Peugeot desvenda novo 208 Rally 4

A gama Peugeot Sport será reforçada em 2020 com a chegada do Peugeot 208 Rally 4. O modelo irá suceder ao actual Peugeot 208 R2,best-seller e referência mundial na categoria de viaturas de Duas Rodas Motrizes (2RM), entretanto rebaptizada de “Rally 4” pela FIA.

(auto.look2010@gmail.com)

Com base no novo Peugeot 208 e beneficiando das mais recentes evoluções técnicas, as equipas e os engenheiros da Peugeot Sport concentraram-se nos pontos fortes – um modelo fiável, acessível e eficiente – que tornaram o actual 208 R2 tão bem sucedido, somando mais de 450 exemplares vendidos em todo o mundo.

Depois de um intenso programa de desenvolvimento, durante o qual o novo 208 Rally 4foi testado e aprovado, pelas mãos de pilotos experientes, em todo o tipo de superfícies e sob condições extremas, a Peugeot Sport vai disponibilizar, a partir do segundo trimestre de 2020, uma máquina de performances renovadas e exemplo único de experiência de condução para essa categoria.

A Peugeot Sport empregou todo o seu “savoir-faire” e fortaleceu a sua gama de propostas para os ralis, na categoria de 2 rodas motrizes, com o novo Peugeot 208 Rally 4.Trata-se de uma viatura totalmente nova, sob a qual os técnicos e engenheiros da Peugeot Sport têm trabalhado activamente desde o início do Verão de 2018. Desenvolvido com base no novo Peugeot 208 de produção, o novo 208 Rally 4 aproveita as evoluções técnicas e estéticas do modelo de série.

Este novo Peugeot 208 Rally 4 quer tornar-se um digno herdeiro do 208 R2, modelo que, com mais de 450 exemplares vendidos, é o best-seller entre as viaturas da categoria de 2RM e o carro de ralis mais popular alguma vez comercializado pela Peugeot Sport.

Para tal, o caderno de encargos entregue aos engenheiros era claro: produzir um carro eficiente, fiável e que gerasse um enorme prazer de condução. A vasta experiência dos técnicos da Peugeot Sport e as numerosas sessões de desenvolvimento realizadas em todo o tipo de terrenos e sob todas as condições, por vezes extremas, respondem na perfeição ao projecto inicial.

O novo Peugeot 208 Rally 4 conta com um novo motor de 3 cilindros turbo comprimido, de 1,2 litros, usando a mais recente tecnologia PureTech. Tem como base um motor de série com um desempenho particularmente elevado, entretanto adaptado para a competição pelos engenheiros da Peugeot Sport – um bloco que terá 208 cavalos – e recorre a um turbo de maiores dimensões, uma gestão electrónica de competição com assinatura da Magneti Marelli e uma caixa de velocidades Sadev.

O conjunto está implantado na nova plataforma CMP (base partilhada pelos veículos do segmento B do Groupe PSA) que se destaca pelo seu peso reduzido e por uma dinâmica melhorada, de modo a garantir performances desportivas ainda mais significativas.

O Peugeot 208 Rally 4 fará a sua estreia competitiva em Espanha, sob as cores Peugeot Rally Academy, por ocasião do Rallye Comunidad de Madrid, a decorrer entre sexta-feira e sábado (22 e 23 de Novembro). A conduzi-lo vai estar o piloto espanhol Efren Llarena, navegado por Sara Fernández, dupla que este ano se sagrou “Campeã Europeia de Ralis”na categoria FIA ERC3. O modelo também estará exposto neste mesmo fim-de-semana em França, por ocasião da final do Campeonato de França FFSA de Ralis de Asfalto, no Rali du Var (22 a 24 de Novembro).

Tendo em conta um programa de homologação que se prolongará até ao final do primeiro trimestre de 2020, junto das respectivas instâncias da FIA, as pré-encomendas do novo Peugeot 208 Rally 4 serão abertas no início de Janeiro de 2020, através dos serviços comerciais da Peugeot Sport, num modelo que será proposto por 66.000,00 euros (antes de impostos). Fiel ao seu desejo de fazer eclodir os futuros talentos da disciplina, as primeiras unidades do Peugeot 208 Rally 4 serão entregues, com prioridade, aos participantes das copas francesa e ibérica da Peugeot 208 Rally Cup de 2020.

FICHA TÉCNICA – NOVO PEUGEOT 208 RALLY 4

CHASSIS

Estrutura: Coque de origem Peugeot 208, reforçada com um arco de proteção multiponto soldado

Carroçaria: Aço e plástico

MOTOR

Tipo: EB2 Turbo

Diâmetro x Curso: 75 x 90,48 mm

Cilindrada: 1199 cm3

Potência máxima: 208 cv às 5450 rpm

Binário máximo: 290 Nm às 3000 rpm

Potência por litro: 175 cv/l

Distribuição: Dupla árvore de cames à cabeça acionada por um eixo, 4 válvulas por cilindro

Alimentação: Injeção direta pilotada por caixa MagnettiMarelli

TRANSMISSÃO

Tipo: Tração às rodas da frente

Embraiagem: Duplo disco de cerâmica / metálico, com diâmetro de 183 mm

Caixa de velocidades: Sequencial SADEV de 5 velocidades

Diferenciais: Mecânico com autoblocante

TRAVÕES

À frente: Discos ventilados de 330 mm (asfalto) e 290 (terra); pinças de 3 pistões

Atrás: Discos de 290 mm; pinças de 2 pistões

Travão de mão: De comando hidráulico

SUSPENSÕES

Tipo: McPherson

Amortecedores: Ohlins reguláveis de 3 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente)

RODAS

Jantes /Pneus: Speedline 7×17 / 19/63-17 e Speedline 6×15 / 16/64-15

DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES

Comprimento: 4052 mm

Largura: 1738 mm

Altura: 2553 mm

Depósito de combustível: 60 l

Pesos: 1080 km (mínimo) / 1240 kg (incluindo pilotos)

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