Nata do Drift nacional agita Ourém este fim-de-semana

Nos próximos dias 3 e 4 de Agosto, Ourém é a capital da adrenalina, pura e dura, com a realização da segunda prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Drift. Sob o cunho organizativo do Centro Cultural e Recreativo do Olival (CCRO) – Olival Motorizado, a competição desenvolve-se nos dois dias no Parque da Feira, junto ao Centro de Negócios.

(auto.look2010@gmail.com)

Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourém, numa “peregrinação” entusiasta em redor de pilotos e máquinas do Drift. É a partir do centro da mancha urbana da cidade que a nata da modalidade reúne-se para a segunda prova do Campeonato de Portugal de Drift, “transportando” para todo o mundo as aventuras e peripécias criadas na pista concebida para o efeito.

Na prova do Olival Motorizado, que conta com o apoio do Município de Ourém, vão estar envolvidas várias dezenas de equipas para alimentar três categorias diferentes, nomeadamente Pro, Semi Pro e Iniciados. Com o crescente empenho de clubes e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a competição orientada pelo Olival Motorizado já atraiu pilotos espanhóis que se juntam aos melhores portugueses da disciplina.

Fruto de um longo e laborioso esforço, o Olival Motorizado tem assumido um importante papel no desenvolvimento do desporto motorizado, um estatuto que, no entanto, não lhe permite cruzar os braços e adoptar os louros da competência organizativa, mas associando-se, neste caso em particular, a uma elite de pilotos que ajudam a promover o concelho e a região.

Com um percurso bastante exigente para os motores das máquinas em presença, o período matinal de sábado está reservado para os habituais treinos livres, a partir das 9h30. Para a tarde, toda a orgânica está centrada nas qualificações das três categorias, sendo a primeira agendada para as 14h00.

Parte da manhã de domingo está reservada para os treinos e “warm up”, às 9h30, com as batalhas programadas para as 11h00. As qualificações iniciar-se-ão pelas 15h00 e, as tão esperadas finais, estão marcadas para as 16h30, seguindo-se, pelas 18h00, a cerimónia da entrega dos prémios aos vencedores.

Refira-se que Diogo Correia, com 120 pontos, lidera a classificação da categoria Pro, seguido de Marcos Vieira, com 98, e André Silva, com 86, segundo e terceiro, respectivamente. Já Ermelino Neto (74) e Armindo Martins (62) ocupam, por esta ordem, os lugares do “top five”.

Já a classificação Semi Pro é liderada por Fábio Cardoso, com 120 pontos, com Bruno Filipe Costa e João Salvador, com 96 e 92 pontos, nas posições seguintes, trazendo atrás de si Carlos Filipe Carvalho (71) e Ricardo Costa (58).

Quanto aos Iniciados, Apenas Nuno Ferreira pontuou, com ganhos de 120 pontos, mas Bruno Miguel Costa e Marcelo Saraiva não vão baixar os braços em Ourém e querem entrar na discussão do ceptro da respectiva categoria.

Em suma, o Campeonato Nacional de Drift vai passar sábado e domingo por Ourém. Apesar de drift significar “à deriva”, ninguém quer ficar à deriva este fim-de-semana para ver “in loco” estilos de condução verdadeiramente extasiantes em viaturas especificamente preparadas para o efeito. Na pista concebida em Ourém é possível avaliar várias técnicas de derrapagem nas curvas, fazendo com que o carro deslize de lado, preferencialmente a alta velocidade. É de deixar os olhos em bico, ou não fosse o drift originário do Japão nos anos 90.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação