Oficiais e cavalheiros Beta “invadiram” Pataias
A vila de Pataias, no Município de Alcobaça, foi apoderaram-se, recentemente, por 126 pilotos que militam no Campeonato Nacional de Enduro CFL, entre os quais a “armada” Beta Portugal Moto Espinha com vários “oficiais”, quais cavalheiros que deixaram boas indicações na segunda edição do Enduro Palekes.
redacao@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA

A sexta e penúltima ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL assentou arraiais em Pataias, ditando alguns títulos atribuídos, com Julien Roussaly a lograr o triunfo na Elite Absoluto, aos comandos de uma Sherco, totalizando 1h02m02,2s para concluir a prova
Refira-se que Julien Roussaly chegou a Pataias fortemente moralizado e sem qualquer tipo de pressão, uma vez que já havia conquistado a renovação do título Elite Absoluto. Com o gaulês a colocar em prática toda a sua disponibilidade e experiência na prova, não restou outra alternativa que relegar para a segunda posição Luís Oliveira (Yamaha), por 1m22s, vencedor na ronda anterior.
Depois de esgrimir argumentos com vários pilotos que teimavam em não abdicar dos seus intuitos de conquistar um lugar no pódio, o jovem Renato Silva, da Beta Portugal Moto Espinha, alcançou o degrau mais baixo do pódio, a 1m33,01s, deixando atrás de si um rasto de performance e sentido de comprometimento aos comandos da Beta com o número 70.

Numa competição bastante animada de fio a pavio, com lutas bastante intensas, Bruno Charrua, em GasGas, terminou à porta dos lugares de pódio, a 1m45,82s do vencedor, afastando o piloto da “armada” Beta Portugal Moto Espinha, Diogo Ventura, para o “top five”. Ao volante de uma Beta, o goiense terminou a odisseia da região Litoral Centro de Portugal a 1m48,81s do piloto francês e a escassos 2,9 segundos de Bruno Charrua.
A presença de Ruben Ferreira, também piloto da Beta Portugal Moto Espinha, foi bastante notada, sobretudo por alinhar na competição desenhada pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva “Os Palekes” diminuído fisicamente na sequência de uma lesão contraída na prova do Mundial de Enduro, disputada em Fafe.

Apesar das dificuldades, Ruben Ferreira conduziu a sua Beta à sexta posição, a 3m43,79s de Julien Roussaly, defendendo, contudo, a liderança na categoria Elite 1, que disputa com Luís Oliveira, fruto de garantir pontos preciosos em Pataias.
Na Open, Rui Fernandes (Sherco) venceu com o tempo de 1h08m28,8s, com Luís Pinto Jr. em KTM, a ocupar o degrau intermédio do pódio e a reacender uma luta pelo título que será decidido na Figueira da Foz, no dia 15 de junho, ronda de encerramento que promete emoções fortes naquela região.
O campeão nacional de TT, Martim Ventura, piloto BP Ultimate Adventure Team a efetuar mais uma incursão no Enduro, conduziu a sua Husqvarna ao terceiro lugar nesta categoria, à frente de Tomás Alves, em moto idêntica.

O quinto posto foi oculado por Gonçalo Maria Figueiredo. O piloto de Coimbra da Beta Portugal Moto Espinha ECMoto não evitou, logo pela manhã, uma queda aparatosa, provocando-lhe um pulso mal tratado. Tratou-se de um incidente em que teve de suportar as dores e andar “pendurado” o resto do dia, culminando a sua participação a 2m15,7s do vencedor.
Na Promoção, Daniel Alves, em KTM, saiu de Pataias com o rótulo de vencedor, com o tempo de 37m29,4s, o lhe permitiu ficar a apenas de 6 pontos do líder, na circunstância Hugo Matos (GasGas), que terminou em 4.º lugar atrás de Diogo Leite (Honda) e Luís Ferreira (Sherco), segundo e terceiro, a 8,03 segundos e 9,91 segundos, respetivamente.
Filipe Guimarães, da Beta Portugal Moto Espinha, fechou a sua participação na 14.ª posição, a 9m24,5s, aproveitando a prova de Pataias para progredir e assimilar novos ensinamentos tendo em vista o futuro na modalidade.

Na categoria Hobby, referência para a vitória de Nuno Reis, em GasGas, com o tempo de 37m33,9s, com Fábio Ribeiro, em moto idêntica, a cotar-se o segundo mais rápido, a 1m45s. Na terceira posição terminou Nélson Rodrigues, em KTM, a 1m51,6s. O piloto Beta Portugal Moto Espinha, Rodrigo Costa, em Beta, não teve a sorte pelo seu lado, encerrando a participação no 26.º lugar, a 1h15m28,8s do vencedor.
Quanto ao título de Senhoras, a vianense Mariana Afonso, em GasGas, também venceu em Pataias e segue para a Figueira da Foz com o título garantido, uma missão facilitada pelo abandono das suas rivais Nieve Holmes e Francisca (Kika) Henriques, que abandonaram no início da prova, antes da segunda especial do dia.
Relativamente aos Verdes, a vitória sorriu a José Cortes, com o tempo total de 53m57,9s. Aos comandos de uma KTM, o piloto reforçou a sua liderança na competição, com Rui Sousa, em Fantic, a terminar em segundo, a 31,7 segundos. Nuno Santos, em Sherco, terminou em terceiro e o melhor em Verdes 2, enquanto Albano Mouta Jr. (KTM) venceu em Verdes 3. O piloto Lucas Espinha, da Beta Portugal Moto Espinha, terminou na oitava posição, a 2m59,7s do vencedor.
Nos Veteranos, Pedro Oliveira, em KTM, não desperdiçou a oportunidade de festejar o título em Pataias, com o tempo de 53m37,5s. Já David Megre, também aos comandos de uma austríaca KTM, terminou no segundo posto, a 1m42,3s, cabendo a Carlos Pedrosa, em Fantic, reclamar o terceiro lugar, a 2m13,4s do novo campeão nacional.
Daniel Jordão, na defesa das cores Bit Racing – Moto Gardunha – TM Racing – Ab Lubs, terminou fora do pódio, a 3m20,04s de Pedro Oliveira. No entanto, o piloto da Figueira da Figueira da Foz terá a oportunidade de regressar à sua cidade natal para recebei apoio incondicional dos figueirenses e dos fãs em plena Praia da Claridade, a 15 de junho.
Nos Super Veteranos, Albano Mouta, em GasGas, venceu em Pataias e assegurou o tão ambicionado título nacional da categoria, após concluir a prova com o tempo total de 39m07,3s, na frente de Manuel Teixeira (Husqvarna) e Paulo Ferreira (Beta), em segundo e terceiro, a 1m32,8s e 1m57,9s, respetivamente.
O piloto Tony Carvalho, que defende as cores da Beta Portugal Moto Espinha, concluiu a sua missão em Pataias, na região de Alcobaça, no sexto lugar, a 3m53,1s
Refira-se, por último, que esta prova foi pontuável para os troféus monomarca da Beta e Sherco. No caso da marca italiana, que iniciava aqui o seu troféu, a vitória foi conquistada por Marco Vicente nas 2T e Diogo Nogueira nas 4T. No Challenge Sherco, o triunfo foi para Nuno Santos.
A sétima e última ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL está agendada para a Figueira da Foz, a desenvolver no dia 15 de junho.