Novo Audi A1: liberdade total de circulação

Nova proposta da marca das alianças só está disponível nas motorizações a gasolina e o habitáculo oferece várias possibilidades de personalização. O mais acessível, o 25 TFSI, vai ser proposto por 23.429 euros e o 30 TFSI 1.0 S Line a atingir 28.964 euros.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Encantadora e robusta. A segunda geração do Audi A1 “apoderou-se” do nosso país com motorizações a gasolina e a perder os blocos diesel, passando a um verdadeiro aliado para curtas e grandes viagens. As linhas mais agressivas colocam o novo Audi A1 num patamar de referência, destacando-se também por dentro.

Disponível apenas com cinco portas, a nova proposta da marca alemã das alianças revela-se maior por fora e por dentro, mais personalizável, mais desportivo e mais barato, em igualdade de equipamento. Os sistemas de informação, entretenimento e assistência à condução de última geração foram portados de modelos de segmentos superiores.

Na chegada a Portugal, o novo A1 Sportaback conta com três combinações de design: Basic, Advanced e S line. No entanto, são configuradas com a motorização de lançamento 30 TFSI S line de 999 cc, 116 cv e 200 Nm de binário, precisamente o modelo que ensaiámos. O mais acessível dos Audi A1, o 25 TFSI, vai ser proposto por 23.429 euros, com o mais potente, o 40 TFSI, a atingir 32.082 euros. Já o 30 TFSI S line fica-se pelos 28.964 euros.

Esta versão desportiva está disponível em associação a duas escolhas de transmissão, a manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades. As restantes variantes, nomeadamente 25 TFSI (1.0 cc com 95 cv), 35 TFSI COD (1.5 cc com 150 cv) e 40 TFSI (2.0 cc com 200 cv) estão quase a chegar.

Refira-se que o novo A1 Sportback recorre à mesma plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma que dá corpo ao Polo e ao Ibiza. Com 4,03 metros de comprimento, o modelo de acesso à gama da Audi é mais comprido (5,6 cm) do que o modelo que veio substituir, possuindo ainda uma maior distância entre eixos (9,4 cm), proporcionando um habitáculo substancialmente mais generoso. A nova plataforma explica igualmente o incremento ao nível da bagageira, a oferecer 335 litros, ou seja, mais 65 litros de capacidade do que a geração anterior.

Esteticamente, é fácil distinguir o novo A1 do antigo, uma vez que além da nova grelha de maiores dimensões, surgem ainda três rasgos na frente, na ligação ao capot do motor, a fazer lembrar o Audi Quattro Sport com que a marca dominou os ralis do campeonato do mundo no passado. Também os guarda-lamas exibem uns alargamentos que lhe reforçam o ar desportivo.

A nova proposta viabiliza mais cores por fora que tem por objectivo personalizar o modelo. Já ao nível interior, o A1 passa a oferecer, igualmente, zonas em que é possível jogar cromaticamente com os tons disponíveis, nomeadamente na consola central e junto ao painel de instrumentos.

Este é sempre digital, com duas dimensões (10,25 polegadas ou 12.3”, esta com mais funcionalidades), completado por um ecrã central táctil (também ele com 8,8” ou 10,1”, dependendo do nível de equipamento), através do qual é possível controlar todas as funções do veículo e, sobretudo, associar o modelo a qualquer smartphone. Acrescente-se que o A1 inclui mais equipamento, entre o destinado ao conforto ou a facilitar a tarefa de quem vai ao volante.

O equipamento, oferecido de série ou como opção, foi reforçado, passando a incluir cruise control activo (que mantém uma distância segura ao carro da frente até aos 200 km/h), sistema de travagem automática de emergência, já com possibilidade de reconhecer ciclistas e peões, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, e assistência à manutenção na faixa de rodagem com correcção por acção do volante.

Para ajudar nas manobras de marcha-atrás há o assistente de manobra, que avisa o condutor quando se aproxima um veículo para impedir um acidente, sendo ainda proposta uma solução de estacionamento automático, que identifica o local para parquear e realiza a manobra, tendo o condutor apenas de acelerar e travar.

As primeiras unidades do A1, fabricado pela Seat, em Espanha, já estão a ser comercializadas no nosso país, todas elas na versão 30 TFSI de 116 cv, sendo necessário esperar por Maio, para ter acesso aos A1 mais possantes, respectivamente o 35 TFSI de 150 cv e o 40 TFSI de 200 cv. A última versão a chegar é simultaneamente a mais acessível, com o 25 TFSI a não ser esperado no mercado português antes de Julho de 2019. E se considerarmos o equipamento que inclui de série, o novo A1 acaba por ser mais barato do que o seu antecessor.

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