Novo Volkswagen Golf: inteligente e electrificado

A oitava geração do Golf vem revolucionar a categoria dos familiares compactos com um impulso inovador. A maior variedade de opções de escolha na sua categoria – cinco novas versões híbridas. A Volkswagen define novamente a categoria do Golf.

(auto.look2010@gmail.com)

O Golf é o Volkswagen com maior sucesso de todos os tempos: ao longo de mais de quatro décadas, foram vendidas mais de 35 milhões de unidades. Um novo capítulo na história deste best-seller começa agora, com a estreia em Portugal da oitava geração deste modelo: digital, electrificado, intuitivo na sua utilização e inovador.

Nunca um Golf foi tão progressista. Com versões híbridas, está a electrificar a categoria dos compactos. A sua arquitectura interior digital permite uma nova dimensão de operacionalidade intuitiva. A condução

semi-autónoma é possível a velocidades até 210 km/h. É o primeiro modelo da Volkswagen que estabelece novos padrões de segurança rodoviária com a comunicação Car2X de série, o que significa que pode alertar, antecipadamente, contra riscos.

A oitava geração do Golf marca o início da última versão da inovadora plataforma modular transversal (MQB), estreada por este modelo em 2012. Só em 2018, a Volkswagen produziu mais de 3,4 milhões de unidades dos seus modelos na plataforma MQB, incluindo também o Passat, o Tiguan e o T-Roc (cerca de 5,1 milhões de unidades de todos os modelos do Grupo Volkswagen).

EXTERIOR CARISMÁTICO

Desde a estreia do primeiro Golf, há 46 anos, este Volkswagen sempre conseguiu combinar uma elevada versatilidade para o dia-a-dia com um design sóbrio e preciso. O novo Golf mantém esta tendência. Um excelente exemplo na união perfeita entre a estética e a funcionalidade é a sua silhueta.

O elemento de design dominante, que assinala a sua identidade, é, neste caso, o característico pilar C, que transfere a forma icónica do Golf original para o presente. A tecnologia LED substitui em todas as versões a tecnologia de iluminação convencional, razão pelo que o novo design de iluminação é um elemento de estilo dominante e inconfundível do novo Golf.

Já as suas dimensões compactas foram mantidas: 4284 mm de comprimento, 1789 mm de largura e 1456 mm de altura. A distância entre eixos é de 2636 mm. E, com cada parte da carroçaria a ter sido remodelada e revista no túnel de vento, apresenta uma aerodinâmica melhorada: a superfície frontal foi reduzida para 2,21 m2 e o coeficiente de penetração foi reduzido para um valor Cx de 0,275.

MÁXIMA VERSATILIDADE DE CINCO LUGARES

O novo Golf oferece espaço suficiente para cinco pessoas, mesmo para viagens de maior duração. Com esta configuração dos bancos, a volumetria do porta-bagagens é de 380 litros, enquanto com o rebatimento assimétrico das costas dos bancos o volume de carga aumenta até 1237 litros. Em comparação com o modelo anterior, a largura ao nível dos cotovelos (1420 mm na parte dianteira, 1370 mm na parte traseira) e no espaço para a cabeça (1018 mm à frente e 968 mm atrás) mantiveram as cotas praticamente inalteradas.

Os novos instrumentos e sistemas de informação e entretenimento online fundem-se no mesmo nível para formar um posto de condução digital. Áreas individualizadas com botões tácteis e controlos deslizantes complementam o espectro de informação do mundo digital do Golf. Na consola central, as saídas de ventilação ganharam formato horizontal, para conferir uma sensação de maior largura ao habitáculo.

No túnel central, o botão de ignição e, no caso da caixa automática DSG, pequena alavanca estilizada para o seu controlo, aproveitando o facto de ter agora tecnologia “Shift-by-Wire”. Em termos de conectividade, os utilizadores do Golf 8 podem contar com portas USB-c à frente e atrás. Está disponível também um sistema de carregamento wireless para smartphone.

POSTO DE CONDUÇÃO DIGITAL DE SÉRIE

O novo Golf é um automóvel que se interliga mais que nunca com os seus proprietários. Como tal, é baseado em instrumentos digitais de série (“Digital Cockpit”), com um ecrã de 10 polegadas, sistema de infotainment “Composition” (ecrã táctil de 8,25 polegadas de 1083 x 480 píxeis), também de série, e um volante multifunções em couro. Importante: todos os sistemas de rádio e navegação oferecidos para o Golf pertencem à terceira geração do sistema modular de infotainment (MIB3), neste caso com a estreia do MOD 3.2.

A consola central também é caracterizada por uma ergonomia perfeita. Esta zona tem um aspecto mais limpo e claro que nunca, especialmente em combinação com o punho da alavanca de velocidades, agora bastante mais pequeno, para as transmissões automáticas de dupla embraiagem (DSG). O digital chegou também à operação do opcional teto panorâmico, efectuada através de um “slider” táctil.

ELECTRÓNICA INTELIGENTE SIMPLIFICA A UTILIZAÇÃO

No novo Golf equipado com transmissão automática de dupla embraiagem DSG, as mudanças de relações também podem ser controladas de forma puramente electrónica, através da tecnologia “Shift-by-wire”, ou seja, sem ligação mecânica com a transmissão. Também é inteligente a operação do ar condicionado automático opcional de três zonas “Climatronic”.

Através do “Smart-Climate”, iniciam-se as funções intuitivas do ar condicionado como “aquecer mãos” ou “ar fresco”. Os novos menus “CAR” adaptam-se às funções do veículo neste contexto. Se, por exemplo, deseja configurar no interior uma função como o Head-up Display, o condutor encontra intuitivamente no ecrã o menu correspondente para a sua regulação.

O mesmo acontece com os sistemas de assistência ao condutor, a cuja configuração pode aceder se de forma segura através de uma representação visual, a qual pode ser activada de uma forma intuitiva.

NOVAS VERSÕES DE PROPULSÃO COM REDUÇÃO DE CONSUMO

TSI, TDI, eTSI e eHybrid. O novo Golf dispõe de uma vasta gama de motores TSI e TDl, com um forte desempenho e baixos consumos de combustível. A combinação de motores de baixa cilindrada com turbo compressor e injecção directa permite um débito de potência muito homogéneo. Além disso, alguns modelos dispõem da gestão activa dos cilindros, que desliga cilindros automaticamente sempre que seja necessário menos potência. A suavidade de funcionamento mantém-se constante.

Uma novidade importante são os motores TSI com tecnologia mildhybrid. Um gerador de arranque apoia o motor durante o arranque e a baixas velocidades. A travagem e a desaceleração são utilizadas para recarregar a bateria de iões de lítio. Assim, reduzem-se significativamente os consumos e as emissões.

Na fase inicial de comercialização em Portugal, a oferta da gama de motores do novo Golf inclui propulsores a gasolina (TSI), Diesel (TDI), Mild Hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid). Todos os motores a gasolina e Diesel são de injecção directa com sobrealimentação. As potências estão compreendidas entre 110 cv (81 kW) e 150 cv (110 kW). De destacar o motor a gasolina de 3 cilindros – com 110 cv (81 kW) – e dois blocos Diesel de 4 cilindros com 115 cv (85 kW) e 150 cv (110 kW).

Os novos TSI apresentam valores de consumo e de emissões particularmente baixos, graças, em parte, ao inovador “processo de combustão TSI-Miller”. Uma nova característica nos blocos TDI: a Volkswagen aplica uma dosagem dupla – injecção dupla de AdBlue – para reduzir significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (NOx).

O consumo do novo TDI é menor até 17% que o do seu antecessor. Também novo: quatro das cinco unidades híbridas da oitava geração Golf.

TRÊS MOTORES ETSI E UM EHYBRID

O novo Golf é o primeiro Volkswagen que estará disponível com nada menos que cinco unidades híbridas. Para tal, é estreada na Volkswagen a tecnologia de 48V: um alternador de correia de 48V, bateria de iões de lítio de 48V e a mais recente geração dos eficientes motores TSI formam uma nova propulsão mild hybrid (eTSI).

As vantagens são substanciais: o consumo foi reduzido em cerca de 10% (com base no ciclo WLTP) e o veículo é muito ágil, confortável e com melhor rendimento. A Volkswagen oferece o Golf eTSI com três níveis de potências: 110 cv (81 kW), 130 cv (96 kW) e 150 cv (110 kW), este último já disponível no mercado nacional.

A oitava geração deste best-seller também está disponível como duas variantes híbridas plug-in. Uma nova e eficiente versão eHybrid debita 245 cv (180 kW) na versão GTE (chega em Julho), com uma configuração muito desportiva (desenvolvida a partir do modelo antecessor). O Golf eHybrid está equipado com uma nova bateria de iões de lítio de 13 kWh, que permite amplas autonomias eléctricas e converte temporariamente o Golf num veículo com zero emissões.

As quatro novas linhas de equipamento garantem a máxima individualização: “Golf”, “Life”, “Style” (em vez de “Trendline”, “Comfortline” e “Highline”) e “R-Line”, cujo novo equipamento substitui os pacotes “R-Line” do modelo anterior.

A Volkswagen reconfigurou completamente as linhas de equipamento do Golf, que agora está disponível apenas com cinco portas. As linhas disponíveis anteriormente – Trendline, Comfortline e Highline – são substituídas pelas especificações Golf, Life e Style, e pela versão desportiva R-Line. Todas as novas linhas apresentam equipamentos significativamente mais abrangentes que os seus antecessores equivalentes.

Por exemplo, a linha base já inclui de série faróis em LED e conjuntos de luzes traseiras em LED, “Keyless Start”, um painel de instrumentos digital (“Innovision Cockpit”), serviços e funções móveis online “We Connect” e “We Connect Plus”, um volante multifunções em couro, ar condicionado automático, “Lane Assist”, “Front Assist” com sistema preditivo de protecção de peões, cruise control adaptativo e Car2X.

OS PREÇOS EM PORTUGAL

VERSÃO                                                        P.V.P. (EUROS)

GOLF 1.0 TSI 110 CV                                       4.456,68

GOLF 1.0 TSI 110 CV LIFE                              25.928,94

GOLF 1.5 TSI 150 CV LIFE                              32.621,74

GOLF 1.5 TSI 130 CV STYLE                           32.377,69

GOLF 1.5 TSI 150 CV R-LINE                         38.641,40

GOLF 2.0 TDI 115 CV LIFE                             32.253,33

GOLF 2.0 TDI 115 CV STYLE                          38.648,03

GOLF 2.0 TDI 150 CV DSG STYLE               45.781,44

GOLF 2.0 TDI 150CV DSG R-LINE               44.554,25

GOLF 1.5 TSI 150 CV LIFE DSG MHEV      33.627,94

GOLF 1.5 TSI 150 CV R-LINE DSG MHEV 40.278,84

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação