AUTOLOOKNotícias Várias

Petrolettes da Figueira da Foz em movimento

Pelo terceiro ano consecutivo, as Petrolettes da Figueira da Foz regressam este fim de semana à estrada para integrar o Petrolettes Rällly , uma iniciativa efetuada anualmente em várias cidades e direcionada, somente, a mulheres motociclistas, tendo a edição inaugural na Alemanha.

redacao@autolook.pt

Petrolettes Rällly é uma iniciativa direcionada a mulheres que move paixões. Este ano, a ação é desenvolvida em várias cidades nacionais e além-fronteiras, este sábado e domingo (31 de maio a 1 de junho), com milhares de mulheres motociclistas de todo o mundo a usufruir de um fim de semana inesquecível com uma missão em comum: criar um grupo em qualquer cidade e acelerar por uma causa que crie impacto.

À semelhança de outras cidades, cerca de meia centenas de Petrolettes da Figueira ada Foz alinham no Petrolettes Rällly com o propósito de elevar o espírito para o qual foi criado. A exemplo de anos anteriores, a iniciativa deste ano está amplamente traçada mas, como sempre, encontra-se no “segredo dos deuses” e só será conhecida no local da partida.

Com o arranque previsto para as 8h00 deste sábado, dia 31 de maio, na Praça Luís de Albuquerque, junto ao Forte de Santa Catarina, as Petrolettes da Figueira ada Foz iniciam a viagem para mais aventuras e peripécias.

Refira-se que, no primeiro ano, o grupo, composto por 26 motociclistas, foi bafejado por um roteiro que privilegiou o arroz, sobre o tema “Sal, Sol, Arroz e Mar”, em que foi possível visitar salinas e campos de arroz, assimilando a fórmula como se cultiva, assim como o descasque, numa ação premiada pela prova de arroz doce.

O Petrolettes Rällly prosseguiu com a visita ao castelo de Montemor-o-Velho, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e que encanta pelo seu estado de conservação e pelas inúmeras histórias que guarda no seu interior, “presas” por muralhas centenárias. O regresso à Praia da Claridade, junto ao farol, ficou, posteriormente, marcado pela conquista do segundo lugar no concurso de fotografia a nível mundial.

No ano passado, com 36 motociclistas, o tema destacou o “Sol, Sal e Cultura”, numa viagem que levou a caravana a Ílhavo, para uma visita à Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, uma unidade fabril de porcelana portuguesa fundada em 1824. A viagem prosseguiu até São Jacinto, altura em que os motores das motos descansaram durante a passagem do Ferry Boat para o Forte da Barra, para finalizar terminamos na Praia da Tocha, oca escolhido para pernoitar. Este ano, como já foi referido, o programa está no “segredo dos deuses”, apenas divulgado na manhã deste sábado.

Acrescente-se que, devido à pandemia, em 2020 a iniciativa em todo o mundo foi cancelada, embora tenha sido optado por um formato diferenciado, em que as mulheres motociclistas foram convidadas a passear de moto a nível local em cada um dos seus países, em que foram lançados pequenos desafios, tendo sido batizado por Petrolettes Rällly.

Em 2021, o Petrolettes Rällly foi um estrondoso sucesso, tendo sido reunidas cerca de 4.000 mulheres em todo o mundo. Este ano, Petrolettes Rällly conta com mais de 221 cidades de 42 países e mais de 12.000 inscrições. Em Portugal mais cidades vão participar no evento com a participação de, pelo menos, cinco mulheres motociclistas que conseguiram ativar cada cidade com a sua inscrição. O Petrolettes Rällly consiste em fazer uma rota que não exceda os 300 quilómetros, passando por quatro “checkpoints”, não importando a sua ordem ou estrada escolhida. Pode ser efetuada durante um ou em dois dias.

Uma vez a cidade ativa, as participantes podem decidir se pretendem andar sozinhas ou em grupo e, como prova de que passaram nos “checkpoints”, as motociclistas são convidadas a tirar fotos em cada local. O objetivo passa por interligar mulheres que compartilham a mesma paixão por aventuras de moto e que se divirtam. As fotos e vídeos tirados nos “checkpoints” fazem parte integrante de um concurso fotográfico, em que é possível ganhar prémios, fazendo ainda parte do vídeo de estreia do Festival on line Petrolettes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *