FÓRMULA 1

Oscar Piastri procura a quinta vitória em Itália

A sétima etapa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, versão 2025, terá lugar este fim de semana com o GP da Emilia-Romagna, no traçado italiano de Imola, com o primeiro treino livres a ter início às 12h30 de sexta-feira. O corrida é domingo, às 14h00.

PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

A Fórmula 1 chega à Europa, cumpridas que estão as seis primeiras corridas, das 24 da temporada e contra aquilo que a maioria esperava no topo da classificação está o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), vencedor de quatro das seis corridas efetuadas, as três últimas de forma consecutiva.

Se é certo que o domínio da McLaren não surpreende, depois da conquista do título de Construtores o ano passado, esperava-se que fosse o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a ser o seu “ponta de lança”.

Contudo, Oscar Piastri tem mostrado uma enorme eficácia e o inglês parece começar a atravessar uma fase de menor confiança face às sucessivas derrotas, diante do australiano e seu companheiro de equipa. Como é corrente afirmar-se na Fórmula 1, o primeiro e mais direto adversário é o colega de equipa.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), vencedor no Japão, único que conseguiu colocar em causa a superioridade da equipa de Woking, tem feito tudo para contrariar a superioridade dos seus adversários, levando aos limites um “RB21”, que se tem revelado bem menos competitivo que o seu antecessor, o que pode levar o campeão do mundo a mudar de garagem no próximo ano.

O inglês George Russell (Mercedes), que foi quatro vezes ao pódio, tem feito da regularidade a sua arma, mas a grande surpresa é o jovem Kimi Antonelli que surpreendeu ao assegurar a “pole position” para a corrida Sprint de Miami.

Com apenas 17 anos, o piloto italiano é o melhor dos que fazem a estreia na Fórmula 1, como o demonstra o facto de ter terminado, por cinco vezes nos pontos, tendo como melhor classificação o quarto lugar alcançado na Austrália, na primeira corrida da temporada.

Quem tem estado longe do que se esperava é a Ferrari, com a vitória do inglês Lewis Hamilton (Ferrari), na corrida Sprint na China e o quarto lugar do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) na Arábia Saudita.

Estes foram os melhores resultados da equipa de Maranello cujo o “SF-25” parece padecer dos mesmos problemas do “RB21’’, com o inglês a não encontrar explicação para as dificuldades que, ele e o seu colega de equipa, têm tido para acompanhar os mais rápidos.

Pode ser que a chegada á Europa permita à Ferrari reverter a situação, com o traçado de Imola, que ostenta os nomes de Enzo e Dino Ferrari, a poder ser o ponto de viragem, por a equipa querer honrar os seus fundadores. Se isso não acontecer, não surpreenderá que em Maranello se comece a trabalhar em força no carro de 2026.

O mesmo está a acontecer na Aston Martin, como o demonstra a contratação de Adrien Newew à Red Bull, onde foi um dos principais responsáveis pelos títulos de Max Verstappen, que está concentrado na conceção do carro do próximo ano.

Uma viatura na qual o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) deposita grandes esperanças, depois de uma temporada em que está em branco e onde não terá um papel importante.

Entretanto a Alpine vai substituir o australiano Jack Doohan pelo argentino Franco Colapinto, como colega de equipa do francês Pierre Gasly, com Flavio Briatore a assegurar que a situação será reanalisada, depois do Grande Prémio de Inglaterra.

PROGRAMA

SEXTA-FEIRA (16 DE MAIO)

12h30 – Treinos livres 1 (FP1)

16h00 – Treinos livres 2 (FP2)

SÁBADO (17 DE MAIO)

11h30 – Treinos livres 3 (FP3)

15h00 – Qualificação

DOMINGO (18 DE MAIO)

14h00 – Corrida (63 voltas)

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 131 pontos; 2.º, Lando Norris, 115; 3.º, Max Verstappen, 99; 4.º, George Russell, 93; 5.º, Charles Leclerc, 53; 6.º, Kimi Antonelli, 48; 7.º, Lewis Hamilton, 41; 8.º, Alexander Albon, 30; 9.º, Esteban Ocon, 14; 10.º, Lance Stroll, 14; 11.º, Yuki Tsunoda, 9; 12.º, Pierre Gasly, 7; 13.º, Carlos Sainz, 7; 14.º, Nico Hulkenberg, 6; 15.º, Oliver Bearman, 6; 16.º Isack Hadjar, 5.

CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 246 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 141; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 104; 4.º, Scuderia Ferrari HP, 94; 5.º, Atlassian Williams Racing, 37; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 20; 7.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 14; 8.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 8; 7.º, BWT Alpine F1 Team, 7; 10.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 6.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *