Novo Volkswagen Caddy chega a Portugal

O Caddy é uma solução universal, entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas. Carismático exterior e interior, o design é, surpreendentemente, desportivo, com foco na funcionalidade e versatilidade, continuando a marcar pontos em todas as versões.

(auto.look2010@gmail.com)

Já está disponível em Portugal o novo Volkswagen Caddy. Maior, mais prático e versátil, mais eficiente, mais inteligente, mais equipado e o mais digital de sempre. A quinta geração do Volkswagen Caddy já chegou à rede de concessionários Volkswagen Veículos Comerciais, nas versões Cargo e MPV (passageiros).

Descrito pela marca como um furgão de carga, um monovolume familiar, um shuttle para turismo ou uma auto-caravana com uma versatilidade ilimitada, o modelo foi completamente redesenhado para a sua quinta geração e, até agora, já foram produzidas mais de três milhões de unidades. Mesmo antes do início da comercialização em Portugal, o novo Volkswagen Caddy já venceu o prémio Furgão do Ano 2021, atribuído pela Revista Automotive, em Dezembro do ano passado.

No configurador do site da Volkswagen Comerciais, o Caddy já inclui o novo modelo Cargo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades profissionais de cada um. Este modelo foi concebido com design baseado, pela primeira vez, na Plataforma Modular Transversal (MQB), e passa a incorporar novas tecnologias como sistemas de assistência ao condutor que aumentam a segurança e o conforto e facilitam a condução; os sistemas de manuseamento e infotainment em rede que convertem o Caddy num smartphone sobre rodas; uma nova tecnologia com dois conversores catalíticos (SCR) que torna os motores TDI mais limpos que nunca.

Em Portugal o Caddy Cargo é proposto com dois tipos de carroçarias (Cargo e Cargo Maxi), com dois ou três lugares, motor 2.0 TDI com três níveis de potência – 75, 102 e 122 cv –, caixa manual de seis velocidades ou transmissão DSG de sete velocidades, e três linhas de equipamento: Cargo, Cargo Business e Kingcab Business. A carroçaria Maxi, mais longa, estará disponível em Abril.

Por sua vez, o Caddy MPV (passageiros) é proposto com duas carroçarias (Normal e Maxi), com cinco ou sete lugares, motor 2.0 TDI com três níveis de potência – 75, 102 e 122 cv – ou bloco a gasolina 1.5 com 114 cv, caixa manual de seis velocidades ou transmissão DSG de 7 velocidades, e três linhas de equipamento: Caddy, Life e Style. Também neste caso a carroçaria Maxi chega em Abril.

O design exterior é completamente novo e surpreendentemente desportivo. Ao mesmo tempo, foram significativamente melhorados o posto de condução e a gestão funcional dos controlos, e ainda a oferta de espaço no interior. A Volkswagen reforça, no entanto, que o ADN único do Caddy continua genuíno, pleno de versatilidade e de funcionalidade. O Caddy é uma solução universal, posicionado entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas.

A mudança para a plataforma MQB é evidente numa maior distância entre eixos, o que confere ao novo Caddy proporções muito mais dinâmicas: 2682 mm em vez dos anteriores 2755 mm. Os designers utilizaram a vantagem técnica de realizar uma carroçaria completamente nova sobre esta base.

Em termos tecnológicos e de equipamento, o exterior do Caddy caracteriza-se por uma série de novas funcionalidades. Estas incluem, como opções, o auxílio eléctrico de fecho das portas de correr e portão traseiro, além de um teto panorâmico com uma superfície vidrada particularmente grande, com 1,4 m2, que se estende por cima das primeiras e segundas filas de bancos.

Também são novidade as jantes em liga leve até 18 polegadas e, nos níveis de equipamento das versões superiores, novos faróis e luzes traseiras em LED. O Caddy também oferece pela primeira vez o sistema de ignição e bloqueio sem chave Keyless Access (Kessy, abreviado) e o “Digital Cockpit”. O sistema Kessy, recém-desenvolvido, é protegido por tecnologia inovadora, tornando-o extremamente seguro.

A nomenclatura para as linhas de equipamento das versões MPV também foi revista: “Trendline” passa a “Caddy”, “Comfortline” torna-se “Life” e “Highline” é agora “Style”.

OS MOTORES TDI EM DETALHE

Todos os motores TDI do Caddy têm uma cilindrada idêntica de 1968 cm3. A Volkswagen optimizou ainda mais a eficiência dos motores common rail TDI, em comparação com as versões anteriores, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2 e, simultaneamente, melhorando a capacidade de resposta.

Graças a um novo sistema SCR de dupla dosagem com injecção dupla de AdBlue, as emissões de óxido de nitrogénio também são reduzidas, em alguns casos significativamente. Os novos motores TDI estão, portanto, entre os motores de combustão interna mais limpos do mundo.

Nos níveis de potência de 75 e 102 cv, a Volkswagen Veículos Comerciais oferece o bloco TDI com uma caixa manual de 6 velocidades e tracção dianteira em toda a gama. O TDI de 122 cv está, por outro lado, opcionalmente disponível com uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades (DSG).

A transmissão DSG é pela primeira vez utilizada num veículo comercial da Volkswagen. Uma das vantagens é que a marcha “D” pode ser seleccionada enquanto ainda está invertendo, com o DSG então a mudar a marcha de “R” para “D” quando a velocidade permitir.

Os preços (sem IVA) começam nos 17.430 euros – versão Furgão Cargo 2.0 TDI 75 cv (valor sem IVA, não inclui despesas administrativas e de transporte).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *