NDML em festa celebra hoje o 40.º aniversário

O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria nasceu a 24 de junho de 1982 pela mão de 12 amigos que tinham em comum a paixão pelo Desporto Automóvel. Depois de organizar provas de perícia, três eventos foram fundamentais no seu desenvolvimento e reconhecimento público.

(auto.look2010@gmail.com)

O www.autolook.pt felicita o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) por ocasião do seu 40.º aniversário (1982-2022), que se comemora esta sexta-feira, dia 24 de junho, desejando muitas felicidades e êxitos desportivos. Parabéns ao NDML pelo seu percurso desportivo.

Tudo começou com três acontecimentos que, ainda hoje, são uma enorme referência de índole desportivo: O Passeio Rota do Sol (um dos primeiros a ser realizado em Portugal e que se repetiu durante 25 anos); Rallye Verde Pino (que para além de ser o maior em quilometragem 2.400 km, foi o primeiro Rally de Clássicos em Portugal e o ponto de partida para que a autoridade Desportiva Nacional criasse o Campeonato de Clássicos no ano seguinte); o Kartódromo de Leiria (um dos primeiros no nosso país e o único que é propriedade plena de uma Associação de Utilidade Publica).

Nesta modalidade, o NDML sempre se destacou pelas suas excelentes organizações, sendo ainda ao dia de hoje reconhecido como uma das melhores, senão a melhor organização de provas de Karting. Por ali passaram – e vão passando – muitos dos pilotos, hoje na ribalta do automobilismo mundial.

Nada disto teria sido viável se o NDML, não reunisse no seu ADN, quatro fundamentais características que fazem a diferença: inovação, formação, ecletismo, auto-suficiência.

Na primeira vertente, o NDML inovou com o Rallye Verde Pino, tanto no lançamento da 1.ª edição, como a partir de 2009 no conceito de regularidade/velocidade, que tantos praticantes tem trazido para o desporto motorizado, assim como organizou as primeiras 24 Horas TT em Portugal, em Soure.

O clube aniversariante inovou também com as primeiras super-especiais citadinas e noturnas realizadas em 1995, no Rallye Verde Pino e, no Leiria Festival Rallye, introduziu um novo conceito onde a classificação tradicional não existe, sendo substituída pelo voto do público no concorrente espetáculo, através das redes sociais.

No campo da formação, o NDML orgulha-se da sua escola, formando jovens na iniciação ao Karting e na condução segura. Aprender a “Conduzir em Segurança”, quer em colaboração com o Município de Leiria, como numa parceria com o Automóvel Club de Portugal (ACP) que conta mais de 20 anos, ou ainda num projeto de proximidade, com uma pista itinerante que leva o Karting onde dificilmente chegaria.

Ainda nesta vertente, o NDML efetuou em Portugal os primeiros Cursos de Condução Defensiva Automóvel, desenvolveu formações de direção de provas, comissários desportivos, fiscais de pista, entre outros, e realizou três fóruns, “Desporto Automóvel Presente e Futuro”, em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria.

Na componente do ecletismo, o clube leiriense executou uma vasta e diversificada gama de provas e atividades tão diferentes quanto o Todo-o-Terreno – Expedições Leiria-Dakar-Bissau em 1994, Passeio Rota do Sol, Rota dos Azimutes, Expedição à Islândia, Marrocos e 24H TT Soure.

Destaque ainda para os ralis (Velocidade Regularidade – Rali Elf, Verde Pino, Inverno, Outono Primavera, Histórico NDML, Bruxelas Paris Lisboa), rampas (Porto de Mós, Rampa Foz Arelho, Espinhal, Cerejeiras e Espite), passeios (Portugal GT Tour, Passeio Porsche, Alfa Romeo, Abarth, Opel), circuitos (Rotas das Vinhas, em terra, Leiria, Figueira da Foz, S. Mamede, Ansião), slaloms (Leiria Sobre Rodas, Mafra, Torres Vedras, Cadaval), karting (Campeonato Portugal de Karting, Taça de Portugal, Open, Taça Ibérica, Trofeu de Leiria, Trofeu de Empresas e, ainda, seleção de pilotos com o “The Girls on Track” em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting).

Por fim, e no que concerne à vertente auto-suficiência, o NDML é um clube que responde internamente a todas as suas necessidades sem ter de recorrer, na área desportiva, à prestação de serviços de terceiros, contando com um know-how, profissionalismo e empenho de 100 colaboradores ativos, pro bono, o que o torna como único no panorama nacional.

O NDML é a única estrutura associativa proprietária de um complexo Desportivo Motorizado, que tem ao seu dispor uma frota de veículos para apoio à atividade, sendo auto-suficiente na preparação das refeições dos colaboradores durante as provas.

A sua principal e mais importante característica passa por duas ferramentas desenvolvidas internamente pela equipa do Centro de Cálculo NDML. Uma possibilita a disponibilização dos tempos de prova “ontime” aos concorrentes e ao público e, a outra, permite acompanhar e identificar a localização exata dos veículos ao longo dos traçados das provas. Ambas, traduzem, claramente, a qualidade das nossas provas e o profissionalismo que o clube impõe na organização e montagem das mesmas.

É tudo isto que faz o NDML um clube diferente, com a sua dinâmica de inovação na organização e montagem de provas motorizadas, inspirador para muitos outros, factos que muito orgulha dirigentes e associados. O caminho faz-se caminhando e, 40 anos passados, hoje é dia de comemorar e enaltecer todos os que com o seu trabalho contribuíram para este sucesso do NDML.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.