Novo Opel Corsa “mais magro” 108 kg

Lançado em 1982, o Corsa já viu produzidas 13,6 milhões de unidades, números que explicam o seu enorme sucesso, que começou na data do lançamento. A sexta geração vai chegar ao mercado ainda este ano, um produto crucial para a Opel e para o grupo PSA.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A sexta versão do Opel Corsa “emagreceu” 108 kg, o que o coloca abaixo da barreira dos 1000 kg (980 kg), o que significa vantagens do ponto de vista dinâmico e redução do consumo e das emissões de CO2. Assente numa nova plataforma, que contribui para um aumento de eficácia, o novo Corsa, que surgirá antes do final do ano, nas variantes de gasolina, gasóleo e, pela primeira vez, eléctrico, apresenta uma redução de peso de 10% em relação à versão anterior, o que representa um feito notável da engenharia automóvel, se considerarmos que mantêm dimensões semelhantes (cerca de quatro metros de comprimento).

Lançado em 1982, o Corsa já viu produzidas 13,6 milhões de unidades, números que explicam o seu enorme sucesso, que começou na data do lançamento. Na sexta versão do modelo o destaque vai para a redução de peso do motor (menos 15 kg), carroçaria (menos 40 kg), bancos traseiros (menos 4,5 kg), bancos dianteiros (menos 5,5 kg) e capot do motor (menos 2,4 kg), com o motor e o seu capot a passarem a ser em alumínio, o que contribui para o seu menor peso, com o Corsa a juntar-se ao Insígnia no lote de modelos que utilizam aquele tipo da capot.

Pensado, desde o primeiro momento para ser mais leve, o novo Corsa assenta numa estrutura de carroçaria (“body-in-white”), concebida para modelos sub-compactos e compactos, que permite receber vários tipos de motorizações.

A redução de peso contribui para que a aceleração e a travagem sejam beneficiadas, bem como o consumo, sendo de sublinhar que a redução de peso é uma preocupação da marca de Russelsheim, como o demonstra o facto do Astra lançado em 2015, e que foi Carro do Ano na Europa e em Portugal, pesar menos 200 kg, que a versão anterior, do Insígnia Grand Sport que pesa menos 175 kg, que a berlina da versão anterior, o mesmo sucedendo com a Insígnia Sports Tourer mais leve 200 kg do que os antecederam.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação