Ott Tanak conduz Yaris ao triunfo na Suécia

O estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) limitou-se a gerir o andamento no derradeiro dia do Rali de Suécia, segunda prova do “Mundial” da especialidade, para alcançar a sétima vitória no campeonato, 51.ª da marca japonesa.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Martin Jarveoja e Ott Tanak festejam triunfo no Rali da Suécia

Para que não houvesse dúvidas quanto à justiça do seu triunfo, desenhado desde a nona especial, numa altura em que ascendeu ao comando para não mais o perder, Ott Tanak, mesmo sem precisar, deu-se ao luxo de vencer a “Power Stage” (8,93 km). O estónio bateu o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) por 3,5 segundos, o que lhe permitiu somar mais cinco pontos e ascender ao comando do campeonato com sete pontos de avanço sobre o belga, que completou o pódio atrás do finlandês Esapekka Lappi (Citroën C3 WRC), que foi o melhor dos homens da marca francesa.

 

 

Ott Tanak e Martin Jarveoja em Toyota Yaris WRC

Consciente do atraso, provocado pela desistência no segundo dia, o francês Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) manteve-se em prova, com o objectivo de pontuar na “Power Stage”, o que conseguiu, mas o facto de não ter ido além do quarto tempo, atrás ainda do inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), fê-lo somar escassos dois pontos, o que o coloca em terceiro do campeonato a 16 pontos do novo comandante.

No derradeiro dia da prova, os homens da frente mantiveram as posições, com excepção do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupé WRC) que, tendo partido para os últimos três troços empatado com Esapekka Lappi, desceu para quarto, para permitir a Thierry Neuville completar o pódio, que teve três carros de marcas diferentes.

Esapekka Lappi e Janne Ferm em Citroën C3 WRC

Entre os RC2, o norueguês Ole Christian Veiby (VW Polo GTi R5) acabou por ter um final de prova tranquilo, em consequência do abandono do finlandês Jari Huttunen (Skoda Fabia R5), na penúltima classificativa, o que permitiu ao norueguês Mads Ostberg (Citroën C3 R5) e ao finlandês Emil Lindstrom (VW Polo GTi R5) completarem o pódio da categoria, com os carros da marca alemã a mostrarem que só uma ameaça séria para o Ford Fiesta e Skoda Fabia que têm dominado o agrupamento.

 

 

FICHA DA PROVA

Rali – Suécia

Data – 15/18 de Fevereiro

Organizador – Svenska Rallyt AB

Estrutura – 1 466,63 km divididos por quatro etapas: Karlstad – Torsby (104,23 km); Torsby – Torsby (548,10 km); Torsby – Torsby (611,09 km); Torsby – Torsby (203,21 km)

PC – 19 (1 + 7 + 8 + 3)

Extensão das PC – 319,17 km (1,90 km + 138,78 km + 126,55 km + 51,94 km)

Percentagem das PC – 21,76 %

Inscritos – 62 (14 RC1, 30 RC2, 15 RC4, 3 ASN)

Participantes – 61 (14 RC1, 29 RC2, 15 RC4, 3 ASN)

Classificados – 55 (14 RC1, 24 RC2, 15 RC4, 2 ASN)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Ott Tanak, da 2.ª à 4.ª OC; Jari-Matti Latvala, na 5.ª PC; Teemu Suninen, da 6.ª à 8.ª PC; Ott Tanak, da 9.ª à 19.ª PC

RC1 – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Ott Tanak, da 2.ª à 4.ª OC; Jari-Matti Latvala, na 5.ª PC; Teemu Suninen, da 6.ª à 8.ª PC; Ott Tanak, da 9.ª à 19.ª PC

RC2 – Eerik Pietarinen, na 1.ª PC; Kalle Rovampera, na 2.ª PC; Olé Christian Veiby, da 3.ª à 19.ª

RC4 – Denis Radstrom, na 1.ª PC; Martins Sesks, na 2.ª e 3.ª PC; Tom Kristensen, na 4.ª e 5.ª PC; Dennis Radstrom, da 6.ª à 12.ª PC; Tom Kristensen, da 13.ª à 19.ª PC

ASN – Andres Karlsson, na 1.ª e 2.ª PC; Daniel Dahlstrom, na 3.ª e 4.ª PC; Anders Karlsson, da 5.ª à 19.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC)

RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC)

RC2 – Olé Christian Veiby/Jonas Andersson (VW POlo GTi R5)

RC4 – Tom Kristensson/Henrik Appelskog (Ford Fiesta R2T)

ASN – Anders Karlsson/Bjorn Nilsson (Mitsubishi Mirage)

CLASSIFICAÇÃO

POS.EQUIPACARROTEMPO
1.ºOtt Tanak/Martin JarveojaToyota Yaris WRC2.47’30,0″
2.ºEsapekka Lappi/Janne FermCitroen C3 WRCa 53,7″
3.ºThierry Neuville/Nicolas GilsoulHyundai i20 Coupé WRCa 56,7″
4.ºAndreas Mikkelsen/Anders JaegerHyundai i20 Coupé WRCa 1’05,4″
5.ºElfyn Evans/Scott MartinFord Fiesta WRCa 1’08,2″
6.ºKris Meeke/Sebastia  MarshallToyota Yaris WRCa 1’38,8″
7.ºSébastien Loeb/Daniel ElenaHyundai i20 Coupé WRCa 1’49,7″
8.ºPontus Tidemand/Ola FloeneFord Fiesta WRCa 3’37,7″
9.ºOle Christian Veiby/Jonas AnderssonVW Polo GTi R5a 6’34,0″
10.ºJanne Tuohino/Mikko MarkkulaFord Fiesta WRCa 8.21,4″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º2.º3.º4.º5.º6.º
Ott Tanak631123
Sébastien Ogier322220
Elfyn Evans303201
Thierry Neuville242322
Jari-Matti Latvala231121
Teemu Suninen213213
Jari Huttunen100110
Esapekka Lappi052223
Sébastien Loeb020112
Andreas Mikkelsen003221
Kris Meeke001222
Pontus Tidemand000100
Mads Ostberg000010
Kalle Rovampera000001

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”, DEPOIS DA PROVA SUECA

PILOTOS – 1.º, Ott Tanak, 47 pontos; 2.º, Thierry Neuville, 40; 3.º, Sébastien Ogier, 31; 4.º, Kris Meeke, 21; 5.º, Esapekka Lappi, 19; 6.º, Sébastien Loeb, 18; 7.º, Elfyn Evans, 13; 8.º, Andreas Mikkelsen, 12; 9.º, Jari-Matti Latvala, 10; 10.º, Gus Greensmith, 6; 11.º, Yoann Bonato, Pontus Tidemand, 4; 13.º, Stéphane Sarrazin, Ole Christian Veiby, 2; 15.º, Adrien Fourmaux, Teemu Suninen, Janne Tuohino, 1

MARCAS – 1.º, Toyota Gazoo Racing WRT, 58 pontos; 2º., Hyundai Shell Mobis WRT, 57; 3.º, Citroen Total WRT, 47; 4.º, M-Sport Ford WRT, 30

Próxima prova – Rali Guanajuato México, de 7 a 10 de Março.

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação