Novo Peugeot 208R2 em testes dinâmicos

O novíssimo Peugeot 208R2, sucessor do actual Peugeot 208 R2, o carro de ralis mais vendido da história da Peugeot Sport e também o “best-seller” da sua categoria, realizou os primeiros testes de estrada na região francesa dos Vosges, dando início à fase de testes dinâmicos.

(auto.look2010@gmail.com)

O novo Peugeot 208R2 tem como base o novo Peugeot 208 de estrada, modelo que foi revelado no mês passado, no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, e está equipado com um motor PureTech de 3 cilindros e 1.2 litros, sobrealimentado, de acordo com a regulamentação FIA R2C.

Os engenheiros da Peugeot Sport trabalham neste carro completamente novo desde o Verão do ano passado. Baseado no novo Peugeot 208 de estrada, o novo Peugeot 208R2 beneficia de todas as evoluções técnicas e estéticas que caracterizam aquele modelo.

O novo Peugeot 208R2 tem, sobre si, uma enorme responsabilidade, como herdeiro do modelo de ralis mais popular de sempre da Peugeot e o mais vendido nesta categoria de carros de competição, com mais de 450 exemplares construídos. Os engenheiros da Peugeot Sport tiveram uma tarefa precisa: criar um carro rápido e fiável, divertido de conduzir, mas que também beneficia de ter custos associados tão baixos quanto possível. A enorme experiência acumulada pela Peugeot Sport ao longo dos anos e os resultados dos primeiros testes sugerem que estes objectivos já estão a ser cumpridos.

O novo Peugeot 208R2 está equipado com o motor 3 cilindros e 1.2 litros, uma unidade que assenta na tecnologia PureTech. Particularmente potente na sua versão comercial, este motor foi adaptado pelos engenheiros da Peugeot Sport para a competição através da adopção de um turbo de maiores dimensões, um sistema de gestão de competição e uma nova caixa de velocidades. Tudo está contido na nova plataforma CMP – nova plataforma comum a todos os modelos do segmento B do Groupe PSA – que garante um menor peso e uma maior dinâmica, tornando a sensação de performance ainda mais desportiva. O objectivo é entregar as primeiras unidades a tempo para a temporada de ralis de 2020.

«Fiquei muito satisfeito ao assistir aos primeiros testes do modelo mais recente da Peugeot Sport: o novo Peugeot 208R2. Trata-se de um momento muito importante para a Peugeot Sport, entidade para quem a designada “Competição Cliente” é, mais do que nunca, o foco principal da nossa actividade. Com o novo Peugeot 208R2, queremos propor aos nossos clientes um modelo competitivo e fiável, muito divertido de conduzir e com custos operacionais mínimos: não há qualquer razão para mudar a fórmula vencedora aplicada no R2», sustentou Bruno Famin, director da Peugeot Sport

«As melhorias surgem, acima de tudo, graças ao novo motor PureTech turbo de 1.2 litros, que levará a um aumento substancial em termos de performance. Agora chegámos à fase de testes dinâmicos, um passo fundamental no desenvolvimento do carro. O objectivo para os próximos meses será evoluir o trabalho já realizado e ganhar o máximo de experiência e de dados, através de uma série de outros testes, em todos os tipos de superfícies e sob uma grande variedade de condições. Isso permitir-nos-á definir e, depois, confirmar as especificações técnicas finais do modelo, de modo a estar apto a atacar a temporada de 2020», sublinhou ainda Bruno Famin.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação