Opel com três novidades mundiais em Frankfurt

Embora o Salão de Frankfurt só abra as portas ao público no dia 12 de Setembro, a Opel revela as novidades que vai mostrar com destaque para as novas versões do Corsa e do Astra e a estreia o Grandland X Hybrid4.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A “jogar em casa”, a marca alemão apresenta a sexta geração do Corsa, com novas linhas, novos motores e, pela primeira vez, uma versão eléctrica, o Corsa-e, que dispõe de 330 km de autonomia, o Grandland X Hybrid4, com tracção integral, equipado com um motor 1.6 Turbo a gasolina e dois motores eléctricos, o que faz com que a sua potência chega aos 300 cv, e o Astra, equipado com uma nova geração de motores, que permite a redução em 21% das emissões, e de transmissões.

Mas o construtor de Russelsheim apresenta mais novidades, como é o

caso novo Zafira Life, criado em 1999, e que surge na sua quarta geração, com um novo formato, em três diferentes comprimentos de carroçaria, capaz de transportar nove pessoas.

Para Michael Lohscheller, CEO da Opel, a marca vai «mostrar como vai ser o futuro do automóvel e, em vez de definirmos um caminho, oferecemos uma linha inteira de produtos, que vai da inovadora motorização eléctrica e híbrida até eficientes motores de combustão, com todos os modelos disponíveis e

possuírem a mais recente tecnologia»

No Corsa o destaque vai para a versão eléctrica, mas todas as versões viram o peso diminuir para baixo dos 1000 kg, o que rbaixa, para aumentar melhorar o comportamento do carro, e dispõem de tecnologias avançadas e sistemas de assistência que só se encontram em carros de classes superiores, com destaque para os faróis adaptativos IntelliLux de matriz LED, que fazem a estreia no segmento.

Por sua vez, o Grandland X Hybrid4 junta ao motor térmico dois motores eléctricos, com o dianteiro acoplado a uma transmissão automática electrificada de oito velocidades enquanto o segundo motor eléctrico, o conversor e o diferencial estão integrados no eixo traseiro e garantem a tracção quando necessário.

O condutor pode escolher um de quatro modos de funcionamento – Eléctrico, Híbrido, AWD (All-Whell Drive, tracção integral) e Sport – com a opção híbrida a seleccionar, de forma automática, o tipo de motorização mais eficaz em cada momento e a permitir activar o modo

eléctrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano e a AWD a ligar o motor eléctrico do eixo traseiro para alcançar a capacidade máxima de tracção.

Para além disso, o Grandland X Hybrid4 dispõe de um sistema de regeneração de energia que funciona em travagem e em desaceleração.

No Astra, para além da nova linha, que diminui o coeficiente de resistência ao ar para 0,26, o que o torna um dos mais aerodinâmicos do segmento, o destaque vai para os novos motores de três cilindros em alumínio, que se caracterizam pela economia, capacidade de resposta e funcionamento suave e que fazem com que a nova versão seja mais eficiente de sempre em matéria de emissões.

A quarta geração do Zafira Life surge com três variantes de carroçaria, com comprimentos diferentes (4,60 m., 4,95 m. e 5,30 m), mas todas elas podendo transportar nove pessoas, e com menos de 1,90 m. de altura, na maior parte das versões, o que permite o acesso a garagens subterrâneas, para além de ter um diâmetro de viragem reduzido, o que facilita as manobras.

Uma novidade no segmento é o facto de nas portas laterais poder ser disponibilizado comando eléctrico e sensor de pé para abertura e fecho.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação