Navegação atrasou portugueses em Marrocos

Problemas de navegação atrasaram esta segunda-feira, terceira etapa, os pilotos portugueses que participam no Rali de Marrocos, última prova do Mundial de todo-o-terreno.

(auto.look2010@gmail.com)

O último dos três sectores selectivos previstos para esta segunda-feira (79,80 km, 210,80 km e 72,38 km, respectivamente) foi anulado pela organização por questões de segurança, nesta que era a terceira tirada, segunda metade de uma etapa maratona em que os pilotos só tiveram dez minutos para tratarem, eles próprios, da mecânica das suas motos.

Além disso, houve alterações ao “roadbook”, o livro com as indicações de direcções e perigos da etapa, que foi entregue aos pilotos apenas cerca de 15 minutos antes da partida. Factores que provocaram alguma confusão, agravada pela dificuldade em encontrar um dos pontos de passagem obrigatória.

Paulo Gonçalves (Hero), o melhor dos pilotos lusos em prova, cedeu 49m57s para o vencedor do dia, o australiano Toby Price (KTM). O piloto de Esposende foi o 25.º mais rápido e baixou ao 16.º lugar, a 58m23s de Toby Price, líder da competição.

«Em termos mecânicos correu tudo bem, o problema foi a navegação. Perdi imenso tempo, mais do que o normal. Ainda não consegui um dia limpo. Fiquei mais de 40 minutos perdido à procura de um “waypoint”. As coisas não estão fáceis em termos de classificação geral. Agora, o objectivo é fazer os 600 quilómetros que faltam e aperfeiçoar a minha ligação com a mota para chegarmos bem ao Dakar», disse o piloto de Esposende.

O seu cunhado, Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), foi 21.º, a 45m07s, e está na 17.ª posição, 25 segundos atrás do seu companheiro de equipa.

«Mesmo antes da partida, o meu sistema de navegação avariou e tive de desenrolar o “roadbook” manualmente. Além disso, houve dificuldades em encontrar um “waypoint”, pelo que optei por chegar em segurança ao final da etapa», explicou.

Já Mário Patrão (KTM) foi o 23.º do dia e queixou-se do atraso na entrega do “roadbook”: «Quando é entregue o documento com outras cores e marcado de outra forma, mesmo que se queira fazer alterações já não é possível, não há tempo. Depois, já quando disputava o segundo sector cronometrado, a moto ficou sem o travão de trás, o que me obrigou a uma navegação mais cautelosa», revelou o piloto de Seia.

Nos SSV, a dupla Rui Serpa/Nuno Matias Guilherme (Yamaha) fez o quinto tempo e Mário Franco (Yamaha), navegado por Rui Franco, ficou em sétimo lugar. Este resultado permite à dupla Mário e Rui Franco subir dois lugares na classificação geral, ascendendo ao oitavo posto da classificação geral, enquanto Rui Serpa ficou mais perto de entrar para o top 10.

Para esta terça-feira está reservada a quarta etapa do Rali de Marrocos, composta por um total de 481 quilómetros e um sector selectivo de 330.

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