Núcleo 2CV de Coimbra do CAC apaga 27 velas

O Núcleo 2CV de Coimbra, integrado na Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro, celebra no próximo sábado 27 anos de actividade, onde não faltam Histórias + 5 de Pré-Histórias.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: OFICIAIS/CAC

Joaquim Cravo, José Queiroz, Carlos Mesquita e Vasco Mesquita (representante dos menores de 12 anos do núcleo aquando formado)

Cerca de dezena e meia de veículos Citroën 2CV participam no 27.º aniversário do Núcleo 2CV de Coimbra que integra a Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro, iniciativa que privilegia um passeio intitulado “De Coimbra ao Mar… por Castelos e Serras”.

Com o ponto de encontro agendado para as 8h45 nas instalações do Clube Automóvel do Centro, a partida para o passeio dar-se-á às 9h15, levando os participantes de Coimbra a Montemor-o-Velho, com paragem no castelo, onde será servido um Porto e Jeropiga de honra.

A caravana regressa à estrada às 11h00, co passagem por Verride, Moinhos de Maré, Cova Gala, Cabedelo, Figueira da Foz e Serra da Boa Viagem, local escolhido para retemperar energias ao almoço. À tarde, pelas 15h00, os 2CV descem a Serra da Boa Viagem em direcção à Murtinheira, passando depois por Quiaios, Tocha e Mira, local onde está reservado o jantar de aniversário a partir das 19h30.

Segundo um comunicado do Clube Automóvel do Centro, a efeméride «reúne um grupo de velhos e novos amigos», numa actividade que «terá ainda uma vertente solidária que visa apoiar a Pedrinhas», Cooperativa de Solidariedade Social sem fins lucrativos que apoia crianças com doença oncológica ou deficiência igualmente grave da região Centro.

Centrada em quatro pilares de intervenção, designadamente actividades artísticas, agilizando a criatividade das crianças e jovens; iniciativas de humor, potenciadoras da alegria das crianças e jovens; actividades ocupacionais entre as quais culinária, ciências, artes visuais, entre outras.

A Pedrinhas, sediada na Lousa, tem ainda por missão actividades de intervenção na habitação dos beneficiários, através da análise e adaptação da habitação das crianças e jovens com deficiência adquirida por doença oncológica ou outras patologias.

O 27.º aniversário do Núcleo 2CV de Coimbra da Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro conta com a colaboração do concessionário Citroën Barreiros & Vilas, Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do artista plástico Victor Costa – Arte Contemporânea Victor Costa. Gallery.

Refira-se que o Núcleo 2CV de Coimbra da Secção de Automóveis Antigos do Clube Automóvel do Centro foi fundado a 25 de Janeiro de 1995, como associação recreativa cujo objectivo principal passava pela recuperação, utilização e manutenção com fins de recreio, não lucrativos de veículos automóveis Citroën 2CV e derivados. Os designados veículos Citroën com motor de dois cilindros opostos, horizontais e arrefecidos a ar, foram produzidos até final de Julho de 1990.

O Núcleo 2CV manteve uma actividade de certa forma regular, caracterizada pela organização, pelo menos duas vezes por ano, na Primavera e no Outono, de passeios de fim-de-semana, de média distância, por estradas e caminhos não convencionais, por vezes designados eco-raides, onde o aspecto competitivo se limitava a premiar quem gastasse menos gasolina.

Em 2015, então a celebrar os 20 anos da sua fundação e em função de um acordo com o Clube Automóvel do Centro – entidade com a qual sempre houve pontos de contacto e algumas iniciativas em comum –, foi decidido integrá-lo, com autonomia, na respectiva Secção de Automóveis Antigos, onde ainda hoje permanece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.