AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Novo Toyota bZ4x surge no mercado em 2026

O bZ4X elétrico continua a ser enquadrado como SUV mas passou a “Touring”. As cotas de comprimento e altura aumentaram, enquanto a bagageira disponibiliza mais 33% na volumetria. Com comercialização agendada para o primeiro semestre do próximo ano, estará disponível nas versões integral ou de tração dianteira, com a potência máxima de 280 kW.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A Toyota revelou o bZ4X Touring elétrico, com um desempenho mais forte e versátil e um aumento significativo do espaço no interior. Estas são qualidades fundamentais para os clientes que procuram um automóvel que satisfaça as exigências de um estilo de vida ativo ou que possa servir de mobilidade familiar espaçosa e flexível.

O novo bZ4X Touring permite aos clientes optarem por um veículo elétrico sem terem de comprometer o seu estilo de vida, graças a mais espaço e versatilidade, combinados com um carregamento rápido, uma autonomia generosa e motorizações potentes.

O bZ4X Touring reforçará ainda mais a cobertura abrangente da Toyota nas principais categorias de mercado dos SUV elétricos B, C e D, juntando-se ao novíssimo Urban Cruiser e ao Toyota C-HR+ e ao renovado bZ4X na sua gama de veículos elétricos a bateria. Todos partilham o ADN bem definido dos modelos BEV da Toyota: carroçaria SUV e a reconhecida qualidade, durabilidade e fiabilidade (QDF) da marca.

Com uma gama de opções de bateria e a escolha de tração dianteira ou integral, a Toyota procura soluções que se adequam a um grande espetro de requisitos e preferências dos clientes, seja em termos de desempenho, eficiência – o novo bZ4X Touring – é um veículo perfeitamente adaptado à vida familiar agitada.

A Toyota criou o bZ4X Touring com uma extensão perfeita do estilo de carroçaria SUV do bZ4X. É 140mm mais comprido e 20 mm mais alto no total (valores totais de 4.830 mm e 1.670 mm, respetivamente), dimensões que aumentam a capacidade do compartimento de carga em mais de um terço – 148 litros extra – para 600 litros.

Maximizado pelas as vantagens  que a arquitetura BEV permite, com componentes compactos que permitem um habitáculo espaçoso. O bZ4X Touring tem capacidade de carga para as bagagens de férias de uma família ou para todo o tipo de equipamento desportivo e de lazer. A disposição flexível 40:60 dos bancos traseiros permite alargar o espaço disponível de forma simples e fácil, quando necessário.

A bateria apresenta os mais recentes avanços da Toyota para melhorar o desempenho e os tempos de carregamento. Incorpora um novo sistema de arrefecimento a água e uma função de pré-condicionamento, recentemente introduzida no novo bZ4X, em que o condutor pode ativar manualmente ou automaticamente, navegando para uma estação de carregamento rápido, para assegurar que a bateria está à temperatura ideal quando o carregamento começa. Isto é particularmente útil em climas mais frios.

Com uma bateria de iões de lítio de 74,7 kWh (capacidade bruta) e um carregador de bordo de 11kW ou 22 kW, a capacidade máxima de carregamento rápido (DC) é de cerca de 150 kW. A potência máxima prevista para o modelo de tração dianteira é de 224cv/165 kW, enquanto o bZ4X Touring de tração integral é de 380cv/280 kW, o que faz deste modelo o Toyota BEV mais potente do mercado.

A motorização beneficia dos novos ”eAxle” da marca japonesa, utilizando os novos semicondutores de carboneto de silício (SIC). Estes funcionam com maior eficiência e produzem maior potência, sendo também mais leves e compactos. Para além da potência extra, o bZ4X Touring pode rebocar atrelados até 1.500 kg, aumentando as credenciais do SUV como um veículo altamente capaz e espaçoso.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *