Nova gama Dacia bi-fuel renova oferta

A Dacia é a única marca a oferecer uma gama completa equipada com motores bi-fuel. Esta oferta é agora inteiramente renovada com a introdução, na generalidade dos modelos, do moderno e tecnológico motor TCe 100 ECO-G.

(auto.look2010@gmail.com)

A Dacia iniciou, em 2013, a oferta de motorizações bi-fuel na gama e, desde 2016, que é líder incontestada do mercado Português nesta oferta. Em 2019, 56% dos automóveis bi-fuel vendidos em Portugal, ostentavam a marca Dacia. À cada vez mais vasta oferta de tipos de propulsão disponíveis no mercado, a Dacia contrapõe o facto de ser a única marca a oferecer uma gama completa de motorizações bi-fuel (com excepção do modelo Dokker), que se constitui como uma verdadeira alternativa às tradicionais motorizações a gasolina e diesel.

A nova gama bi-fuel da Dacia tem por base um motor desenvolvido com as mais recentes tecnologias: o TCe 100, cuja comercialização se iniciou, aliás, na gama da Renault, com o novo Clio. Um bloco três cilindros turbo, com 999 cc de cilindrada, 100 cavalos, que é referência no seu segmento de potência em desempenhos e consumos.

Mas esta renovação da oferta bi-fuel da marca traz uma outra novidade muito significativa. Para além dos “tradicionais” modelos Sandero, Logan, e Logan MCV, o novo motor TCe 100 ECO-G passa agora a estar disponível também no seu mais icónico modelo: o Duster.

A enorme experiência do Grupo Renault na tecnologia (todas as versões bi-fuel, independentemente de serem da marca Renault ou Dacia são montadas em fábrica) é a melhor garantia que não são feitas quaisquer cedências em matérias tão importantes como qualidade, fiabilidade (os planos de manutenção e as garantias são em tudo idênticas às versões a gasolina ou diesel) e segurança. Aliás, neste aspecto, sublinhe-se que o motor TCe 100 Bi-Fuel é equipado com válvula de retenção, limitador de enchimento a 80%, limitador de fluxo, electroválvula e válvula de segurança.

GAMA DACIA BI-FUEL EQUIPADA

COM UM MOTOR DA ÚLTIMA GERAÇÃO

ECO-G foi a designação escolhida pela Dacia para diferenciar todas as versões bi-fuel (GPL e gasolina), sendo de sublinhar que é a única marca do mercado que (com excepção do Dokker), oferece versões GPL em todos os modelos: Sandero, Logan, Logan MCV, Duster e Lodgy, embora este último recorra ao bloco de 1.598 cc de cilindrada e 110 cavalos de potência.

Com custos de utilização e emissões de CO2sem paralelo no mercado, o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, TCe 100 ECO-G, passa a estar disponível nos modelos Sandero (versões Stepway incluídas), Logan , Logan MCV (incluindo a versão Stepway) e Duster. Um bloco que surge associado a uma caixa manual de 5 velocidades e que proporciona um elevado prazer de condução, graças aos generosos 100 cavalos de potência e 170 Nm de binário logo às 2000 rpm – mais 10 Nm que a versão equivalente a gasolina, sublinhe-se! Números que asseguram uma resposta pronta às solicitações do acelerador e uma acrescida vitalidade numa alargada faixa de regimes. As emissões de CO2 também são mais reduzidas, com uma descida de 10% quando comparadas com aversão a gasolina.

A FILOSOFIA DACIA NO ADN

Propor soluções fiáveis, económicas e com preços imbatíveis é uma estratégia que está, desde sempre, inscrita no ADN da Dacia. Quando comparadas com as versões equivalentes a gasolina, as variantes bi-fuel TCe 100 ECO-G têm uma diferença de preços de apenas 250€ (450€ no Dacia Duster).

Tendo por base os custos de combustíveis actualmente praticados, são necessários menos de 10.000km para amortizar a diferença de preço e apenas 20.000 km no caso de um Dacia Duster. Ou seja, em média, um ano de utilização será suficiente para amortizar a diferença de custo de aquisição de um automóvel bi-fuel, já que os custos de manutenção, que os clientes da Dacia tanto valorizam, são equiparados aos das versões a gasolina equivalentes.

AUTONOMIA ACRESCIDA

A instalação de dois depósitos de combustível autónomos e a capacidade de alternar entre o consumo de GPL e de gasolina, permite aumentar significativamente a autonomia dos modelos Dacia ECO-G. Com os dois tanques atestados (por uma questão de segurança, o depósito de GPL só pode ser cheio até um limite máximo de 80% da sua capacidade), a autonomia pode chegar ou até superar os 1.000 km. A somar a este facto, a disponibilidade total de gasolina e o número crescente e disseminado de postos de abastecimento com GPL, permite afirmar que a capacidade de percorrer distâncias de um Dacia ECO-G é interminável.

ANOS DE EXPERIÊNCIA ACUMULADA

Em Portugal, a Dacia oferece versões a GPL desde 2012 e conta coma gama mais abrangente do mercado. Não é assim de estranhar que a experiência acumulada se traduza em importantes mais-valias para os clientes que levaram a marca a uma incontestada liderança do mercado.

A integração directamente na fábrica de todo o sistema de GPL e a presença de um motor preparado de raiz para trabalhar com este combustível alternativo, reforçam a segurança dos clientes na aquisição e simplificam a vida nas questões das garantias e operações de manutenção. A segurança do próprio sistema também foi estudada ao detalhe, de forma a garantir os elevados padrões a que habituou o Grupo Renault.

O depósito de GPL é construído em aço de alta resistência e colocado no local destinado à roda de reserva (não roubando espaço à mala), devidamente afastado do depósito de gasolina. Todo o sistema é protegido por válvulas que evitam o retorno do combustível, nomeadamente um limitador de fluxo, uma válvula solenoide e uma outra válvula de segurança.

Este reforçado sistema de protecção garante a integridade e invulnerabilidade do conjunto em caso de acidente. É por este avanço tecnológico e reforço dos sistemas de segurança que os automóveis a GPL já podem estacionar em parques fechados e subterrâneos.

SIMPLICIDADE É A PALAVRA DE ORDEM

A Dacia assegurou que a alternância entre os dois tipos de combustível (GPL e gasolina) é muito simples e intuitiva, podendo ocorrer de forma manual, através de um comutador instalado no habitáculo, ou automática, quando o sistema detecta que um dos depósitos estiver. Para controlar o nível de GPL, todos os Dacia estão equipados com um indicador específico. Sempre que for atestar, o processo também decorre de forma simples e célere, não demorando mais de dois minutos.

A nova gama Dacia Bi-Fuel já está disponível na Rede de Concessionários com os seguintes preços:

Sandero ECO-G 100 Comfort                     12.040€

Sandero ECO-G 100 Stepway                     14.220€

Sandero ECO-G 100 SL Dacia Go               14.720€

Lodgy ECO-G 110 Comfort                          17.750€

Lodgy ECO-G 110 Stepway                          19.430€

Logan ECO-G 100 Comfort                          10.840€

Logan MCV ECO-G 100 Comfort                 12.940€

Logan MCV ECO-G 100 Stepway                 15.120€

Logan MCV ECO-G 100 SL Dacia Go         15.620€

Duster ECO-G 100 Comfort                         15.450€

Duster ECO-G 100 Prestige                         17.300€

Duster ECO-G 100 SL Dacia Go                   17.600€

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