Nicolas Latifi o mais rápido à chuva na Hungria
A chuva marcou presença no terceiro e último treino livre em Hungaroring, com pilotos e equipas a preparar a melhor estratégica para a qualificação da Aramco Magyar Nagydij. O piloto da Williams/Renault foi quem registou a volta mais rápida.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Foi com o asfalto muito molhado que começou a terceira sessão de treinos livres, o que levou a que o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) só tivesse saído para a pista quando estava cumprida meia-hora da sessão. Já o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) só o fizeram 10 minutos depois, numa altura em que os pneus intermédios já eram utilizáveis.
A sessão, que teve o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) no topo da tabela de tempos, foi interrompida a oito minutos do final, em consequência do despiste do alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), e recomeçaria a quatro minutos do final.
Como consequência da intensidade da chuva ter diminuído, o asfalto ficou mais rápido e quem teve em pista na fase final a acabou por registar o melhor tempo, acabando por serem os pilotos da Williams a ocupar duas das três primeiras posições.
O canadiano Nicolas Latifi (Williams/Renault) ficou com o melhor tempo, à frente de Charles Leclerc e do tailandês Alexander Albon (Williams/Renault), o que provocou rasgados sorrisos na “box” da equipa.
Dadas as mudanças de condições de aderência que o asfalto foi oferecendo, os tempos acabam por ter pouco significado, uma vez que são função dos momentos em que cada piloto esteve em pista.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO |
Nicholas Latifi | Williams FW44 | Mercedes | 1’41,480″ |
Charles Leclerc | Ferrari F1-75 | Ferrari | 1’42,141″ |
Alexander Albon | Williams FW14 | Mercedes | 1’42,381″ |
Max Verstappen | Red Bull RB18 | Honda | 1’43,205 |
George Russell | Mercedes W13 | Mercedes | 1’43,434″ |
Fernando Alonso | Alpine A522 | Renault | 1’43,570″ |
Carlos Sainz | Ferrari F1-75 | Ferrari | 1’43,589″ |
Lando Norris | McLaren MCL36 | Mercedes | 1’43,743″ |
Sebastian Vettel | Aston Martin AMR22 | Mercedes | 1’44,178″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-22 | Ferrari | 1’44,655″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W13 | Mercedes | 1’44,832″ |
Mick Schumacher | Haas VF-22 | Ferrari | 1’45,156″ |
Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault | 1’45,570″ |
Daniel Ricciardo | McLaren MCL36 | Mercedes | 1’45,624″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR22 | Mercedes | 1’45,638″ |
Guanyu Zhou | Alfa Romeo C42 | Ferrari | 1’45,691″ |
Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT03 | Honda | 1’45,850″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C42 | Ferrari | 1’45,930″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT03 | Honda | 1’46,091″ |
Sergio Perez | Red Bull RB18 | Honda | 1’48,240″ |