Não faltam candidatos à vitória no Azores Rallye
A exemplo do que sucede desde 2017, o Rali dos Açores, este ano reduzido à designação mais simples, o que pode vir a criar dificuldades no futuro, abre o ERC (Campeonato da Europa de Ralis) e o CRA (Campeonato de Ralis dos Açores) e é a segunda prova do CPR (Campeonato de Portugal de Ralis).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Com 59 equipas inscritas, o destaque, em relação ao Campeonato de Portugal, vai para as ausências de Armindo Araújo e José Pedro Fontes, mas não faltam candidatos à vitória e à conquista do maior número de pontos para o campeonato.
Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5), vencedor da prova em 2008, 2010 e 2017, Ricardo Moura (Skoda Fabia R5), 10 vezes campeão açoriano e vencedor em 2016, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia), que comanda o campeonato por ter sido o primeiro entre os inscritos na competição no Rali Serras de Fafe, Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5), que continua à procura da primeira vitória, Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5), que inicia a defesa do título local, e Bernardo Sousa (Citroen C3 R5), vencedor em 2014, estarão na luta pela vitória e pelos lugares do pódio, uma vez que só o russo Alexey Lukyanuk (Citroen C3 R5), vencedor o ano passado, pode por em causa a superioridade dos pilotos continentais, caso não cometa um excesso, como tantas vezes sucede.
Contudo, Alexey Lukyanuk parece estar mais capaz de controlar a sua fogosidade e como tal tem de ser apontado como favorito, podendo o inglês Chris Ingram (Skoda Fabia R5) e o húngaro Norbert Herczig (VW Polo GTi R5) entrar na luta pelas primeiras posições com os “ponta-de-lança” portugueses.
Em termos de Campeonato de Ralis dos Açores, Luís Miguel Rego e Bernardo Sousa vão repetir a luta pelo título, verificada o ano passado, uma vez que Ricardo Moura deverá limitar a sua presença ao Azores Rallye, ainda que possa aparecer de forma episódica e como tal sem interferir na discussão do título.
Se isso não suceder o campeonato local ganha uma outra dimensão, por passar a haver três candidatos ao título e todos eles com “argumentos” para o alcançar.
A ESTRADA
A prova arranca esta quarta-feira, à noite, com a tradicional Ponta Delgada Street Stage, que decorrerá num só sentido, com partida na Avenida Kopke, junto ao Forte de São Brás, em direcção a nascente, e final antes do Parque de Assistência, com o objectivo de reduzir a extensão da sua duração.
Esta Street Stage serve de apresentação das equipas participantes ao público, que tem oportunidade de as ver em acção, ainda que os tempos registados não contem para a classificação.
Na quinta-feira, à tarde, com arranque (15h30) na Praça Gonçalo Velho, a competição começa a sério com a especial da Coroa da Mata (11,10 km – 15h28), numa nova versão, mais extensa, em três quilómetros, abrir as hostilidades, a que se segue a novidade Mediana/Remédios (7,90 km – 15h56), que tem uma passagem pela pista de motocross e dois saltos que vão proporcionar excelente espectáculo, para o dia terminar, com a primeira passagem pela Super Especial Grupo Marques (3,95 km – 16h31), uma classificativa já tradicional da prova, na qual duas equipas competem em confronto directo.
No dia seguinte, sexta-feira, os concorrentes terão de enfrentar uma dupla passagem pelo Pico da Pedra (10,90 km – 9h51 e 13h50), sem a parte inicial em asfalto, mas com mais quatro quilómetros em terra, Sete
Cidades (23,80 km – 10h39 e 14h38), na versão de 2014, Vista do Rei/Feteiras (8,10 km – 11h32 e 15h31), que tem os três quilómetros iniciais novos, para pegar nos cinco quilómetros da versão anterior, mas percorridos em sentido contrário, e a segunda passagem pelo Grupo Marques (3,05 km – 16h26).
A competição termina no sábado, dia em que os sobreviventes cumprirão uma dupla passagem pelas “clássicas” Graminhais (23,30 km – 9h38 e 15h04), com um novo começo que lhe acrescenta dois quilómetros, e Tronqueira (21,99 km – 10h26 e 15h52), na versão igual à do ano anterior, com Vila Franca/São Brás (15,96 km – 11h29), sem a descida final, a ter lugar entre as duas passagens. A chegada (18h10) terá lugar na Praça Gonçalo Velho, no centro de Ponta Delgada.
VENCEDORES DOS RALIS DO GRUPO DESPORTIVO E COMERCIAL
Tudo começou em 1965, mas só em 1970 é que a Volta a S. Miguel passou a integrar o calendário do Campeonato de Portugal Ralis, onde permanece desde então, com excepção de 1974, ano em que não houve campeonato.
Fernando Peres, com sete vitórias, é o piloto com mais triunfos, mas Carlos Bica é o único que pode orgulhar-se de ter triunfado quatro vezes seguidas (1988 – 1991).
Entre os navegadores é Fernando Prata o que soma mais vitórias, cinco (quatro com Carlos bica e uma com Rui Madeira), enquanto nas marcas a Ford domina, de forma clara, com 19 triunfos.
Foram estes os vencedores da mais importante prova açoriana ao longo da sua história:
Ano | Designação | Equipa | Carro |
1965 | Volta a S. Miguel | Luís Toste Rego/Zeca Duarte | Fiat 1500 |
1966 | Volta a S. Miguel | Luís Cordeiro/António Tavares | Ford Cortina GT |
1967 | Volta a S. Miguel | Luís Cordeiro/António Tavares | Ford Cortina GT |
1968 | Volta a S. Miguel | José Lampreia/Silva Carvalho | Renault 8 Gordini |
1969 | Volta a S. Miguel | Américo Nunes/Fernando Fonseca | Porsche 911 S |
1970 | Volta a S. Miguel | Jorge Nascimento/Manuel Coentro | BMW 2002 |
1971 | Volta a S. Miguel | Raul Mendonça/Jorge Carreiro | BMW 2002 |
1972 | Volta a S. Miguel | António Borges/Pedro Garcia | Porsche 911 S |
1973 | Volta a S. Miguel | Giovanni Salvi/Luigi Valle | Porsche 911 S |
1975 | Volta a S. Miguel | Manuel Inácio/Pina de Morais | Opel 1904 SR |
1976 | Volta a S. Miguel | Giovanni Salvi/António Morais | Ford Escort RS 2000 |
1977 | Volta a S. Miguel | “Larama”/Horácio Franco | Ford Escort RS |
1978 | Volta a S. Miguel | “Larama”/Horácio Franco | Ford Escort RS |
1979 | Volta a S. Miguel | Mário Silva/José Nobre | Ford Escort RS |
1980 | Volta a S. Miguel | Mário Silva/Pedro de Almeida | Ford Escort RS |
1981 | Rali de S. Miguel | Santinho Mendes/Filipe Lopes | Datsun 160 J |
1982 | Rali de S. Miguel | Joaquim Santos/Miguel Oliveira | ord Escort RS |
1983 | Rali de S. Miguel | Joaquim Santos/Miguel Oliveira | Ford Escort RS |
1984 | Rali de S. Miguel | Joaquim Moutinho/Edgar Fortes | Renault 5 Turbo |
1985 | Rali de S. Miguel | Joaquim Moutinho/Edgar Fortes | Renault 5 Turbo |
1986 | Rali de S. Miguel | Jorge Ortigão/Pedro Perez | Toyota Corolla GT |
1987 | Rali de S. Miguel | Inverno Amaral/Joaquim Neto | Renault 11 Turbo |
1988 | Rali de S. Miguel | Carlos Bica/Fernando Prata | Lancia Delta HF 4 WD |
1989 | Rali de S. Miguel | Carlos Bica/Fernando Prata | Lancia Delta HF 4WD |
1990 | Rali de S. Miguel | Carlos Bica/Fernando Prata | Lancia Delta 4WD |
1991 | Rali de S. Miguel | Carlos Bica/Fernando Prata | Lancia Integrale 16V |
1992 | Rali de S. Miguel | Yves Loubet/Didier Breton | Toyota Celica GT-4 |
1993 | Rali de S. Miguel | José Miguel/António Manuel | Ford Sierra Cosworth 4×4 |
1994 | Rali dos Açores | Fernando Peres/Ricardo Caldeira | Ford Escort Cosworth |
1995 | Rali Açores/BCA | José Miguel/Carlos Magalhães | Ford Escort Cosworth |
1996 | Rali Açores/BCA | Fernando Peres/Ricardo Caldeira | Ford Escort Cosworth |
1997 | Rali dos Açores | Bruno Thiry/Stephane Prevot | Ford Escort Cosworth |
1998 | Rali dos Açores | Fernando Peres/Ricardo Caldeira | Ford Escort WRC |
1999 | Rali dos Açores | Gregoire De Mevius/Jean-Marc Fortin | Subaru Impreza |
2000 | SATA Rali Açores | Markku Martin/Michael Park | Subaru Impreza |
2001 | SATA Rali Açores | Juha Kankkunen/Juha Repo | Subaru Impreza WRC |
2002 | SATA Rali Açores | Rui Madeira/Fernando Prata | Ford Focus WRC |
2003 | SATA Rali Açores | Fernando Peres/José Pedro Silva | Ford Escort Cosworth |
2004 | SATA Rali Açores | Fernando Peres/José Pedro Silva | Mitsubishi Lancer VII |
2005 | SATA Rali Açores | Fernando Peres/José Pedro Silva | Mitsubishi Lancer VIII MR |
2006 | SATA Rali Açores | Armindo Araújo/Miguel Ramalho | Mitsubishi Lancer VIII MR |
2007 | SATA Rali Açores | Fernando Peres/José Pedro Silva | Mitsubishi Lancer IX |
2008 | SATA Rali Açores | Bruno Magalhães/Carlos Magalhães | Peugeot 207 S2000 |
2009 | SATA Rali Açores | Kris Meeke/Paul Nagel | Peugeot 207 S2000 |
2010 | SATA Rali Açores | Bruno Magalhães/Carlos Magalhães | Peugeot 207 S2000 |
2011 | SATA Rali Açores | Juho Hanninen/Mikko Markkula | Skoda Fabia S2000 |
2012 | SATA Rali Açores | Andreas Mikkelsen/Ola Floene | Skoda Fabia S2000 |
2013 | SATA Rali Açores | Jan Kopecky/Pavel Dresler | Skoda Fabia S2000 |
2014 | SATA Rali Açores | Bernardo Sousa/Hugo Magalhães | Ford Fiesta S2000 |
2015 | SATA Rali Açores | Craig Breen/Scott Martin | Peugeot 208 T16 R5 |
2016 | Azores Airlines Rallye | Ricardo Moura/António Costa | Ford Fiesta R5 |
2017 | Azores Airlines Rallye | Bruno Magalhães/Hugo Magalhães | Skoda Fabia R5 |
2018 | Azores Airlines Rallye | Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov | Ford Fiesta R5 |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
7 – Fernando Peres
4 – Carlos Bica
3 – Bruno Magalhães
2 – Luís Cordeiro, “Larama”, José Miguel, Joaquim Moutinho, Joaquim Santos, Mário Silva
1 – Armindo Araújo, António Borges, Craig Breen, Juho Hanninen, Manuel Inácio, Inverno Amaral, Juha Kankkunen, Jan Kopecky, José Lampreia, Yves Loubet, Alexey Lukyanuk, Rui Madeira, Markko Martin, Kris Meeke, Raul Mendonça, Gregoire de Mevius, Andreas Mikkelsen, Ricardo Moura, Jorge Nascimento, Américo Nunes, Jorge Ortigão, Luís Toste Rego, Giovanni Salvi, Santinho Mendes, Joaquim Santos, Bernardo Sousa, Bruno Thiry
NAVEGADORES
5 – Fernando Prata
4 – José Pedro Silva
3 – Ricardo Caldeira, Carlos Magalhães
2 – Horácio Franco, Edgar Fortes, Hugo Magalhães, Miguel Oliveira, António Tavares
1 – Pedro de Almeida, António Manuel, Alexey Arnautov, Didier Breton, Jorge Carreiro, Manuel Coentro, António Costa, Pavel Dresler, Zeca Duarte, Ola Floene, Fernando Fonseca, Jean Marc Fortin, Pedro Garcia, Filipe Lopes, Mikko Markkula, Scott Martin, António Morais, Paul Nagel, Joaquim Neto, José Nobre, Michael Park, Pina de Morais, Pedro Perez, Stephane Prevot, Miguel Ramalho, Juha Repo, Silva Carvalho, Luidgi Valle
MARCAS
20 – Ford (Escort RS, 6; Escort Cosworth, 5; Cortina GT, 2; Ford Fiesta R5, 2; Escort RS 2000, 1; Escort WRC, 1; Focus WRC, 1; Sierra Cosworth 4×4, 1; Fiesta S2000, 1)
4 – Lancia (Delta HF 4WD, 2; Delta 4WD, 1; Integrale 16V, 1); Mitsubishi (Lancer VIII MR, 2; Lancer VII, 1; Lancer IX, 1); Peugeot (207 S2000, 3; 208 T16 R5, 1); Renault (5 Turbo, 2; 8 Gordini, 1; 11, 1); Skoda (Fabia S2000, 3; Fabia R5, 1)
3 – Porsche (911 S, 3); Subaru (Impreza, 2; Impreza WRC, 1)
2 – BMW (2002, 2); Toyota (Celica GT4, 1; Corolla GT, 1)
1 – Datsun (160 J, 1); Fiat (1500, 1); Opel (1904 SR, 1)
OS CAMPEÕES
As 40 edições do Campeonato de Ralis dos Açores foram conquistadas por 13 pilotos e 16 navegadores, com Ricardo Moura (pilotos) e Sancho Eiró (navegadores) a encabeçarem as respectivas listas com 10 títulos cada. No arranque de mais um Campeonato dos Açores recorde-se a lista de campeões
Ano | Pilotos | Navegadores |
1979 | Mário Riley | Armando Silva |
1980 | João Tavares | Decq Mota |
1981 | João Tavares | Decq Mota |
1982 | Horácio Franco | Rui Torres |
1983 | Horácio Franco | Ricardo Cabral |
1984 | Luís Franco | Decq Mota |
1985 | Carlos Reis | Ricardo Jordão |
1986 | Horácio Franco | José Lima |
1987 | Rui Ferreira | Artur Tavares |
1988 | Milton Carreiro | Luís Dias |
1989 | Horácio Franco | Ricardo Jordão |
1990 | Horácio Franco | Ricardo Jordão |
1991 | Joaquim do Carmo | João Hermínio |
1992 | Horácio Franco | Francisco Furtado |
1993 | Luís Pimentel | Artur Tavares |
1994 | Luís Pimentel | Artur Tavares |
1995 | Luís Pimentel | João Félix |
1996 | Gustavo Louro | Raul Ventura |
1997 | Gustavo Louro | Tiago Azevedo |
1998 | Luís Pimentel | João Félix |
1999 | Gustavo Louro | Tiago Azevedo |
2000 | Horácio Franco | Francisco Furtado |
2001 | Horácio Franco | Francisco Furtado |
2002 | Gustavo Louro | Francisco Furtado |
2003 | Gustavo Louro | Francisco Furtado |
2004 | Gustavo Louro | Tiago Azevedo |
2005 | Fernando Peres | José Pedro Silva |
2006 | Fernando Peres | José Pedro Silva |
2007 | Fernando Peres | José Pedro Silva |
2008 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2009 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2010 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2011 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2012 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2013 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2014 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2015 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2016 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2017 | Ricardo Moura | Sancho Eiró |
2018 | Luís Miguel Rego | Jorge Henriques |
NÚMERO DE TÍTULOS
PILOTOS
10 – Ricardo Moura
8 – Horácio Franco
6 – Gustavo Louro
4 – Luís Pimentel
3 – Fernando Peres
2 – João Tavares
1 – Joaquim Carmo, Milton Carneiro, Rui Ferreira, Luís Franco, Luís Miguel Rego, Carlos Reis, Mário Riley
NAVEGADORES
10 – Sancho Eiró
5 – Francisco Furtado
3 – Tiago Azevedo, Decq Mota, Ricardo Jordão, José Pedro Silva, Artur Tavares
2 – João Félix
1 – Ricardo Cabral, Luís Dias, Jorge Henriques, João Hermínio, José Lima, Armando Silva, Rui Torres, Raul Ventura.