Novo Renault Espace: personalidade vincada

Com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, desde 1984, o Espace é um automóvel icónico, que se reinventa constantemente. A quinta geração impôs-se como um crossover de prestígio, com design requintado. O novo Espace é o porta-estandarte da marca Renault e será comercializado na Primavera de 2020.

(auto.look2010@gmail.com)

Com um estilo de crossover, o Renault Espace responde aos códigos do topo de gama, com o design a ser um dos principais motivos de compra. Integrados pela primeira vez na gama Renault, os faróis adaptativos Led Matrix Vision oferecem ao novo Espace um olhar mais penetrante, que realça o design em forma de C (“C-Shape”) característico da gama Renault.

A dianteira do novo Espace evolui, com um novo pára-choques, uma nova grelha inferior e um friso cromado transversal, que realça a emblemática face dianteira que é, a partir de agora, a assinatura específica dos topos de gama da Renault.

Atrás, o novo Espace apresenta um pára-choques redesenhado, com um novo resguardo de proteção que reforça o espírito crossover. Integra duas saídas de escape com forma oval, para um visual mais desportivo. As luzes 100% LED também exibem uma nova assinatura luminosa.

DESIGN INTERIOR COM MAIS

REQUINTE E SUPERIOR TECNOLOGIA

A bordo do novo Espace, os materiais refinados, as evoluções ergonómicas e as novas tecnologias oferecem ao condutor e aos passageiros um interior de primeira classe, proporcionado pela assinatura Initiale Paris.

No novo Espace oferece a possibilidade de escolher entre dois estofos exclusivos em couro premium: Preto Titanium e Cinzento Sable. Estas cores são também utilizadas no revestimento dos painéis das portas. Os bancos do condutor e dos passageiros são aquecidos e ventilados, dispõem da função de massagem e são dotados de regulações eléctricas de 10 vias.

O novo Espace Initiale Paris exibe, obviamente, as insígnias específicas desta assinatura, com inscrições no volante, bancos, soleiras de porta e tapetes. A consola central suspensa do Espace evolui, tornando-se ainda mais elegante e mais prática, com um novo espaço de arrumação fechado, que integra porta-bebidas, duas entradas USB e uma entrada jack à direita da alavanca de velocidades. Esta alavanca de comando

eléctrico “e-shifter” (sem cabo mecânico) permite libertar espaço sob a consola que passa a integrar um compartimento para um smartphone, com função de carregamento por indução.

A consola agrupa todos os comandos essenciais: botão rotativo de acesso ao sistema multimédia Renault EASY LINK, atalho para as regulações MULTI-SENSE, travão de estacionamento assistido e um novo botão de comando “Auto-Hold” que mantém o automóvel parado sem ser necessário ativar o travão de estacionamento.

 

NOVO SISTEMA RENAULT EASY LINK

O novo Espace dispõe do ecossistema Renault Easy Connect que reúne um universo de aplicações (como o MY Renault), o novo sistema multimédia Renault Easy Link e serviços conectados, como as actualizações automáticas e a gestão do veículo à distância.

O sistema multimédia Renault Easy Link, com um ecrã de 9,3 polegadas posicionado na vertical, dispõe de um interface totalmente novo, fluído e personalizável. O Renault Easy Link integra rádio, multimédia, comunicações com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.

A oferta Renault Easy Connect também integra serviços disponíveis fora do automóvel, através da aplicação MY Renault, que permitem interagir à distância, oferecendo, nomeadamente, a localização do automóvel, navegação porta a porta com envio do percurso para o Renault EASY LINK, bem como, em breve, o trancamento e o destrancamento das portas, o acendimento das luzes e a activação da buzina à distância.

 

ECRÃ “DRIVER DISPLAY” E HEAD-UP DISPLAY

Em algumas versões do novo Espace, a apresentação 100% digital do quadro de instrumentos, com um ecrã de 10,2 polegadas, oferece a possibilidade de uma navegação imersiva em 3D personalizável consoante o modo Milti-Sense seleccionado. O ecrã “Driver Display” é complementado por um sistema Head-up Display.

Conforto, modularidade exemplar e uma experiência sonora digna de um sistema de áudio doméstico topo de gama: o novo Espace é um verdadeiro salão sobre rodas que cuida de cada um dosocupantes com a máxima atenção.

Disponível nas versões de 5 e 7 lugares, o novo Espace oferece um nível de conforto digno da Classe Executiva, para que os ocupantes viajem nas melhores condições. Na terceira fila, os bancos para dois passageiros suplementares são retrácteis, podendo ser recolhidos para o interior do piso, o que permite obter um espaço de carga plano que, nesta configuração, pode atingir os 2.101 litros.

Com a modularidade One-Touch, os bancos das segunda e terceira filas rebatem-se individualmente ou em conjunto. Esta operação é realizada facilmente, a partir do posto de condução, através do sistema Renault Easy Link, ou a partir do porta-bagagens.

CINCO NOVOS AMBIENTES

SONOROS, COM O SOM PREMIUM BOSE

Parceira da Renault há mais de dez anos, a BOSE aperfeiçoou o sistema de som premium para o novo Espace, de modo a proporcionar uma experiência sonora mais pura e cristalina, seja qual for o lugar ocupado no automóvel. Com 12 altifalantes, oferece um som de três vias semelhante ao de um sistema de som Hi-Fi doméstico topo de gama. Estão agora disponíveis 5 ambientes sonoros, que permitem a adaptação a cada tipo de audição e ao número de passageiros.

PORTÃO TRASEIRO ELÉCTRICO

E HABITÁCULO LUMINOSO

O portão traseiro eléctrico do novo Espace pode ser accionado com um movimento do pé sob o pára-choques traseiro, ou através do cartão mãos livres. Para viajar e desfrutar de um máximo de luz no habitáculo, toda a gama do novo Espace está equipada com um tecto de vidro de 2,8 metros quadrados. Consoante as versões, este teto de vidro pode ser de abrir e prolongar-se até aos lugares traseiros.

O novo Espace melhora os conteúdos tecnológicos com evoluídos sistemas de ajuda à condução (ADAS), de última geração, que atingem o nível 2 da condução autónoma. O sistema de assistência na condução em auto-estrada e trânsito combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop &Go) com o assistente de condução de centragem na via, que funciona, também, em curva.

Este equipamento, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/h e conserva as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam à frente permite que o veículo pare e arranque automaticamente no prazo de 3 segundos, sem que seja necessária qualquer acção por parte do condutor. O sistema de assistência na condução em auto-estrada e trânsito (condução autónoma de nível 2) proporciona um significativo ganho de conforto de condução, nomeadamente nas longas viagens em auto-estrada, sempre com as mãos no volante e os olhos na estrada.

O alerta de obstáculo traseiro indica ao condutor que há veículos a passar na sua trajectória, quando está a sair do estacionamento. Os radares com uma cobertura de 180° detectam a presença de veículos e accionam um alerta sonoro, complementado pela imagem da câmara de marcha-atrás.

O sistema de travagem de emergência activa (AEBS) é complementado agora com um sistema de deteção de peões. O alerta de transposição involuntária de via (LaneDepartureWarning), que faz vibrar o volante para alertar o condutor, é complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via (LaneKeepingAssist), que aplica uma correcção na direcção, para trazer o automóvel de volta à via.

O alerta de sonolência detecta, a partir dos movimentos do volante, a fadiga do condutor e envia-lhe um sinal sonoro e visual, para lhe recomendar que faça uma pausa.

MULTI-SENSE: AO SABOR DOS SEUS DESEJOS

De acesso fácil, através do ecrã do sistema multimédia Renault Easy Link ou de um botão dedicado na consola central, as regulações Multi-Sense permitem modificar o comportamento do novo Espace consoante os desejos do condutor. O sistema Muti-Sense propõe três modos pré-programados (Eco, Confort, Sport) e um modo personalizável (My Sense) que permitem influenciar.

Permanentemente activo, o sistema de quatro rodas direccionais 4Control controla, automaticamente, o duplo sentido de viragem das rodas traseiras: até 50 km/h, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, de modo a reduzir o diâmetro de viragem (11,1 metros) ao nível do de um citadino polivalente e oferecer maior agilidade. Acima de 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras, para reforçar a aderência e melhorar a segurança. O chassis 4Control oferece ao novo Espace uma precisão de condução única para um automóvel destas dimensões.

 

MOTORES DE EXIGÊNCIA DE ALTOS DESEMPENHOS

O novo Espace está equipado comas últimas gerações de motores a gasolina e Diesel da gama Renault. Optimizado pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, o TCe 225 EDC FAP é um motor 1.8 de 4 cilindros, a gasolina, com turbocompressor e injecção directa. Este bloco, que também equipa o Alpine A110 e o Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades. Dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de três posições, este motor oferece, no Novo Espace, 225 cv de potência e um binário elevado sob todos os regimes, contribuindo decisivamente para a performance e o prazer de condução.

O novo Espace propõe dois motores 2.0 BluedCi topo de gama associados a uma caixa automática EDC de dupla embraiagem e 6 velocidades. Polivalente, suave e dinâmico, o Blue dCi 160 EDC proporciona um real conforto de utilização no dia-a-dia. O binário de 360 Nm, disponível desde as 1500 rpm, garante-lhe um excelente conforto de condução.

Oferecendo arranques enérgicos e acelerações vigorosas em todos os regimes, o Blue dCi 200 é um motor de alto desempenho, com um binário de 400 Nm disponível a partir de 1750 rpm. Estes dois motores Blue dCi são dotados da tecnologia antipoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injecção de AdBlue para a redução das emissões de NOx.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação