Opel Corsa Rally4 estreia em 2021

A Opel está de regresso ao desporto automóvel com o Corsa Rally4, que tem homologação agendada para 1 de Dezembro e que entrará nas competições em 2021.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A nova arma da marca de Russelsheim sucede ao Adam R2, viatura que conquistou quatro títulos consecutivos da categoria júnior no “Europeu” de Ralis, entre 2015 e 2018, tendo alcançado 220 vitórias, na sua classe, 530 pódios e 32 títulos em diversos campeonatos nacionais.

Ao contrário do seu antecessor, o Corsa Rally4 utiliza um motor 1.2 turbo a gasolina, com três cilindros, em vez do quatro cilindros atmosférico que equipava o Adam R2, sendo a tracção às rodas dianteiras, por um autoblocante ajustável de três vias, está equipado com uma caixa de cinco velocidades e a suspensão, concebida para ralis, com molas Eibach e amortecedores Ohlins, é ajustável.

O desenvolvimento foi feito em conjunto pela Opel Motorsport e a PSA Motorsport e mal seja homologado começa a produção dos carros que serão disponibilizados aos clientes, que a partir de 1 de Dezembro podem começar a encomendá-lo.

Segundo Jorg Schrott, director da Opel Motorsport, «o Corsa Rally 4 foi desenvolvido levando em conta a necessidade de haver menores custos de utilização, para se minimizar os orçamentos das equipas e garantido uma óptima relação preço/desempenho», enquanto para Marijan Griebel, piloto de testes da marca, «o Corsa Rally4 é muito fácil de pilotar, reage bem às alterações das afinações e dá muita confiança, sendo, por ter uma maior distância entre eixos mais estável nas curvas rápidas, que o Adam R2. O motor sobrealimentado é óptimo, em especial nas subidas e o binário mais elevado e a faixa de rotação mais ampla fazem com que o condutor tenha de recorrer menos à caixa de velocidades, do que no modelo anterior. O Corsa Rally4 é um carro de ralis rápido e eficaz e os testes foram muito produtivos»

Com o Crosa Rally4, a Opel junta-se à Peugeot e à Ford que já têm carros da categoria, o que promete um aumento da competitividade da mesma.

Fica por saber se, em Portugal, a Opel está disponível para apoiar quem queira competir com o Corsa Rally4. Para já, sabe-se que A Sports & You é o distribuidor oficial da Opel Motorsport para Portugal e Espanha, e nesse contexto José Pedro Fontes confirmou ao AutoSport o que já se esperava: «Vamos estar envolvidos na montagem dos carros, exactamente da mesma forma que acontece com os Peugeot 208 Rally4», confidenciou ao AutoSport, José Pedro Fontes.

A Sports & you terá em 2021 o carro disponível para venda, mas não só, pois a também terá para comercialização o Opel Corsa-E, o carro elétrico de ralis com que a Opel está a montar um troféu europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: