Opel Corsa-E Rally: eléctrico para competição

Viatura foi apresentada na véspera do Rali da Alemanha e será, por certo, uma das atracções do Salão de Frankfurt. Numa primeira fase, o troféu terá por palco as provas do Campeonato da Alemanha de Ralis e começará no Verão de 2020.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

As novidades que a Opel vai apresentar no Salão de Frankfurt (12 a 22 de Setembro) não param e a mais recente é o Opel Corsa-e Rally destinado às provas de estrada. Tendo por base o Opel Corsa-e, a marca de Russelsheim e o ADAC (Automóvel Clube da Alemanah) vão colocar na estrada, no próximo ano o ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira competição de marca para automóveis eléctricos.

Este novo projecto vem dar continuidade ao ADAC Opel Rally Cup, que permitiu à marca alemã conquistar os título europeus na categoria R2, de 2015 a 2018, com os campeões a tripularem os Opal Adam da equipa oficial, carro que será substituído pelo Corsa-e cujo motor debita 136 cv de potência e 260 Nm de binário imediato. O carro foi apresentado na véspera do Rali da Alemanha e será, por certo, uma das atracções do Salão de Frankfurt.

Numa primeira fase, o troféu terá por palco as provas do Campeonato da Alemanha de Ralis e começará no Verão de 2020, tendo um total de 10 provas, para dar forma a uma “Super Época”, com os melhores a serem promovidos ao Campeonato da Europa Júnior, ao volante do novo Opel Corsa R2, com os jovens pilotos a puderem sonhar com a repetição do feito de Walter Rohrl e Christian Geistdorfer, que foram campeões do mundo em 1982.

Interessante é o preço de venda (50.000 euros) definido pela Opel Motorsport, que continua a trabalhar no desenvolvimento do carro.

 

 

Ficha técnica

 

Motor electricSíncrono
Potência100 kW (136 cv)
Binário260 Nm
BateriaIões de litio, 50 kWh
TransmissãoTracção às rodas dianteiras com diferencial Torsen
SuspensãoMcPherson à frente, molas e amortecedores de competição
RodasJantes 7×17; ET20
DirecçãoAssistência eléctrica
TravõesPinças de quatro pistões, discos ventilados, 332×28 mm à frente, 2641×12 mm atrás
 Sistema de travagem com recuperação de energia
 Pressão hidraulica ajustável nas rodas traseiras
 Travão de mão hidraulico, de tipo “fly-off”
ChassisContrução de baixo peso, com estrutura de segurança “roll-cage” integrada
CarroçariaProtecções inferiores para motor e transmissão
 Sistema de extinção de incêndio; abertura rápida do capot do motor e tampa da mala
Sistema electricESP, contrlo de tracção e ABS desactivados
 Painel de instrumentos especificos de competição
 Sistema especial de alerta de segurança para alta voltagem
 Opcional: “Tripmaster” e faróis adicionais
DimensõesComprimento: 4,060 m; Largura: 1,770 m; Altura: 1,440 m; Distância entre eixos: 2,540 mm

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