Onda de Lixo Oceânico “espraia-se” na Guarda

A Volvo, Clube Escape Livre e La Vie inundaram a Guarda de preocupações ambientais, com a exposição Onda de Lixo Oceânico no espaço comercial da cidade mais alta de Portugal.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Uma gigantesca onda de plástico, recolhido pelas praias portuguesas, deixou de flutuar no Oceano Atlântico para se espraiar no piso térreo do Centro Comercial la Vie, na Guarda. Tratou-se de uma operação desmesurada promovida em conjunto pela Volvo Portugal, Clube Escape Livre e La Vie, que tem como objectivo assinalar o início da parceria de viver um ano eléctrico entre a Volvo e Escape Livre.

As duas instituições uniram esforços e transportaram uma enorme mancha de lixo, em formato de onda, retirado de inúmeras praias portuguesas, a que foi dado o nome de “Onda de Lixo Oceânico” criada pela marca sueca em Portugal.

Dar um “mergulho” em pleno mês de Agosto no Centro Interior do país e criar uma atmosfera mágica no interior do Centro Comercial la Vie é a proposta mais refrescante da Volvo e Clube Escape Livre para despertar consciências para o gravíssimo problema da poluição dos oceanos.

Todos os anos são despejados para os oceanos o equivalente a cinco sacos de supermercado cheios de resíduos plásticos por cada 30 cm de linha costeira. Garrafas vazias, embalagens, sacos de plástico, palhinhas, entre outros, dão à costa e enchem as praias. Por isso é altura de embarcar neste desassossego em que os oceanos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), receberam por ano perto de oito milhões de toneladas de plástico

A Volvo, Clube Escape Livre e la Vie viabilizaram esta actividade pedagógica para crianças, pais e famílias, que tem como cenário o Centro Comercial la Vie, na Guarda, visando libertar tensões, estimular a criatividade e aumentar o bem-estar na praia mais perto de cada um.

Num Verão ainda com ares de pandemia, a exposição “Onda de Lixo Oceânico” da Volvo Car Portugal, que já esteve em exibição ter estado no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MATT), em Lisboa, e de ter sido exposta em vários pontos país, a mostra pode ser vista e revista até ao final do mês em curso, prometendo não deixar ninguém indiferente.

Esta terça-feira, na presença de várias entidades, incluindo Victor Amaral, vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, e Pedro Isidoro, vice-presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), “Onda de Lixo Oceânico” mereceu honras de exposição.

A envergadura da onda é de tal forma gigante que cinge um Volvo XC40, cuja aparência e simbolismo vai com toda a certeza mexer e remexer com a consciência de cada um. Assinada pelo artista português Luís Coelho, esta obra simboliza o compromisso de sustentabilidade ambiental assumido pela construtora nórdica.

Refira-se que esta onda nasceu pela mão da Volvo Portugal numa operação musculada que envolveu colaboradores e parceiros, colhendo, de praia em praia, todo o lixo que encontraram e, caso não o fizesse, o monte de plástico iria parar ao mar. Tratou-se de uma “manobra” a várias velocidades que tem servido para consciencializar pessoas de todos os extratos sociais, independentemente da idade, face ao impacto ambiental que este tipo de resíduos tem para o nosso planeta.

Luís Coelho, do Clube Escape Livre, sublinhou que «exposição é o arranque de um projecto de um ano, em parceria com a Volvo, onde a sustentabilidade vai ser o tema de conversa». «Esta onda de lixo impressiona mas, infelizmente, é uma ínfima parte dos detritos dispersos pelas praia. O Escape Livre já se tinha associado ao projecto “Go Green” do Centro Comercial La Vie, e aproveitámos esta sinergia de valores para trazer à Guarda esta instalação magnífica e, sobretudo, a mensagem que ela transmite, no mês em que mais portugueses vão para as praias e mais lixo é deixado na areia a caminho dos oceanos», acentuou o dirigente.

O segundo ponto alto desta iniciativa ocorre já no próximo dia 25 de Agosto, pelas 17h00, nos cinemas do Centro Comercial La Vie, com a realização de uma conferência ligada ao tema da sustentabilidade em várias áreas, com a presença de Eduardo Rêgo, da Loving The Planet e voz inconfundível do programa Vida Selvagem, Luís Mira Amaral, antigo ministro da Indústria e Energia, Pedro Isidoro, vice-presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) e Aira de Mello, Consumer Experience director da Volvo Car Portugal. Uma conferência que será também transmitida em directo na antena da Rádio Altitude da Guarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *