Petronas assume a liderança no sector e-fluids

Petronas iona pretende ajudar o mundo a acelerar a caminhada para um futuro sem carbono e lança gama avançada de fluidos para veículos eléctricos. O lançamento representa uma jornada contínua em direcção às tecnologias e tendências mais recentes do mundo da mobilidade eléctrica.

(auto.look2010@gmail.com)

A Petronas Lubricants International Sdn. Bhd. (PLI), empresa global de fabrico e comercialização de lubrificantes, estabeleceu mais um marco na inovação da tecnologia de fluidos – o lançamento da nova geração de soluções de fluidos PETRONAS iona para Veículo Elétrico (VE) – no seu Global Research & Technology Centre, em Turim, Itália.

O lançamento – com o tema Accelerating Efficiency, Revolutionising e-mobility – representa uma jornada contínua em direcção às tecnologias e tendências mais recentes do mundo da mobilidade eléctrica.

De acordo com o recente Global EV Outlook 2021, o mercado global de todo o tipo de veículos foi significativamente afectado pelas repercussões económicas da pandemia da Covid-19. Contudo, se os novos registos de veículos convencionais e de veículos no geral registaram uma quebra, as vendas globais de veículos eléctricos assistiram a um crescimento de 70% em 2020.

«Acreditamos que a mobilidade eléctrica se está a expandir a um ritmo acelerado. Com este rápido crescimento, soluções inovadoras são essenciais para acelerar a mudança para uma mobilidade eléctrica que garanta um futuro sustentável», declarou Giuseppe D’Arrigo, managing directora e group chief executive officer da PLI.

Giuseppe D’Arrigo

Lançada pela primeira vez em 2019, a gama Petronas iona pretende ajudar o mundo a acelerar a caminhada para um futuro sem carbono, optimizando a eficiência energética, a segurança e o desempenho de veículos eléctricos com soluções avançadas de fluidos VE. Desde então, os desenvolvimentos foram sendo feitos de forma a acompanhar as mudanças na tecnologia de VE.

A segunda geração da Petronas iona foi concebida para dar resposta a diversas exigências dos sistemas de propulsão eléctrica (Electric Drive Unit) e dos E-axles, nomeadamente fricção, controlo de desgaste e gestão de temperatura, de forma a maximizar o desempenho, a eficiência energética e a fiabilidade de veículos eléctricos de alto rendimento.

Este lançamento está alinhado com o compromisso da PLI com a sustentabilidade, anunciado em 2018, em que 75% dos investimentos da empresa em Investigação e Tecnologia seriam alocados à redução de emissões, de forma a contribuir para o objetivo mais amplo de alcançar as zero emissões de carbono até 2050.

LIDERAR A INOVAÇÃO NO SETOR DOS e-FLUIDS

Os Fabricantes de Equipamento Original (OEMs, na sigla em inglês), os fornecedores Tier 1 e os programadores procuram líderes de opinião e parceiros especialistas que consigam oferecer um pensamento disruptivo e ajudá-los a estar sempre na vanguarda das tecnologias emergentes, e da concorrência, e acelerar a aposta em veículos elétricos seguros, energeticamente eficientes e de alto desempenho.

No seguimento do lançamento, a PLI reuniu especialistas líderes da indústria e organizou o seu segundo webinar, o Petronas EV Fluids Webinar 2021, como parte do seu compromisso para acelerar a eficiência e dar continuidade ao esforço coletivo no sentido de um futuro sustentável.

Este webinar é um spin-off do primeiro Petronas EV Fluids Symposium, que decorreu em 2019, com o propósito de capitalizar o momentum e o debate em torno dos fluidos VE no avanço da indústria de VE.

O webinar cobriu diversos temas, desde Inovação nas Baterias de Veículos Eléctricos a Inovações e Desenvolvimentos em Tecnologia de Fluidos nos Sistemas de Transmissão Eléctrica, apresentados por especialistas da PLI e porta-vozes da indústria.

Desde 2018 a PLI tem estado a trabalhar com um grupo pioneiro de parceiros – incluindo o Imperial College London, o FEV Group, o IAV e empresas de aditivos – na co-criação de fluidos seguros, fiáveis e de alto rendimento, concebidos especificamente para powertrains. O portefólio de fluidos para VE da empresa, feito à medida das aplicações dos clientes, nasce desta abordagem colaborativa.

Na sua intervenção, Giuseppe D’Arrigo sublinhou que «as apresentações do webinar demonstram alguns dos avanços e progressos dos projectos conjuntos entre a nossa indústria e os parceiros académicos. Todas as sessões estão orientadas por um mesmo objetivo – a sustentabilidade».

«O webinar é a prova de que demos mais um passo em frente, entrámos numa nova etapa da nossa jornada para fazer progredir a mobilidade elétrica para um futuro mais verde e sustentável. Com o crescimento das vendas de VE e a criação de oportunidades de mercado neste segmento, ambicionamos continuar a trabalhar em conjunto com os nossos estimados parceiros e outros parceiros líderes na indústria para a promoção da e-mobilidade através das nossas Fluid Technology Solutions. A PLI está empenhada em aplicar a sua tecnologia de lubrificantes para fluidos VE e a ajudar os clientes na adoção de VE», acrescentou a responsável.

Na última década, a necessidade de dar prioridade à sustentabilidade tem-se tornado mais evidente, particularmente durante o início da pandemia global. Desta forma, a migração para a mobilidade eléctrica é um passo necessário e bem-vindo para as empresas e sectores de todo o mundo. O desenvolvimento da próxima geração de fluidos para VE é prova da acção da PLI no sentido de revolucionar a mobilidade eléctrica em prol de um futuro mais verde e sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *