Opel Vivaro: um comercial para todas as necessidades

Lançado em 2001, o modelo da marca alemã, que já viu serem produzidas cerca de um milhão de unidades, prepara-se para dar a conhecer a terceira geração, que poderá ser encomendado a partir do segundo trimestre do corrente ano.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Furgão de mercadorias ou escritório sobre rodas, duas opções do Vivaro, a terceira geração apresenta-se nas variantes furgão fechado Cargo, “crew cab até seis lugares, chassis-cabina e Combi de passageiros, sendo a primeira vez que o modelo disponibiliza uma oferta de três comprimentos (4,60 m., 4,95 m. e 5,30 m), com a capacidade de carga a poder atingir os 1400 kg (mais 200 kg do que a versão anterior) e com a capacidade de reboque a ser aumentada para os 2500 kg (mais 500 kg do que a versão anterior.

Em contrapartida, a altura do Viviaro diminuiu para 1,90 m., na maior parte das variantes, o que lhe permite entrar nos parques de estacionamento subterrâneos, o que facilita as cargas e descargas, mesmo em centros comerciais.

Para enfrentar condições de piso adversas – lama, areia ou neve – o Vivaro dispõe de um sistema de controlo de tracção IntelliGrip e para facilitar o acesso ao compartimento de carga apresenta uma grande abertura traseira e portas laterais de correr, equipadas com um comando eléctrico de abertura automática, com sensores de pé.

O Vivaro está equipado com o “head up display”, câmara traseira 180º, alerta de colisão dianteira iminente, travagem automática de emergência e programador de velocidade, que contribuem para facilitar a condução.

Por outro lado, o facto das costas do banco do passageiro do meio rebaterem permite criar uma mesa de trabalho, em caso de necessidade. Ainda este ano surgirá a versão eléctrica a bateria do Vivaro, que marcará o arranque da electrificação da gama de veículos comerciais.

De assinalar que a Opel assumirá, no futuro, a responsabilidade do desenvolvimento, à escala mundial, dos veículos comerciais de todo o Groupe PSA.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação