Noah Monteiro recebeu o Prémio FPAK Ética

Uma das primeiras decisões da Comissão de Ética da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) foi a de atribuir um prémio com essa designação a um jovem piloto de karting. Noah Monteiro foi protagonista de um acto de elevado sentido desportivo e cívico na cidade vianense, no altar do Minho, e a FPAK atribuiu-lhe o Prémio Especial Ética 2019.

(auto.look2010@gmail.com)

Numa prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, realizada no ano passado em Viana do Castelo, a ordem dos primeiros classificados viria a ser surpreendentemente alterada quando um piloto decidiu colocar, de forma voluntária e ostensiva, dois outros participantes fora de pista para evitar que eles pudessem terminar nas primeiras posições da geral.

O inesperado vencedor da corrida acabou por chamar os dois concorrentes prejudicados por essa manobra e convidou-os a subir também ao primeiro lugar do pódio. Um gesto que deve ser enaltecido pela sua nobreza e carácter.

Filho de Tiago Monteiro e de Diana Pereira, Noah Monteiro sagrou-se vice-campeão de Portugal de Karting na categoria de cadetes. O piloto do Programa Skywalker Young Guns, de apenas 9 anos, compete apenas pelo segundo ano no campeonato e conseguiu de forma muito humilde e meritória este salutar resultado.

Sempre focado na progressão e na aprendizagem, Noah Monteiro, que nas pistas vai evoluindo de forma paulatina e procurando em cada corrida o melhor resultado possível, já no palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, foi-lhe atribuído o Prémio Especial FPAK Ética, entregue por Rute Vieira, em substituição de Carlos Pereira, vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a competência da Área do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: