Oliveira e Albuquerque a Desportista do Ano

A votação para o Prémio “Desportista do Ano” já está a decorrer, em http://bit.ly/2OKm4Sw, com a Federação de Portuguesa de Automobilismo e Karting e a Federação de Motociclismo de Portugal a indicar Filipe Albuquerque e Miguel Oliveira, respectivamente.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Num ano fortemente marcado pela pandemia, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) não podia deixar de enaltecer o esforço e empenho dos atletas e das federações desportivas, pelo que ao contrário do que tem sucedido nas edições anteriores, a Confederação, em 2021, apenas irá entregar o premio “Desportistas do Ano” nas categorias de Atleta Feminino e Atleta Masculino.

A CDP irá assim, como habitualmente, homenagear os campeões mundiais e europeus e as personalidades do ano indicadas pelas estruturas federativas desportivas, numa cerimónia que culminará com a entrega do Prémio “Desportista do Ano”.

O piloto de Coimbra, Filipe Albuquerque, proposto pela Federação de Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), figura na lista de eventuais vencedores, assim como o almadense Miguel Oliveira, indicado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Filipe Albuquerque (Acura), que este ano já venceu as 24 Horas de Daytona, primeira prova do campeonato norte-americano de resistência (IMSA), na estreia pela equipa Wayne Taylor Racing, sagrou-se, o ano passado, Campeão do Mundo de Resistência LMP2, Campeão Europeu ELMS e venceu as míticas 24 Horas de Le Mans.

Por seu turno, Miguel Oliveira terminou a edição de 2020 do Mundial de MotoGP na nona posição, com 125 pontos e duas vitórias somadas, mais uma do que o campeão, o espanhol Joan Mir (Suzuki). Em 2021, o piloto português cumpre a terceira época na classe rainha do Mundial de velocidade, transferindo-se para equipa oficial da marca austríaca KTM.

Para além de Filipe Albuquerque (automobilismo) e Miguel Oliveira (motociclismo), perfilam-se mais três candidatos do sexo masculino a vencer o Prémio “Desportista do Ano”, nomeadamente Fernando Pimenta (Canoagem), João Almeida (Ciclismo) e Cristiano Ronaldo (Futebol).

Em femininos, as atletas candidatas ao prémio do ano são Auriol Dongmo (Atletismo), Joana Vasconcelos (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Filipa Martins (Ginástica) e Telma Monteiro (Judo).

Os candidatos finais de cada categoria foram escolhidos por um júri alargado de figuras públicas ligadas ao desporto, depois de previamente terem sido indicados pelas federações desportivas. Este ano, excepcionalmente, este galardão será atribuído tendo por base a votação do público, num formato electrónico (http://bit.ly/2OKm4Sw) que irá decorrer até às 17h00 do dia 23 de Março. A votação é certificada, uma vez mais, pela Multicert. Os vencedores serão anunciados a 24 de Março, numa sessão a anunciar oportunamente. O regresso aos palcos da 25ª Gala do Desporto está marcado para Janeiro de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *