Nissan Ariya: futurismo japonês intemporal

Ferreira Morais & Morais, concessionário Nissan para o distrito de Coimbra, deu a conhecer o Ariya na Expofacic, em Cantanhede. Trata-se do novo modelo 100% elétrico que se fez acompanhar por arte do ADN japonês que ninguém ficou indiferente.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Nissan Ariya apresentado pelo concessionário Ferreira Morais & Morais

Numa ação que visou sentir os cinco sentidos o ADN japonês da Nissan, através de experiências únicas, ver e tocar no SUV Ariya, Ferreira Morais & Morais, concessionário Nissan para o distrito de Coimbra, criou um ambiente verdadeiramente emotivo em redor de um dos lançamentos mais esperados do ano.

O novo modelo da Nissan marca a entrada da marca nipónica no disputado segmento dos SUV elétricos, distinguindo-se pela silhueta, com uma linha de tejadilho bastante baixa, que lhe confere ar dinâmico. Uma simbiose que a Nissan assegura ser admirável na condução, o crossover de alta performance ao volante.

Com 4,5 metros de comprimento – cerca de 20 centímetros mais comprido que o Qashqai –, o Ariya ostenta um interior desafogado e espaçoso, destacando-se pelo ambiente “hi-tech”, com dois ecrãs dispostos na horizontal e consola central deslizante.

Rui Costa, diretor pré-venda da Nissan Ibéria

O novo modelo possui, ainda, botões hápticos iluminados, que só aparecem quando se liga o veículo, o que oferece um toque tecnológico e de luxo ao habitáculo. O Ariya estreia uma nova chave inteligente que funciona por aproximação.

No lançamento do modelo pela mão Ferreira Morais & Morais, concessionário Nissan para o distrito de Coimbra, Rui Costa, diretor pós-venda da Nissan Ibéria, “jogou” ao ataque junto à linha lateral do Campo Municipal de Cantanhede, em pleno coração da Expofacic. Para este responsável, «o Ariya é como regressar ao passado na Nissan, ou seja, uma viatura minimalista, elegante, com estilo e, dentro desse estilo nipónico, muito voltado para a tecnologia amiga do cliente que nos ajuda a viver melhor o nosso dia a dia».

Linhas de excelência do Nissan Ariya

Rui Costa, embalado com uma canção de Mariza que ecoava por todo o recinto do certame,  sublinhou que «o Ariya é uma viatura tipicamente japonesa e vai buscar a inspiração aos detalhes do artesanato japonês, com a parte frontal da viatura o estilo claramente oriental». «Tratando-se de uma viatura do segmento médio, a viatura tem uma habitabilidade do segmento D, ou seja, com um espaço interior claramente acima do segmento. Outra caraterística da viatura é o seu interior Premium.

«Os detalhes do interior, muito orientalizados, que significa uma arte japonesa do trabalhar as pequenas partículas de madeira que geram padrões e conjuntos harmoniosos. Sendo uma viatura elétrica, o Ariya apresenta caraterísticas que o distingue de viaturas de combustão e, uma delas, a que mais a diferencia, é o tipo de carregamento», sustentou o diretor pós-venda da Nissan Ibéria.

O Ariya Advance, equipado com uma bateria de 63kWh, tração à frente e 218 cv, tem uma autonomia combinada (WLTP) de até 403 km, e o de 83 kWh pode chegar até aos 533 km. De acordo com Rui Costa, «hoje em dia, estas autonomias para um carro elétrico são perfeitamente suficientes para a nossa vida comum».

NISSAN ARIYA PODE SER

ENCOMENDADO A PARTIR DE 49.500 EUROS

O Ariya já pode ser encomendado e os preços começam nos 49.500 euros (40.244 euros +IVA), existindo ainda uma campanha de financiamento cuja prestação atinge 500 euros por mês (IVA incluído). Segue-se o Ariya Evolve com bateria de 87 kWh e também de tração dianteira e 242cv de potência. Os preços arrancam nos 58.500 euros (47.561 euros +IVA). Esta é a versão que oferece a maior autonomia, até 520 km.

A terceira versão de lançamento é o Ariya Evolve e-4ORCE 87kWh de tração integral e 306cv. Tem um preço recomendado de venda a público de 62.000 euros (50.407 euros +IVA). É capaz de alcançar os 200 km/h de velocidade máxima e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Refira-se que os Ariya 63kWh e Ariya 87kWh de tração dianteira já estão disponíveis para entrega a clientes, enquanto o Ariya e-4ORCE 87kWh com tração integral chegará em outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.