Paulo Fiúza navega Peterhansel no Dakar

O navegador de Mafra, Paulo Fiúza, vai ser o navegador de Stéphane Peterhansel no Dakar, na Arábia Saudita, em substituição de Andrea Peterhansel, esposa do piloto francês que não recuperou a tempo da enfermidade.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O experiente navegador português Paulo Fiúza vai mesmo ao Dakar para fazer equipa com o piloto francês Stéphane Peterhansel. A dupla alinha num Mini John Cooper Works Buggy do Team X-Raid e este desfecho já era expectante, dado que Andrea Peterhansel, adoentada, ainda está em fase de recuperação.

A possibilidade de Paulo Fiúza coadjuvar Stéphane Peterhansel já tinha sido avançada pela Revista TT quando, em finais de Novembro, anunciou que o navegador mafrense iria estar ao lado do francês na Arábia Saudita, no Riyadh Rally, uma prova que servia como preparação para o Dakar 2020.

Como Andrea Peterhansel não recuperou da enfermidade, o navegador de Mafra ocupa assim o banco que seria da mulher de Stéphane Peterhansel no Mini John Cooper Works Buggy da formação alemã Team X-Raid. Paulo Fiúza e Stéphane Peterhansel nunca estiveram juntos como dupla no Dakar, mas conhecem-se na perfeição já que os dois partilharam, na mesma altura, as emoções e a adrenalina da prova de todo-o-terreno no germânico Team X-Raid.

A 42.ª edição do Dakar terá início em Jeddah, a 5 de Janeiro de 2020, e termina 12 etapas mais tarde, em Qiddiyah, perto da capital da Arábia Saudita, Riade. Com uma distância próxima dos 7.900 km, os concorrentes irão disputar mais de 5.000 km de etapas especiais. Além de descobrir as dunas da Arábia Saudita, que surgirão na segunda metade do rali, na fase inicial as equipas irão competir num labirinto de pistas onde a navegação será essencial.

A mudança de continente, virá com mudanças de regras, que pretende reaproximar os concorrentes aos princípios dos fundadores do todo o terreno, uma disciplina que permite aos amadores lutar com os profissionais. Os novos roadbooks e as novas etapas maratona ajudarão a reduzir as diferenças. A lista oficial de inscritos do Dakar 2020 inclui 351 autos (face a 334 em 2019): 170 motos e quads, 134 autos e SSV e 47 camiões.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação