Oscar Piastri com a volta mais rápida em Suzuka
Australiano terminou como o piloto mais rápido nas sessões de treinos livres para o GP do Japão, à frente de Lando Norris, o seu companheiro de equipa na McLarem. A segunda sessão foi interrompida por quatro vezes.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A McLaren continua a dominar e viu os seus pilotos serem os mais rápidos nas duas sessões de treinos livres de Fórmula 1 para o Grande Prémio do Japão. O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) foi o mais rápido na primeira sessão e o australiano Oscar Piastri (McLaren) a colocar-se no topo da tabela de tempos, à frente do seu colega de equipa.
Contudo, a segunda sessão acabou por ser reduzida em consequência da exibição de quatro bandeiras vermelhas, que levaram a que, cerca de durante 35 minutos, os carros permanecessem nas “boxes”.
A primeira aconteceu, logo na fase inicial, quando o australiano Jack Doohan (Alpine/Renault) saiu, de forma violenta, na curva 1, o que obrigou a uma reparação das barreiras de proteção e o piloto a passar pelo hospital do circuito, restando saber se vai ser autorizado a estar em ação, dada a violência do impacto.

A segunda ocorreu pouco depois do recomeço da sessão, quando o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Merdedes) deixou o carro “plantado” na escapatória, de onde não conseguiu sair e foi preciso parar a sessão para o retirar do local onde o piloto o tinha deixado.
As outras duas interrupções tiveram origem num facto raro: a relva que rodeia o asfalto incendiou-se e foi preciso parar a sessão para os bombeiros entrarem em ação. Por isso os tempos da segunda sessão têm pouco significado, uma vez que houve pilotos que não tiveram tempo para fazer uma volta rápida.
Na primeira sessão, que decorreu de forma normal, destaque para o facto do japonês Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda), na estreia ao volante do “RB21”, ter ficado, em sexto, atrás do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e para o excelente 12.º tempo do seu compatriota Ryu Hirakawa (Alpine/Renault), que esteve ao volante do carro de Jack Doohan.
Referência, também, para o 13.º tempo do neozelandês Liam Lawson (VCAR/Honda), que parece ter ficado aliviado com a troca com Yuki Tsunoda e foi capaz de alcançar um resultado que não se tinha visto nas duas primeiras corridas.
Na segunda sessão, atrás dos pilotos da McLaren, colocou-se o francês Isack Hadjar (Alpine/Renault), à frente do inglês Lewis Hamilton (Ferrari) e de Liam Lawson, que confirmou o bom desempenho da sessão de abertura.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Oscar Piastri | McLaren MCL39 | Mercedes | 1’29,708” | 1’28,114” |
Lando Norris | McLaren MCL39 | Mercedes | 1’28,549” | 1’28,163” |
Isack Hadjar | VCARB02 | Honda | 1’29,225” | 1’28,518” |
Lewis Hamilton | Ferrari SF-25 | Ferrari | 1’29,051” | 1’28,544” |
Liam Lawson | Red Bull RB21 | Honda | 1’29,536” | 1’28,559” |
George Russell | Mercedes W16 | Mercedes | 1’28,712” | 1’28,567” |
Charles Leclerc | Ferrari SF-25 | Ferrari | 1’28,965” | 1’28,586” |
Max Verstappen | Red Bull RB21 | Honda | 1’29,065” | 1’28,670” |
Pierre Gasly | Alpine A525 | Renault | 1’29,547” | 1’28,757” |
Carlos Sainz | Williams FW47 | Mercedes | 1’29,333” | 1’28,832” |
Alexander Albon | Williams FW47 | Mercedes | 1’29,392” | 1’29,023” |
Nico Hulkenberg | Kick Sauber C45 | Ferrari | 1’30,023” | 1’29,062” |
Gabriel Bortoleto | Kick Sauber C45 | Ferrari | 1’30,147” | 1’29,335” |
Esteban Ocon | Haas VF-25 | Ferrari | 1’30,123” | 1’29,507” |
Oliver Bearman | Haas VF-25 | Ferrari | 1’30,077” | 1’29,654” |
Kimi Antonelli | Mercedes W16 | Mercedes | 1’29,284” | 1’29,733” |
Fernando Alonso | Aston Martin AMR25 | Mercedes | 1’29,222” | 1’29,978” |
Yuki Tsunoda | VCARB02 | Honda | 1’29,172” | 1’30,625” |
Lance Stroll | Aston Martin AMR25 | Mercedes | 1’29,758” | 1’30,845” |
Jack Doohan | Alpine A525 | Renault | sem tempo | 1’31,659” |
Ryo Hirakawa | Alpine A525 | Renault | 1’29,394” | sem tempo |