WRC

Ogier tira Rovanperä da liderança no Paraguai

O francês Sébastien Ogier efetuou uma recuperação exímia e assumiu o comando do Rally do Paraguai, depois do seu companheiro de equipa, Kalle Rovanperä, ter problemas na penúltima especial deste sábado.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

Apesar de só ter sido o mais rápido em três das sete classificativas de hoje, o finlandês Kalle Rovanperä parecia ter o Rally do Paraguai controlado a duas especiais do fim, quando tinha 14,4 segundos de avanço sobre o francês Sébastien Ogier, ambos em Toyota GR Yaris Rally1.

Só que um furo, na penúltima prova de classificação do dia, fê-lo perder mais de dois minutos e meio para os mais rápidos, e caiu para sexto, com o francês a assumir o comando e estar mais perto de vencer a prova paraguaia.

Sébastien Ogier parte para o derradeiro dia da competição com 10,3 segindos de vantagem sobre o seu compatriota Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1), também ele atrasado, ontem, por um furo.

Kalle Rovampera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

Penalizado, por abrir a estrada durante o dia de ontem, o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) tem escapado aos furos e vai para o derradeiro dia da competição no derradeiro lugar do pódio, com escassos 2,5 segundos de vantagem sobre o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), pelo que a questão do último degrau do pódio também está por decidir.

No que diz respeito aos RC2, o francês Yohan Rossell (Citroën C3 Rally2) começou o dia na frente, mas logo na segunda classificativa do dia, perdeu a posição para Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2), que furou na mesma prova de classificação em que isso sucedeu a Kalle Rovampera.

O piloto russo viu o estónio Robert Virves (Skoda Fabia RS Rally2 terminar a etapa na frente com 6,5 segundos de vantagem sobre o sueco Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally2) e 7,2 segundos sobre o francês pelo que as quatro derradeiras classificativas vão decidir vencedor da categoria. Mas no último dia de competição muito pode mudar, já que há 79,50 km, divididos por quatro especiais, para cumprir.

Classificação após 15 especiais – 1.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 2.17’20,5’’; 2.º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1), a 10,3’’; 3.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 36,6’’; 4.º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 39,1’’; 5.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 46,8; 6.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’21,2’’; 7.º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 3’16,2’’; 8.º Robert Virves/Jakko Villo (Skoda Fabia RS Rally2), a 5’30,8’’ (1.º RC2); 9.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2), a 5’37,3’’; 10.º Yohan Rossel/Arnaund Dunand (Citroën C3 Rally2), a 5’38,0’’.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *