Opel Zafira Life: três versões na quarta geração

Nova proposta estará disponível em três comprimentos, com os naturais aumentos de espaço para os ocupantes e para a bagageira, sendo agora um comercial ligeiro de passageiros com nove lugares.

Texto: PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

2019 Opel Zafira Life

A quarta geração do Opel Zafira Life, que tem estreia mundial marcada para o Salão de Bruxelas, que abre na próxima sexta-feira (dia 18), apresenta-se em três versões: pequena (4,60 metros), média (4,95 metros) e grande (5,30 metros).

A mais pequena é cerca de 10 centímetros mais curta do que a versão actual, enquanto a maior é 65 centímetros mais longa, o que permite ao comprador encontrar um Zafira Life de acordo com as suas necessidades.

Classificado com cinco estrelas, o máximo, em termos de segurança pelo Euro NCAP e dispondo de um sistema IntelliGrip, que assegura uma melhor tracção em pisos onde a aderência é mais difícil, o Zafira Line dispõe de um tejadilho panorâmico em vidro e de um óculo traseiro, com abertura independente da mala.

2019 Opel Zafira Life

O mais pequeno dos Zafira Life oferece mais espaço que a concorrência e dispõe de duas portas laterais de correr com comando eléctrico e sensor de pé, nada que exista no segmento. As outras duas versões viram a distância entre eixos aumentar 35 cm, o que permite que os passageiros das filas de trás dispunham de mais espaço para as pernas.

No Zafira Life intermédio o porta-bagagens tem maior capacidade e o acesso ao habitáculo é mais fácil, o mesmo sucedendo com a versão mais longa, onde a capacidade da bagageira se aproxima dos 4500 litros. Todas as versões estão equipadas com bancos forrados a couro, montados em calhas de alumínio que permitem várias regulações e todas elas podem dispor de cinco, seis, sete ou oito bancos individuais.

Por sua vez, o rebatimento das costas do banco do passageiro permite transportar objectos com cumprimentos superiores a 3,5 metros, enquanto o rebatimento da terceira fila permite aumentar a capacidade de carga do Zafira Life mais pequeno até aos 1500 litros, capacidade essa que pode ser, ainda, aumentada com a retirada dos bancos traseiros, que são fáceis de reinstalar.

A versão “Lounge”, apenas disponível nas opções com maior distância entre eixos, está equipada com bancos dianteiros com massagem e aquecimento e atrás com quatro cadeiras reguláveis, que podem ser montadas num eixo vertical, que pode transformar a parte de trás numa “sala”, onde pode haver uma mesa amovível.

Em termos de segurança o novo Zafira dispõe de: um sistema de detecção de peões e de entrada em acção da travagem de emergência a velocidades até 30 km/h; de um programador de velocidade, que ajusta a velocidade à do veículo que vai à frente, podendo desacelerar o Zafira até aos 20 km/h; e de um sistema de manutenção na faixa e de alerta do nível de cansaço do condutor.

No que diz respeito aos faróis, a comutação automática médios-máximos funciona a partir dos 25 km/h. Novidade neste segmento é o “head-up-display” policromático que apresenta a velocidade, a distância para o veículo da frente e as indicações de navegação.

Além disso está equipado com os sistemas de informação Multimédia e Multimédia Navi, com o segundo a apresentar mapas detalhados de todos os países europeus, com visualização 3D e com os pontos de interesse das cidades a serem mostrados em alta definição “Full HD”.

No futuro surgirá uma versão 4×4 e em 2021 a versão eléctrica. Este ano a Opel apresentará, ainda, dois modelos com motorização electrificada: o novo Corsa eléctrico a bateria e a versão híbrida “plug-in” do GrandlandX.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação