra um motor 100 por cento eléctrico, com uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque, para uma resposta imediata, sem vibrações, ruídos, passagens de caixa, odores e, claro, sem emissões de CO2.

A cadeia de tracção eléctrica (motor eléctrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna) é semelhante à do novo Peugeot e-Expert. Tal como neste, é feita uma adaptação no redutor da transmissão para corresponder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização dos veículos comerciais.

Os desempenhos (em modo POWER) são os seguintes (dados em processo de homologação): velocidade máxima de 130 km/h, aceleração dos 0 a 100 km/h em 11,2 s e recuperações de 80 a 120 km/h em 8,9 s.

As duas versões do e-Partner (Standard e Longa) estão disponíveis com uma bateria de iões de lítio(18 módulos) com uma capacidade de 50 kWh que lhe permite uma autonomia máxima de 275 km, consoante a versão, de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwideharmonized Light vehicles Test Procedures, valores em processo de homologação).

Ligada ao circuito de distribuição de calor do habitáculo, a regulação térmica da bateria permite carregamentos rápidos, uma vida autonomia optimizada da bateria e um maior tempo de vida útil. Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento do cliente, um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção).

Situada no guarda-lamas traseiro esquerdo, a entrada de carregamento faz-se por diversas formas: tomada standard, tomada reforçada e Wall Box ou carregador rápido. Os modos de carregamento da bateria de 50 kWh são flexíveis e adaptados a diferentes situações do quotidiano. São possíveis diversos tipos de carregamento, nomeadamente em casa, no local trabalho ou em postos públicos.

A partir de um carregador rápido, sendo que a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter 80% da carga em 30 minutos. A partir de Wall Box de11 kW, permitindo uma carga completa em 5 horas com o carregador trifásico a bordo (11 kW). A partir de Wall Box de 7,4 kW, permitindo uma carga completa em 7h30 com o carregado monofásico a bordo (7,4 kW). A partir de uma tomada reforçada (16A), para uma carga completa em 15h00. A partir de uma tomada standard (8A), para uma carga completa em 31h00.

O novo Peugeot e-Partner oferece aos ocupantes um conforto térmico ao melhor nível com uma resistência de aquecimento de elevada potência (5 kW), bancos aquecidos (consoante a versão), e um pré-condicionamento térmico programável a partir do touchscreen (consoante a versão) ou à distância através da app para smartphone MyPeugeot (consoante a versão). Para além do conforto, esta funcionalidade permite, com o veículo ligado à corrente, optimizar a autonomia ao atingir mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento da bateria.

UM COCKPIT EM PLENA e-VOLUÇÃO

Ao nível do posto de condução, a consola central foi redesenhada de forma a acolher o novo comando da caixa de velocidades “e-Toggle”, perfeitamente integrado e ergonómico, que permite aceder às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake; o selector dos 3 modos de condução; um espaço específico para carregamento por indução para smartphones.

O novo Peugeot e-Partner apresenta três modos de condução, a partir do selector Eco (60 kW, 190 Nm), que favorece a autonomia e a suavidade de condução; Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização diária; Power(100 kW, 260 Nm), que optimiza as performances no transporte de cargas pesadas.

Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias de regeneração de bateria adaptadas: Moderada, para sensações próximas das de um veículo térmico; Aumentada (acessível a partir do botão (push) “B”, de “Brake”, localizado no comando da caixa de velocidades), para uma desaceleração acentuada quando é libertado o pedal do acelerador, favorecendo a autonomia.

PRAZER DE CONDUÇÃO E FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO NO DIA-A-DIA

O novo Peugeot e-Partner combina dimensões externas compactas com elevadas capacidades de carga. As baterias estão alojadas sob o piso, sem qualquer impacto no volume de carga. Este tipo de colocação favorece também a rigidez estrutural, assegurando um prazer e precisão de condução idênticos aos das versões térmicas graças à distribuição de peso ideal.

Também como nas versões térmicas, a suspensão assegura o melhor conforto, oferecendo o melhor desempenho independentemente do volume de carga transportado.

O condutor do novo Peugeot e-Partner conta com um sistema de direcção assistida especialmente adaptado que facilita a condução e mantém um raio de viragem de 10,8 m (versão Standard, entre passeios), e com uma altura inferior a 1,90 m que garante o acesso à maioria dos parques de estacionamento.

O novo Peugeot e-Partner está disponível nas mesmas versões das motorizações térmicas, de forma a satisfazer todas as exigências de utilização: Furgões Simples (2 comprimentos: Standard, de 4,40 m; Longa, de 4,75 m; e com 3 lugares); Furgões Mistos (5 lugares, fixos ou rebatíveis, apenas na versão Longa).

A modularidade do novo Peugeot e-Partner continua a ser uma referência no segmento graças ao banco Multiflex de 3 lugares, à porta integrada na divisória interior e ao assento elevável do banco lateral.

Com uma capacidade que pode atingir os 113 litros, os espaços de arrumação foram pensados para as múltiplas utilizações dos profissionais. Encontram-se à mão e colocados de modo astucioso por todo o habitáculo: porta-luvas, uma prateleira superior ou ainda um segundo porta-luvas. Localizado à frente do passageiro, este beneficia do espaço deixado pela deslocação do airbag (que passa a ser do tipo bag in roof), permitindo guardar um computador de 15″ou activar a refrigeração. Recortes para cabos permitem o seu carregamento nesse espaço.

A capacidade de reboque está também em destaque, com a possibilidade de rebocar até 750 kg de carga com sistema de engate disponível logo no lançamento da versão. O volume útil de até 4,4 m³, no caso da versão Longa (3,8 metros cúbicos na versão Standard) é exactamente o mesmo que está disponível nas versões com motorizações térmicas.

A carga útil de até 800 kg situa-se ao melhor nível do mercado e é específica para amotorização eléctrica. O novo Peugeot e-Partner garante uma resposta sob medida, para ir ao encontro de um número crescente de necessidades, e estará disponível nos níveis de acabamento Pro e Premium, bem como nas versões “ready to go” Aphalt (para as grandes deslocações) e Grip (para condições de difícil acesso).

 

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