WRC

Neuville procura o triunfo no Rally de Portugal

Lista de inscritos O campeão mundial de ralis, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) tenta, em Portugal, mostrar os predicados que lhe permitiram conquistar o título em Portugal frente à armada da Toyota, que monopolizou o pódio na ronda anterior, em Espanha.

redacao@autolook.pt

Thierry Neuville, de 36 anos, chega a esta 58.ª edição do Vodafone Rally de Portugal, quinta ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), que se disputa de quinta-feira a domingo, na terceira posição, com 59 pontos, e ainda sem nenhuma vitória na temporada. Mas já festejou em terras lusas, onde venceu a edição de 2018.

No comando do campeonato está o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que conta já com dois triunfos nesta temporada (Suécia e Quénia): «Depois de um bom início de temporada, entramos agora numa sequência de eventos de terra onde, como líder do campeonato, posso sentir mais dificuldades por ter de abrir a estrada, se o piso estiver muito seco na sexta-feira», antevê o galês.

Elfyn Evans tem 43 pontos de vantagem para o segundo classificado, que agora é o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris). O piloto de 24 anos está novamente a disputar o Mundial a tempo inteiro depois da pausa em 2024 que se seguiu à conquista do bicampeonato (2022 e 2023), e vem de uma demonstração de força no Rali das Canárias, há duas semanas, onde somou a pontuação máxima e só cedeu duas das 18 classificativas.

«Soube bem vencer novamente após algum tempo. Agora estamos de volta aos pisos de terra e ainda estou a tentar sentir-me tão confortável como no asfalto», frisou o piloto que, em 2024, desistiu em Portugal depois de um capotamento.

Kalle Rovanperä diz que «o estilo de troços em Portugal é bastante bom». «Sempre gostei deles e espero voltar a ser rápido este ano», sublinha o jovem piloto finlandês.

Quem volta a marcar presença é o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), depois de, em 2024, se ter tornado no recordista de vitórias na prova lusa, com o sexto triunfo a permitir-lhe ultrapassar o finlandês Markku Alen.

«Sempre gostei de Portugal. É um rali com uma atmosfera única e muitos adeptos. Foi bom finalmente conseguir a sexta vitória, no ano passado, e seria fantástico repetir esse resultado», comentou Sébastien Ogier.

Em 2025, os carros da principal categoria do WRC (Rally1) voltaram a ter apenas motores a combustão, perdendo a vertente elétrica que dava potência extra de 100 cavalos e que foi usada nos últimos dois anos. Com isso, ficaram mais leves e mais baratos para as equipas.

O rali deste ano está dividido em três etapas e vai contar com 24 provas especiais de classificação, mais duas do que em 2024, num total de 344,5 km cronometrados. O Vodafone Rally de Portugal começa quinta-feira com o Shakedown (troço onde os pilotos fazem as últimas afinações) no circuito de Baltar, durante a manhã. A cerimónia de partida realiza-se em Coimbra, e a parte competitiva começa com uma super-especial (a única percorrida em pisos de asfalto), no centro da Figueira da Foz, ao final da tarde.

Na sexta-feira os pilotos vão disputar 10 classificativas, num total de 146,5 km. Vai ser o dia mais longo do rali, com uma dupla passagem por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta Mortágua. Ainda nesse dia, há a estreia do troço Águeda/Sever do Vouga e o regresso de Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha, que tinha sido utilizado nos anos 90. A competição para os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis termina no final deste dia.

A segunda etapa disputa-se no sábado, tem sete especiais e 122,7 kms cronometrados. Nota para o regresso de Vieira do Minho, a dupla passagem por Cabeceiras de Basto (que no ano passado se fez no domingo) e Amarante (este ano mais curta), terminando com a super-especial de Lousada.

O rali termina no domingo, com a dupla passagem pelas classificativas de Paredes, Felgueiras (no ano passado disputou-se no sábado) e Fafe, num total de 72,1 km. A “power stage”, que atribui pontos extra aos cinco pilotos mais rápidos, está reservada à segunda passagem por Fafe.

A lista de inscritos deste ano é a maior e melhor da época do WRC, com 95 equipas, incluindo 12 carros da categoria Rally1 e 56 da Rally2. A Toyota, atual campeã mundial, alinha com quatro GR Yaris Rally1 com as cores oficiais, pilotados por Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Além disso, o jovem Sami Pajari, campeão do WRC2 em 2024, também estará em ação, com um GR Yaris Rally1 da equipa Toyota Gazoo Racing WRT2.

A Hyundai Motorsport alinha com três i20 N Rally1 destinados ao campeão do mundo em título, Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux. Já a equipa M-Sport Ford apresenta, além dos habituais Grégoire Munster e Josh McErlean, o letão Martins Sesks e o português Diogo Salvi, que se estreia ao volante de um carro da principal categoria do WRC. É a primeira vez, desde 2012, que um piloto português compete com um Rally1.

Na segunda categoria, a WRC2, marcam presença 56 pilotos, incluindo Oliver Solberg (Toyota GR Yaris), Gus Greensmith (Skoda Fabia RS), Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris), Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS), Jan Solans (Toyota GR Yaris) e os irmãos Yohan e Léo Rossel (Citroën C3).

PROGRAMA DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL

QUINTA-FEIRA (15 DE MAIO)

09h31 – Shakedown, em Baltar (5,72 km)

17h00 – Cerimónia de partida de Coimbra

19h05 SS1 – Figueira da Foz SSS (2,94 km)

SEXTA-FEIRA (16 DE MAIO)

07h35 – SS2 Mortágua (14, 59 km)

09h05 – SS3 Lousã (12,28 km)

09h53 – SS4 Góis (14,30 km)

10h41 – SS5 Arganil (14,41 km)

13h05 – SS6 Lousã 2 (12,28 km)

13h53 – SS7 Góis 2 (14,30 km)

14h41 – SS8 Arganil 2 (18,72 km)

17h05 – SS9 Mortágua2 (14,59 km)

18h35 – SS10 Águeda/Sever (15,08 km)

19h20 – SS11 Sever/Albergaria (20,24 km)

SÁBADO (17 DE MAIO)

07h35 – SS12 Vieira do Minho 1 (17,69 km)

08h35 – SS13 Cabeceiras de Basto 1 (19,91 km)

10h25 – SS14 Amarante 1 (22,10 km)

15h05 – SS15 Vieira do Minho 2 (17,69 km)

16h05 – SS16 Cabeceiras de Basto 2 (19,91 km)

17h55 – SS17 Amarante2 (22,10 km)

19h05 – SS18 Lousada – SSS (03,52 km)

DOMINGO (18 DE MAIO)

06h43 – SS19 Paredes 1 (16,09 km)

07h48 – SS20 Felgueiras 1 (8,81 km)

08h35 – SS21 Fafe 1 (11,18 km)

09h58 – SS22 Paredes 2 (16,09 km)

11h03 – SS23 Felgueiras 2 (8,81 km)

13h15 – SS24 Fafe 2 – Power Stage (11,18 km)

16h00 – Cerimónia de Pódio na Marginal de Matosinhos

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *