Peugeot, Citroën e Fiat concentram-se em grupo

O quarto maior grupo automóvel do mundo deverá ter hoje sinal verde. Os accionistas da Peugeot Citroën (PSA) e da Fiat Chrysler (FCA) aprovaram a fusão dos dois grupos. Durante cinco anos, o português Carlos Tavares vai conduzir a aliança Stellantis.

(auto.look2010@gmail.com)

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) (NYSE: FCAU / MTA: FCA) e a Peugeot S.A. (“Groupe PSA”) anunciam que as respectivas assembleias de accionistas aprovaram, por esmagadora maioria (mais de 99% dos votos expressos favoráveis à transacção), a fusão entre a FCA e o Groupe PSA, para a criação da Stellantis N.V. (“Stellantis”).

Os accionistas da FCA aprovaram também resoluções complementares relacionadas com a fusão, incluindo a adopção dos futuros Estatutos da Stellantis e a nomeação dos membros do Conselho de Administração da Stellantis anteriormente anunciados, com efeitos, em ambos os casos, a partir do dia seguinte à realização da fusão. Os detalhes das resoluções submetidas aos accionistas e os resultados das votações estão disponíveis nos respectivos sites Web da FCA e do Groupe PSA.

Após a aprovação pelos accionistas e da recepção das autorizações regulamentares finais ao longo do último mês, nomeadamente por parte da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, a FCA e o Groupe PSA prevêem concluir a fusão já no dia 16 de Janeiro de 2021.

As acções ordinárias da Stellantis começarão a ser negociadas na Euronext, de Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, na segunda-feira, dia 18 de Janeiro de 2021, e na Bolsa de Nova Iorque na terça-feira, dia 19 de Janeiro de 2021.

CARLOS TAVARES

AO VOLANTE DA ALIANÇA STELLANTIS

O engenheiro Carlos Tavares vai presidir a aliança Stellantis, com o objectivo, claro e inequívoco, de assegurar mercados em todos os continentes. Rapidez é a palavra-chave do estilo de liderança de Carlos Tavares. Seja no comando do grupo Peugeot-Citroën ou ao volante de um carro de competição, este engenheiro, 62 anos, tem-se afirmado como um dos protagonistas da indústria automóvel.

Carlos Tavares nasceu em Lisboa em 1958. Mudou-se para Toulouse, em 1976, para prosseguir os estudos; no início da década de 1980, licenciou-se em Engenharia na École Centrale de Paris, uma das mais conceituadas a nível europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *