Opel Corsa-E Rally: eléctrico para competição

Viatura foi apresentada na véspera do Rali da Alemanha e será, por certo, uma das atracções do Salão de Frankfurt. Numa primeira fase, o troféu terá por palco as provas do Campeonato da Alemanha de Ralis e começará no Verão de 2020.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

As novidades que a Opel vai apresentar no Salão de Frankfurt (12 a 22 de Setembro) não param e a mais recente é o Opel Corsa-e Rally destinado às provas de estrada. Tendo por base o Opel Corsa-e, a marca de Russelsheim e o ADAC (Automóvel Clube da Alemanah) vão colocar na estrada, no próximo ano o ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira competição de marca para automóveis eléctricos.

Este novo projecto vem dar continuidade ao ADAC Opel Rally Cup, que permitiu à marca alemã conquistar os título europeus na categoria R2, de 2015 a 2018, com os campeões a tripularem os Opal Adam da equipa oficial, carro que será substituído pelo Corsa-e cujo motor debita 136 cv de potência e 260 Nm de binário imediato. O carro foi apresentado na véspera do Rali da Alemanha e será, por certo, uma das atracções do Salão de Frankfurt.

Numa primeira fase, o troféu terá por palco as provas do Campeonato da Alemanha de Ralis e começará no Verão de 2020, tendo um total de 10 provas, para dar forma a uma “Super Época”, com os melhores a serem promovidos ao Campeonato da Europa Júnior, ao volante do novo Opel Corsa R2, com os jovens pilotos a puderem sonhar com a repetição do feito de Walter Rohrl e Christian Geistdorfer, que foram campeões do mundo em 1982.

Interessante é o preço de venda (50.000 euros) definido pela Opel Motorsport, que continua a trabalhar no desenvolvimento do carro.

 

 

Ficha técnica

 

Motor electric Síncrono
Potência 100 kW (136 cv)
Binário 260 Nm
Bateria Iões de litio, 50 kWh
Transmissão Tracção às rodas dianteiras com diferencial Torsen
Suspensão McPherson à frente, molas e amortecedores de competição
Rodas Jantes 7×17; ET20
Direcção Assistência eléctrica
Travões Pinças de quatro pistões, discos ventilados, 332×28 mm à frente, 2641×12 mm atrás
  Sistema de travagem com recuperação de energia
  Pressão hidraulica ajustável nas rodas traseiras
  Travão de mão hidraulico, de tipo “fly-off”
Chassis Contrução de baixo peso, com estrutura de segurança “roll-cage” integrada
Carroçaria Protecções inferiores para motor e transmissão
  Sistema de extinção de incêndio; abertura rápida do capot do motor e tampa da mala
Sistema electric ESP, contrlo de tracção e ABS desactivados
  Painel de instrumentos especificos de competição
  Sistema especial de alerta de segurança para alta voltagem
  Opcional: “Tripmaster” e faróis adicionais
Dimensões Comprimento: 4,060 m; Largura: 1,770 m; Altura: 1,440 m; Distância entre eixos: 2,540 mm

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