WRC

Ogier conquistou o triunfo no Rali do Paraguai

A disputa pelo título se intensifica com o francês a recuperar de um revés inicial e conquista um trunfo imponente este domingo. Tratou-se da 102.ª vitória da Toyota que iguala o recorde da Citroën como o construtor de maior sucesso na história do WRC.

auto.look2010@gmail.com

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

Sébastien Ogier conquistou a vitória na corrida inaugural do Rally do Paraguai, fortalecendo a sua esperança de alcançar o título no WRC e garantindo à Toyota sua 102.ª vitória no WRC, igualando o recorde histórico da Citroën este domingo.

O triunfo do oito vezes campeão mundial coroou uma semana extraordinária de recuperação que começou com a perder quase 40 segundos devido a um pneu furado na sexta-feira, mas terminou com a vitória no rali e uma vantagem de nove pontos sobre o líder do campeonato, Elfyn Evans.

O 18.º triunfo de Sébastien Ogier pela Toyota Gazoo Racing também o torna o piloto mais bem-sucedido da história do construtor japonês – um recorde que ele dividia anteriormente com Kalle Rovanperä.

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

No entanto, o humor do francês foi temperado pela frustração com seu desempenho na “power stage”, onde enfrentou chuva forte enquanto outros aproveitaram o tempo mais limpo.

«Acho que podemos estar muito orgulhosos do desempenho que Vincent (Landais, o navegador) e eu tivemos ao longo deste fim de semana», começou por referir o piloto francês e vencedor do Rali do Paraguai.

«Os pontos não demonstram isso agora, essa é a única parte negativa, mas ainda assim é uma vitória e isso é o mais importante», acrescentou ainda Sébastien Ogier, que conseguiu apenas o 10.º lugar no teste final, que valeu pontos de bónus.

Thierry Neuville e Martin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

«A América do Sul nunca foi realmente (o lar) das minhas etapas de maior sorte. O único rali que não venci foi o da Argentina naquela época, e no Chile também tivemos um pouco de azar, como no ano passado. É bom, finalmente, estar no degrau mais alto do pódio diante de uma atmosfera incrível. Foi um grande sucesso pela primeira vez aqui», acrescentou o piloto francês.

A “power stage” proporcionou a reviravolta mais cruel do fim de semana para Adrien Fourmaux, que viu o pódio escapar por entre os dedos. O piloto do Hyundai i20 N Rally1 estava a caminho do seu melhor resultado da carreira, após permanecer em segundo durante a maior parte do fim de semana, mas caiu para quarto com um dececionante oitavo tempo quando mais importava.

Adrien Fourmaux e Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1)

Elfyn Evans superou Thierry Neuville por um segundo para assumir a segunda posição e ampliar sua liderança no campeonato, que era de apenas três pontos antes desta 10.ª etapa da temporada.

Thierry Neuville foi o herói da “power stage”, no entanto, conquistou o melhor tempo para subir ao último lugar do pódio e terminar 1,3 segundos à frente do dececionado companheiro de equipa, Adrien Fourmaux, no Hyundai i20 N Rally1.

Ott Tänak levou o seu Hyundai i20 N Rally1 para “casa” apenas 2,1 segundos atrás de Adrien Fourmaux, em quinto, enquanto o bicampeão Kalle Rovanperä conseguiu apenas o sexto lugar, depois que um furo num pneu no sábado destruiu a sua esperança de vitória. O finlandês empatou com 189 pontos com o seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier, na luta pelo título.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

Sami Pajari terminou em sétimo com outro Toyota GR Yaris Rally1, enquanto Oliver Solberg conquistou a vitória no WRC2, após um fim de semana dominador, que o viu subir da 10.ª para a primeira posição na categoria ao longo de três dias. Yohan Rossel e Nikolay Gryazin completaram as 10 primeiras posições restantes.

A 102.ª vitória da Toyota iguala o recorde da Citroën como o construtor de maior sucesso na história do WRC. A marca japonesa venceu nove dos 10 ralis concluídos na temporada, nem campanha dominante em 2025.

A aventura sul-americana do WRC continua em menos de duas semanas, quando o campeonato visitar Concepción para o Rally Chile Bio Bío. A prova em piso de terra acontece de 11 a 14 de setembro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *