Novo Audi RS 6 Avant: um ícone mundial

Ágil e dinâmico na estrada, com a melhor oferta de infotainment, múltiplos sistemas de assistência à condução e variadas opções de personalização. Um Avant superdesportivo, proposto em Portugal com um preço a partir de 163.688 euros.

(auto.look2010@gmail.com)

Chegou a quarta geração deste verdadeiro superdesportivo da marca das quatro argolas sobrepostas. É um superdesportivo familiar, amplamente versátil, prático e funcional para o dia-a-dia. O Audi RS 6 Avant combina uma potência surpreendente com uma elevada eficiência, graças à tecnologia mild hybrid. A primeira geração do RS 6 Avant foi lançada em 2002 e era equipada com um motor 4.2 V8 turbo que debitava uma potência entre 450 e 480 cv. Seguiu-se, em 2008, um novo modelo que recorria a um motor 5.0 V10 biturbo com 580 cv de potência, que deu lugar ao 4.0 V8 biturbo (560-605 cv), em 2013.

POTENTE E EFICIENTE: O MOTOR

O coração do novo Audi RS 6 Avant é o motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em escassos 3,6 segundos. E são necessários apenas 12 segundos para alcançar os 200 km/h. Uma aceleração extraordinária, que continua até alcançar a velocidade máxima, limitada electronicamente a 250 km/h (com o pacote opcional dynamic pode chegar aos 280 km/h, e aos 305 km/h com o dynamic plus). Valores possíveis de alcançar graças ao potente motor, com 600 cv (441 kW) entre as 6000 e as 6250 rpm e um binário máximo de 800 Nm, disponível entre as 2050 e as 4500 rpm.

O motor está combinado com o sistema mild hybrid, que permite recuperar até 12 kW de potência ao desacelerar ou continuar o andamento por inércia (“roda livre”) a velocidades entre 55 e 160 km/h, o que, aliado ao sistema de desactivação de cilindros Audi cylinder on demand (COD – que desactiva os cilindros 2, 3, 5 e 8), melhora o consumo em 0,8 l/100 km e aumenta ao máximo a eficiência (consumo combinado de combustível: 12,4 l/100 km; emissões combinadas de CO₂: 281 g/km).

AINDA MAIS ÁGIL E DINÂMICO

O Audi RS 6 Avant está equipado com a suspensão pneumática adaptativa RS, com controlo de altura e rigidez de amortecimento, de série. Está adaptada especificamente para modelos RS que atinjam a velocidade de 305 km/h, diminuindo a altura ao solo em 20 mm em comparação com a A6 Avant com suspensão base. As velocidades superiores a 120 km/h, diminui a altura ao solo em mais 10 mm e, em pisos degradados a baixa velocidade, a suspensão eleva a carroçaria em 20 mm face à posição normal.

Opcionalmente, o RS 6 Avant pode ser equipado com a suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control (DRC), que reduz o rolamento da carroçaria e aumenta a estabilidade. Um sistema que inclui amortecedores ajustáveis em três estágios, ligados entre si na diagonal através de circuitos hidráulicos e uma válvula central. Em curva, as válvulas regulam o escoamento do fluido no amortecedor da roda dianteira colocada no exterior da curva.

Aumentam o suporte nessa roda e reduzem a inclinação e o rolamento da carroçaria. O RS6 mantém-se mais próximo da estrada, melhorando o comportamento dinâmico. De referir também que a nova geração de amortecedores com válvula de controlo integrada assegura uma variação muito mais perceptível entre os modos individuais do sistema Audi Drive Select.

O RS Mode do Audi Drive Select inclui seis perfis: efficiency, comfort, auto, dynamic, e dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. O sistema Audi drive select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direcção, a suspensão, o eixo traseiro direccional, o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado. No modo “RS2”, o condutor pode também alterar o controlo de estabilidade (ESC) para o modo Sport.  Se o botão do ESP for pressionado por mais de três segundos, desliga-se.

Por sua vez, o Audi MMI tem uma informação específica RS. Através do ecrã de 10.1 polegadas, o condutor pode verificar a temperatura dos elementos da transmissão e travagem, forças G e pressão e temperatura dos pneus.

O equipamento de série também inclui a direcção desportiva progressiva, que diminui a assistência à medida que o ângulo de viragem aumenta. O sistema de travagem recorre a discos ventilados e perfurados (420 mm à frente e 370 mm atrás) e, em opção, discos em cerâmica (440 mm à frente e 370 mm atrás), o que reduz em 34 kg a massa não suspensa.

Opcionalmente, com os pacotes dynamic e dynamic plus, o novo Audi RS 6 Avant oferece a direcção dinâmica nas quatro rodas, que reduz o ângulo de viragem até um metro, tornando-o ainda mais directo. Toda essa tecnologia, em conjunto com a transmissão Tiptronic de oito velocidades, tracção integral permanente quattro e o sistema de controlo Audi drive select com seis modos disponíveis, tornam o Audi RS 6 Avant num familiar desportivo com uma dinâmica de excepção.

ADN DESPORTIVO: O DESIGN EXTERIOR

O design do novo Audi RS 6 Avant é único no seu segmento. Seduz logo num primeiro olhar, mesmo parado. Totalmente diferente do A6 Avant, o exterior destaca-se por muitos elementos específicos RS, com excepção das portas dianteiras, do tejadilho e do portão traseiro. A carroçaria foi rebaixada em 20 mm, fazendo sobressair o seu carácter desportivo.

E com as jantes de 21 polegadas (22 polegadas em opção) as suas proporções chamativas são ainda mais acentuadas. Com uma nova linguagem de design RS, além do novo capot com powerdome, o Audi RS 6 Avant também tem como opção os faróis RS Audi Matrix LED com luz laser (faróis em LED, de série).

Com uma impressionante grelha Audi Singleframe em preto brilhante, entradas laterais de ar similares à linha do superdesportivo R8 e saias laterais específicas RS com inserções de alumínio, o design do Audi RS 6 Avant evidencia o seu ADN desportivo em todos os detalhes. O comprimento total é de 4995 mm, a largura de 1951 mm e a altura de 1460 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2930 mm.

AMPLO E CONVINCENTE: O INTERIOR

O design inovador do interior do Audi RS 6 Avant enfatiza ainda mais o seu carácter convincente. O painel possui um layout horizontal e uma estrutura escalonada tridimensional, que cria uma imagem suave e elegante. A interface do sistema operativo totalmente digital harmoniza-se com o design claro do painel preto.

No Audi virtual cockpit, os ecrãs RS fornecem informações sobre a pressão dos pneus, o binário, a potência, a temperatura do óleo do motor, a pressão de sobrealimentação, os tempos por volta (lap time), a aceleração e as forças G. O volante desportivo de couro perfurado, achatado na parte inferior e com as novas patilhas de mudança RS em alumínio, possui botões multifuncionais que permitem ao condutor seleccionar directamente os novos modos RS1 e RS2 do Audi drive select.

Um interior pensado para se desfrutar ao máximo, incluindo um grande porta bagagens com capacidade entre 565 e 1680 litros. Um espaço que também é versátil e funcional, graças ao banco traseiro rebatível (dividido na proporção de 40:20:40), atingindo um comprimento de quase 2 metros.

PRINCIPAL EQUIPAMENTO DE SÉRIE

Alarme volumétrico; Ar condicionado automático de 4 zonas; Audi connect emergency and service e connect Navigation & Infotainment; Audi smartphone interface; Audi virtual cockpit; Bancos dianteiros desportivos S, elétricos, com memória para o condutor; Barras de tejadilho em alumínio mate; Coluna da direcção com regulação eléctrica em altura e profundidade; Estofos em combinação alcantara/couro com logo RS; Faróis em LED; Inserções decorativas em Alumínio Race; Jantes de liga leve 21″ de 10 raios em estrela e pneus 275/35 R21; MMI de navegação plus com ecrã central de 10,1″ e touch response; Pacote Exterior Alumínio Mate; Retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis, com memória e anti-encandeamento automático; Sensores de estacionamento atrás e à frente; Suspensão pneumática adaptável RS; Volante desportivo multifunções, em couro, com patilhas, com fundo plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *