Fórmula E

Oliver Rowland é o novo campeão de Fórmula E

Nesta corrida, na Alemanha, Nick Cassidy (Jaguar) foi o vencedor, enquanto António Félix da Costa se ficou pelo nono posto, a 9,072 segundos do vencedor. O piloto britânico da Nissan Fórmula E Team, sagrou-se campeão mundial de Fórmula E no E-Prix de Berlim, após ter terminado na quarta posição.

auto.look2010@gmail.com

Oliver Rowland (Nissan) sagrou-se campeão de Fórmula E, na penúltima prova da temporada. O piloto britânico alcançou pela primeira vez este feito, depois de ter terminado o E-Prix da Alemanha na quarta posição. O quarto posto foi suficiente para Oliver Rowland ter conseguido levar a melhor perante os adversários, tendo sido ajudado pelo 16.º lugar de Pascal Wehrlein, principal rival. Nesta corrida, na Alemanha, Nick Cassidy (Jaguar) foi o vencedor, enquanto António Félix da Costa se ficou pelo nono posto, a 9,072 segundos do vencedor.

O piloto de Cascais começou a corrida em bom ritmo, chegou a passar pelo comando, mas, depois da segunda passagem pelo “Attack Mode”, não conseguiu tirar partido do aumento de energia e teve de contentar-se com o nono lugar, o que o fez cair para o quinto lugar do campeonato, mas está dentro da luta pelos restantes lugares do pódio, distando 11 pontos do terceiro e 24 do segundo, quando há 56 em jogo no traçado londrino.

Quando faltam duas corridas para o final da temporada, o piloto português deu os parabéns ao novo campeão e afirmou ser um título justo para o britânico: «Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Oliver Rowland, é claramente um justo campeão, merece inteiramente este título».

O piloto britânico teve um ano memorável, conquistando sete pódios, incluindo quatro vitórias, e lutou durante um intenso fim de semana de corrida em Berlim para garantir o tão ambicionado título. Chegando a Berlim com uma vantagem de 69 pontos na classificação, Oliver Rowland só precisava de manter a diferença em 58 pontos, ou mais, até o final do fim de semana, para conquistar o título na Alemanha.

No entanto, a jornada dupla teve um início difícil na 13.ª etapa, de sábado, para Oliver Rowland e Sérgio Sette Câmara, com o brasileiro a estrear-se pela equipe no lugar de Norman Nato – ausente devido a compromissos com o Campeonato Mundial de Endurance.

Após o segundo treino livre cancelado e uma classificação encurtada devido ao mau tempo, Oliver Rowland largou de terceiro, mas sofreu um toque que o levou a perder cinco posições na grelha de partida para a corrida deste domingo. Enquanto isso, Sérgio Sette Câmara largou do 19.º lugar e mostrou um ritmo sólido em sua estreia pela equipe japonesa, apesar das condições muito difíceis, recuperando-se de um incidente anterior e ganhando quatro posições, terminando em 15.º.

Na 14.ª etapa deste domingo, Oliver Rowland, que inicialmente partiria de terceiro, mas largou em oitavo na grelha devido à penalidade. O britânico administrou a sua energia de forma excelente, abrindo caminho para a frente e cruzou a linha de chegada em quarto, enquanto seu principal rival ao título saía do top 10.

A chegada de Oliver Rowland ampliou sua vantagem para 59 pontos, confirmando-o como campeão mundial de 2024/25. A 11.ª temporada da Fórmula E chega ao fim na corrida de Oliver Rowland em Londres, no Reino Unido, no exclusivo circuito semi-indoor ExCeL London, de 25 a 27 de julho.

«Estou muito orgulhoso de vencer o Campeonato Mundial de Pilotos com a Nissan Formula E Team e, por isso, vai demorar um pouco cair a ficha. Apedar das dificuldades de ontem, sábado, sempre depositei confiança nas minhas capacidades, concentrei-me no melhor desempenho e, naturalmente, que valeu a pena. A Nissan criou um ambiente no qual posso prosperar, e este é o conto de fadas perfeito», começou por referir o piloto da Nissan Formula E Team.

«Toda a equipa trabalhou incansavelmente, pelo que gostaria de agradecer a cada um dos elementos o incrível esforço ao longo desta temporada. E também sou muito grato a Tommaso e Dorian, por acreditarem em mim e me darem tudo o que eu precisava para ser campeão mundial», acrescentou.

«A temporada ainda não acabou – ainda temos duas provas para abordar, mas o nosso foco permanece intocável para alcançar o melhor resultado no final da temporada, em Londres», finalizou Oliver Rowland.

CLASSIFICAÇÕES

Corrida – 1.º, Nick Cassidy (Jaguar), 41 voltas (96,145 km), em 47’29,430’’; 2.º, Jake Dennis (Andretti), a 1,533’’; 3.º, Jean-Eric Vergne (DS), a 4,374’’; 4.º, Oliver Rowland (Nissan), aa 5,258’’; 5.º, Mitch Evans (Jaguar), a 6,791’’; 6.º, Taylor Barnard (McLaren), a 7,185’’; 7.º, Felipe Drugovich (Mahindra), a 7,553’’; 8.º, Nico Mueller (Andretti), a 7,914’’; 9.º, António Félix da Costa (Porsche), 9,072’’; 10.º, Sérgio Sette Câmara (Lola), a 9,546’’. Classificaram-se mais sete pilotos.

CAMPEONATOS

Pilotos – 1.º, Oliver Rowland, 184 pontos; 2.º, Pascal Wehrlein, 125; 3.º, Taylor Barnard (McLaren), 112; 4.º, Nick Cassidy, 102; 5.º, António Félix da Costa, 101; 6.º, Jean-Eric Vergne, 89; 7.º, Dan Ticktum, 82; 8.º, Edoardo Mortara, 80; 9.º, Maximilian Günther, 79; 10.º, Jake Dennis, 77; 11.º, Sébastien Buemi, 69; 12.º, Mitch Evans, 60; 13,º, Nyck De Vries, 56; 14.º, Nico Mueller, 52; 15.º, Stoffel Vandoorne, 50; 16.º, Jake Hughes, 39; 17.º, Sam Bird, 31; 18.º, Lucas Di Grassi, 30; 19.º, Norman Nato, 19; 20.º, Robin Frijns, 17; 21.º, Felipe Drugovich, 6; 22.º, Sergio Sette Câmara, 1.

Equipas – 1.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team, 226 pontos; 2.º, Nissan Formula E Team, 204; 3.º, DS Penske, 168; 4.º, Jaguar TCS Racing, 162; 5.º, Neom McLaren Formula E Team, 143; 6.º, Mahindra Racing, 142; 7.º, Andretti Formula E, 129; 8.º, Maserati MSG Racing, 89; 9.º, Enivision Racing, 86; 10.º, Cupra Kiro, 82; 11.º, Lola Yamaha Formula E Team, 30.

Construtores – 1.º, Porsche, 342; 2.º, Nissan, 335; 3.º, Jaguar, 279; 4.º, Stellantis, 243; 5.º, Mahindra, 170; 6.º, Lola, 48.

Próxima prova – Excel London, dia 26 de julho.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *