Ott Tanak a caminho da vitória em solo sueco

Ao volante de um Toyota Yaris WRC, piloto estónio chega ao derradeiro dia do Rali da Suécia com quase um minuto de vantagem sobre a concorrência, conquistada este sábado, e pode saltar este domingo para a liderança do Mundial de pilotos.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Com 54,5 segundos de vantagem sobre o duo perseguidor, o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris) tem tudo a seu favor para inscrever, pela primeira vez, o seu nome na lista dos vencedores do Rali da Suécia.

E se a vitória na prova sueca parece estar decidida, já a luta pelos restantes lugares do pódio está ao rubro, com o finlandês Esapekka Lappi (Citroëen C3 WRC) e o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupé WRC) a partirem empatados para as últimas três classificativas e com uma vantagem de 2,3 segundos sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC).

Pelo caminho acabou por ficar o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), que partiu para a etapa de hoje no comando, mas que não participou nas duas Super Especiais por os estragos serem demasiado grandes, em consequência do embate na árvore, na especial anterior, o que permitiu ao norueguês Ole Christian Veiby (VW Polo GTi R5), que comanda entre os RC2, ascender ao nono lugar da geral, tendo uma vantagem de 12 segundos sobre o finlandês Jari Huttunen (Skoda Fabia R5), que é o seu mais directo perseguidor e fecha o lote dos 10 mais rápidos.

CLASSIFICAÇÃO APÓS 16 PROVAS ESPECIAIS

1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC), 2h19m31,7s

2.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC), a 54.5”

3.º Andrea Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 54,5”

4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 56,8”

5.º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC), a 1’08,7”

6.º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris), a 1’36,5”

7.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1’38,1”

8.º Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford Fiesta WRC), a 3’08,0”

9.º Ole Christian Veiby/Jonas Andersson (VW Polo GTi R5), a 5’23,4”

10.º Jari Huttunen/Antti Linnaketo (Skoda Fabia R5), a 5’35,4”

ETAPA DESTE DOMINGO

O Rali da Suécia termina este domingo com uma dupla passagem por Likenas (21,19 km) e pela “Power Stage” de Torsby (8,93 km), especial que termina muito perto do pódio final da prova.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação