AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Novo Mazda 6e está a caminho da Europa

A comercialização do novo Mazda 6e – modelo produzido pela Changan Mazda, em Nanjing, na China – é o resultado da combinação de ambas as culturas, japonesa e chinesa, na criação de uma viatura de elevado teor tecnológico, nomeadamente no domínio mecânico, e que espelha a próxima evolução da filosofia de design Kodo – Alma do Movimento, da Mazda.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A aposta em linhas suaves e fluidas e características arrojadas conferem ao automóvel uma presença forte, mas requintada, numa silhueta “coupé”, mantendo a funcionalidade de um “hatchback” de 5 portas. O processo de desenvolvimento do novo Mazda6e assentou na cooperação dos engenheiros do Centro de I&D de Produtos da Changan Mazda, em Nanjing, na China, da sede da Mazda Motor Corporation, em Hiroshima, no Japão, e do Centro Europeu de I&D da Mazda (MRE), em Oberusel, na Alemanha.

Do design à investigação e desenvolvimento, até chegar à produção, o modelo segue, com elevado rigor, os padrões de fabrico globalmente unificados da Mazda. É, simultaneamente, um automóvel chinês e um automóvel global.

Sendo a única base de produção de novas energias da Mazda na China, a Fábrica da Changan Mazda, em Nanjing, reúne a centenária tecnologia de fabrico de automóveis Mazda e a tecnologia líder de eletrificação da Changan Automobile. Recorre a linhas de produção inteligentes e a modelos de eficiência para garantir que a qualidade de cada Mazda 6e atinja o mais elevado patamar do mundo.

Para Hidehisa Matsuda, presidente da Changan Mazda Automobile Co., Ltd., «o Mazda 6e possui um sistema tri elétrico e um desempenho de segurança em conformidade com os mais recentes regulamentos da UE, o design estético “A Alma do Movimento” com uma resistência ao vento ultrabaixa e o desempenho do controlo de condução elétrico “integração homem-cavalo”, que satisfaz, com precisão, as expectativas dos consumidores europeus em relação aos automóveis eléctricos topo de gama».

A viagem inaugural do Mazda 6e na Europa representa a transformação da Changan Mazda de uma “joint venture” para uma «base global de inovação tecnológica de novas energias», adiantou Hidehisa Matsuda.

«Apoiando-se na vantagem da China de ser pioneira nos campos da electrificação e da inteligência, a Changan Mazda tornar-se-á um fulcro fundamental para a investigação e desenvolvimento tecnológico global da Mazda no futuro», concluiu o presidente da Changan Mazda Automobile Co., Ltd.

Após a sua estreia global em janeiro, no Salão Automóvel de Bruxelas, e o anúncio do seu lançamento no mercado europeu já este ano, foi anunciada a implementação total da cadeia ecológica global integrada de novas energias da Changan Mazda denominada “I&D – Fabrico – Exportação”.

No futuro e para além da Europa, o Mazda 6e, produto derivado do Mazda EZ-6 já comercializado na China, destinar-se-á a outros mercados globais, nomeadamente o do sudeste asiático, permitindo à Mazda conquistar a nova era da eletrificação sob o lema “China Smart Manufacturing”.

O Mazda 6e 100% elétrico chegará a Portugal no final deste verão, e pode ser pré-encomendado no nosso país, com preços a partir de 40.050 euros, valor que inclui campanha de oferta de 2.000 euros + IVA 23%. Não inclui despesas de legalização, transporte e pintura metalizada.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *