Novo Renault Clio chega em Setembro a Portugal

É um dos lançamentos mais aguardados do ano e a escassas semanas de chegar à Rede de Concessionários, é hora de revelar os preços: o Novo Renault Clio estará disponível a partir de 17.790€. Um Clio mais moderno, progressos no interior e com uma dinâmica mais aprimorada.

(auto.look2010@gmail.com)

O Renault Clio é um “bestseller” que já conquistou o estatuto de ícone e que promete perpetuar e até reforçar essa condição, agora que a quinta geração está a escassas semanas de chegar ao mercado nacional. Ao contrário do que acontece com o habitáculo, no exterior, o Novo Clio não representa uma ruptura com o passado.

Aliás, nem fazia sentido que assim fosse. Sete anos depois, o design continua a ser uma das características mais valorizadas no Clio IV e um dos factores que justificam o enorme sucesso comercial, mesmo quando está prestes a deixar de ser comercializado.

Apesar da carroçaria e do chassis serem totalmente novos, o Novo Clio herda o conceito de design da geração anterior. Mas é um automóvel ainda mais moderno, expressivo, elegante e, ao mesmo tempo, mais desportivo. Os faróis 100% LED estão disponíveis, de série, em todas as versões – uma oferta única no segmento. A famosa assinatura Renault, em forma de “C”, deixa de ser um exclusivo dos faróis dianteiros e chega igualmente aos traseiros.

Referência, igualmente, para as 11 cores que estão disponíveis para a carroçaria, três delas novas (Laranja Valencia, Castanho Vison e Azul Céladon), bem como para os três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto).

UMA GENUÍNA REVOLUÇÃO NO INTERIOR

É impossível disfarçar a surpresa. Uma genuína revolução foi operada no interior do Novo Renault Clio. Tudo é novo, do design, aos materiais, à ergonomia, até aos equipamentos. A rutura com a geração anterior é total e mais parece que estamos dentro de um modelo de um segmento bem superior.

A qualidade dos materiais e dos acabamentos confirmam-no. O painel de bordo, a consola central e os painéis das portas beneficiam de revestimentos macios sem paralelo noutro modelo da categoria.

Mas para além da extraordinária percepção de qualidade, o interior “respira” tecnologia. Sobressai, desde logo, o imponente ecrã multimédia de 9,3 polegadas, com acabamento brilhante anti-reflexo. Posicionado na consola central, é “só” o maior do segmento e de toda a gama Renault, disponibilizando o sistema multimédia EASY-LINK, mais evoluído e com operacionalidade muito mais intuitiva. Oferece navegação com cartografia actualizada automaticamente, compatibilidade com Android Auto e Car Play e o acesso a diferentes aplicações e serviços conectados.

Por outro lado, graças ao ecrã TFT, o painel de instrumentos passa a ser digital em todas as versões, sendo que, a versão de 10 polegadas, inclui o sistema de navegação. Ou seja, para ver as indicações do GPS, não é obrigatório desviar o olhar para o ecrã central.

NOVO CLIO É SINÓNIMO DE PRAZER DE CONDUÇÃO

Mas é chegada a hora de viver as emoções que só a estrada pode proporcionar… Uma vez ao volante, rapidamente se percebe que o Novo Clio faz jus às quatro gerações anteriores: elevado prazer de condução, irrepreensível comportamento em estrada e conforto referência.

A “culpa” é da plataforma modular CMF-B desenvolvida pela Aliança e de todo um conjunto de evoluções, como uma direcção mais reactiva, um eixo dianteiro mais rígido e a uma suspensão que alia a eficiência dinâmica, a um extraordinário prazer de condução e elevado conforto.

A solidez do conjunto, mesmo em pisos degradados, é a todos os títulos notável para um automóvel do segmento B e o mesmo se aplica em relação à insonorização, e para isso contribui a eficiência aerodinâmica – com o melhor valor da categoria – mas também o recurso a novos materiais de isolamento, a reforços estruturais diversos, a utilização de alumínio para os apoios de motor e a janelas equipadas com um sistema de dupla estanquicidade.

Ainda em relação à dinâmica, destaque para a tecnologia Renault MULTI-SENSE. Uma estreia no modelo e que mais não é do que a possibilidade de personalizar a experiência de condução, em parâmetros como a cartografia do motor, a direcção, a iluminação ambiente e a configuração do ecrã digital. Ou seja, o Novo Clio tem também a capacidade de se adaptar ao estado de espírito do condutor ou às necessidades do momento, disponibilizando três diferentes modos: Eco, para reduzir o consumo e as emissões de CO2; Sport, para aumentar o prazer de condução, a agilidade e a reactividade e MySense (modo predefinido), para personalizar a experiência.

REGULADOR DE VELOCIDADE ADAPTATIVO

Refira-se que o regulador de velocidade adaptativo (ACC) está disponível no Novo CLIO nas versões equipadas com a caixa automática EDC e o motor TCe 130 EDC FAP, dotados da função Stop & Go. Disponível dos 0 aos 170 km/h, permite manter, automaticamente, uma distância de segurança mínima para o veículo que circula à frente. Se não for detectado qualquer veículo à frente, o sistema funciona como um regulador convencional, para conservar a velocidade predefinida, incluindo em descida.

Quando o fluxo de trânsito é intenso, se for necessário parar completamente, o sistema pode imobilizar o automóvel com toda a segurança e voltar a arrancar no tempo de 3 segundos quando a marcha é retomada. Se forem ultrapassados os 3 segundos, será necessário um impulso da parte do condutor para o sistema se reiniciar. Ao fim de 30 segundos de inactividade, o sistema desactiva-se automaticamente.

Ainda no capítulo da segurança, estreias na gama da Renault são, igualmente, a câmara 360º e o sistema de travagem activa de emergência com detecção de ciclistas e peões. O que a juntar ao regulador e limitador de velocidade, à comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, ao sistema de travagem activa de emergência, ao alerta de ângulo morto, ao reconhecimento dos painéis de sinalização com alerta de excesso de velocidade, ao alerta de saída involuntária de via e assistente de manutenção de via, ao sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como à tecnologia Easy Park Assist (estacionamento mãos livres) conferem, ao Novo CLIO, o estatuto de líder do segmento também em segurança.

 

UMA RENOVADA GAMA DE MOTORES A GASOLINA E A DIESEL

O Novo CLIO está disponível com uma gama completa de motores a gasolina e Diesel, disponíveis num intervalo de potências entre os 85 e os 130 cavalos. Dotados de tecnologias de ponta, motores que cumprem as mais recentes normas em vigor, com níveis de consumo e de emissões referência no mercado. A partir de 2020 e, pela primeira vez no Grupo Renault, será proposto um motor híbrido, designado por E-TECH. No total, estarão disponíveis 9 combinações motor/caixa de velocidades.

O novo Renault Clio chega à Rede de Concessionários na segunda quinzena de Setembro, estando disponível a partir de 17.790 euros.

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação