Oitava vitória do neerlandês Max Verstappen
Piloto neerlandês desfez a igualdade com o escocês Jackie Stewart e ficou a três triunfos do inglês Nigel Mansell, sendo agora o oitavo pilotos com mais triunfos na história da Fórmula 1.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: DAN MULLAN / GETTY IMAGES
Apesar de largar da 10.ª posição, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), com uma excelente gestão de corrida, no que diz respeito ao momento das trocas de pneus, averbou a oitava vitória do ano, em 13 corridas possíveis, 28.ª da carreira.
Tal como sucedeu a semana passada, em Paul Ricard, os dois pilotos da Mercedes secundaram o neerlandês no pódio, com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que passou pelo comando da corrida pela primeira vez, este ano, a voltar a classificar-se à frente do seu compatriota, George Russell (Ferrari), que largou da “pole”.
Com pneus mais frescos, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) acabou por levar a melhor sobre George Russell que resistiu, durante algumas voltas aos ataques do seu adversário, mas acabaria por ver o monegasco ascender ao comando.
Na segunda paragem dos carros de Maranello, Lewis Hamilton ascendeu ao comando, mas quando parou para a última troca de pneus, Max Verstappen, que largou de 10.º e foi, paulatinamente, subindo na classificação.
O neerlandês aproveitou as paragens da concorrência e, ao efectuar algumas ultrapassagens, acabou por vencer e vai de férias com 80 pontos de avanço sobre Charles Leclerc, que terminou em sexto, atrás, ainda do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), com as três equipas que têm dominado a temporada a monopolizarem as seis primeiras posições.
Na luta do segundo pelotão, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) voltou a ser o melhor, depois de ter feito quase toda a corrida em sétimo, com a Alpine a ver os seus pilotos posicionarem-se a seguir, com o espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) a suplantar o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault). O último ponto foi para o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes).
E agora a Fórmula 1 vai de férias até ao final de Agosto, com encontro marcado para o traçado belga de Spa-Francorchamps, um circuito que, tal como Paul Ricard, pode estar de saída do calendário.
FICHA DA PROVA
Prova – Aramco Magyar Nagydij
Data – 31 de Julho
Circuito – Hungaroring
Extensão – 306,630km = 70 x 4,381 km
“Pole position” – George Russell (Mercedes W13/Mercedes), 1 volta (4,381 km), em 1’17,377” (203,828 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: George Russell (Mercedes W13/Mercedes); Carlos Sainz (Ferrari F1-75/Ferrari); 2.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari F1-75/Ferrari); Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes); 3.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A522/Renault); Fernando Alonso (Alpine A522/Renault); 4.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W13/Mercedes); Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari); 5.ª linha: Daniel Riccardo (McLaren MCL36/Mercedes); Max Verstappen (Red Bull RB18/Honda); 6.ª linha: Sérgio Perez (Red Bull RB18/Honda); Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari); 7.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari); Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes); 8.ª linha: Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari); Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT03/Honda); 9.ª linha: Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes); Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes); 10.ª linha; Pierre Gasly (Alpha Tauri AT03/Honda); Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes)
Comandantes sucessivos – George Russell, da 1.ª à 15. Volta; Carlos Sainz, na 16.ª volta; Charles Leclerc, da 17.ª à 21.ª volta; George Russell, da 22.ª à 30.ª volta; Charles Leclerc, da 31.ª *a 39.ª volta; Carlos Sainz, da 40.ª à 46.ª volta; Lewis Hamilton, da 47.ª à 50.ª volta; Max Verstappen, da 51.ª à 70.ª volta
Volta mais rápida – Lewis Hamilton (Mercedes W13/Mercedes) 1 volta (4,381 km), em 1’21,386” (193,787 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB18/Honda), 70 voltas (306,6300 km), em 1.39’35,912” (184,719 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB18 | Honda | 1.39’35,912″ |
2.º | Lewis Hamilton | Mercedes W13 | Mercedes | a 7,834″ |
3.º | George Russell | Mercedes W13 | Mercedes | a 12,337″ |
4.º | Carlos Sainz | Ferrari F1-75 | Ferrari | a 14,579″ |
5.º | Sergio Perez | Red Bull RB18 | Honda | a 15,688″ |
6.º | Charles Leclerc | Ferrari F1-75 | Ferrari | a 16,047″ |
7.º | Lando Norris | McLaren MCL36 | Mercedes | a 1’18,300″ |
8.º | Fernado Alonso | Alpine A522 | Renault | a 1 volta |
9.º | Esteban Ocon | Alpine A522 | Ferrari | a 1 volta |
10.º | Sebastian Vettel | Aston Martin AMR22 | Mercedes | a 1 volta |
11.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR22 | Mercedes | a 1 volta |
12.º | Pierre Gasly | Alpha Tauri AT03 | Honda | a 1 volta |
13.º | Guanyu Zhou | Alfa Romeo C42 | Ferrari | a 1 volta |
14.º | Mick Schumacher | Haas VF-22 | Ferrari | a 1 volta |
15.º | Daniel Ricciardo | McLaren MCL36 | Mercedes | a 1 volta |
16.º | Kevin Magnussen | Haas VF-22 | Ferrari | a 1 volta |
17.º | Alexander Albon | Williams FW14 | Mercedes | a 1 volta |
18.º | Nicholas Latifi | Williams FW44 | Mercedes | a 1 volta |
19.º | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT03 | Honda | a 2 voltas |
CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 258 pontos; 2.º, Charles Leclerc, 178; 3.º, Sergio Perez, 173; 4.º, George Russell, 158; 5.º, Carlos Sainz, 156; 6.º, Lewis Hamilton, 146; 7.º, Lando Norris, 76; 8.º, Esteban Ocon, 58; 9.º, Valtteri Bottas, 46; 10.º, Fernando Alonso, 41; 11.º, Kevin Magnussen, 22; 12.º, Daniel Riccardo, 19; 13.º, Pierre Gasly, 16; 14.º, Sebastian Vettel, 16; 15.º, Mick Schumacher, 12; 16.º, Yuki Tsunoda, 11; 17.º, Guaynu Zhou, 5; 18.º, Lance Stroll, 4; 19.º, Alexander Albon, 3
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 431 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 334; 3.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 304; 4.º, BWT Alpine F1 Team 99; 5.º, McLaren F1 Team, 95; 6.º, Alfa Romeo F1 Team Orlen, 51; 7.º, Haas F1 Team, 34; 8.º, Scuderia AlphaTauri, 27; 9.º, Aston Martin Racing, 20; 10.º, Williams Racing, 3
Próxima prova – Rolex Belgian Grand Prix, dia 28 de Agosto, no Circuit de Spa-Francorchamps.