AUTOLOOKFórmula 3

“Partilho esta vitória com todos os portugueses”

As palavras são do jovem piloto de Leiria, Ivan Domingues, após vencer o quinto Grande Prémio de F3 da carreira, competição integrada no Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que viria a assinar por duas vezes a volta mais rápida no circuito de Barcelona.

redacao@autolook.pt

Ivan Domingues

12 anos depois da última vitória portuguesa no Mundial FIA Fórmula 3, com António Félix da Costa, Ivan Domingues, jovem leiriense, venceu esta manhã a Sprint Race do Grande Prémio de Espanha. O hino nacional tocou no circuito da Catalunha, depois de uma corrida brilhante em que o rookie de 19 anos, a largar do 6º lugar, liderou desde a terceira curva.

Naquele que é apenas o quinto Grande Prémio de F3 da carreira, em plena fase de adaptação a um novo carro e a uma nova categoria, Ivan Domingues deu uma cabal demonstração de talento: um excelente arranque colocou-o imediatamente na discussão dos lugares da frente.

Ivan Domingues

Depois, a confusão habitual do pelotão deu-lhe a oportunidade atacar o primeiro lugar, que ao longo das 21 voltas nunca esteve em causa, já que manteve sempre o seu principal perseguidor, Noah Stromsted (Trident), a uma distância em que nunca conseguiu sequer ensaiar uma ultrapassagem.

O piloto português assinaria por duas vezes a volta mais rápida e terminou ainda mais tranquilo, quando Stromsted, já na parte final, não evitou uma saída de pista. Enquanto rookie na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), Ivan Domingues já tinha experienciado o sabor do pódio, mas em Barcelona conquistou a mais importante vitória da sua carreira, e um dos mais relevantes momentos do automobilismo português nos últimos anos.

Ivan Domingues no lugar mais alto do pódio em Barcelona

«Sempre disse que o meu sonho era ouvir o hino nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado. Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito. Partilho esta vitória com todos, com muita felicidade, mas também com muita humildade, porque quero continuar a evoluir e quero mais», começa por dizer Ivan Domingues.

«Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos que trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete; se possível com outro bom resultado já na corrida de amanhã», confidenciou o piloto leiriense.

O programa do Grande Prémio de Espanha, em Fórmula 3, segue este domingo, com a Feature Race, às 7h30 (hora de Lisboa).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *