Nacional Enduro CFL este fim-de-semana na Lousã

Com os mais de 260 pilotos presentes na ronda anterior do campeonato realizada na Figueira da Foz ainda na memória de todos os que seguem o Campeonato Nacional de Enduro, a vila beirã da Lousã acolhe pela 30.ª vez na sua história uma prova elegível para o campeonato luso.

(auto.look2010@gmail.com)

Luís Oliveira

A organização está mais uma vez a cargo do Montanha Clube, que cumpre o seu 29.º aniversário e, nesta nova recepção ao campeonato, os anfitriões desenharam um percurso com cerca de 40 quilómetros por volta (especiais incluídas), totalmente desenhado no concelho da Lousã e com três provas especiais cronometradas: “EnduroTest” (ET), “CrossTest” (CT), “Extreme Test” (EX), três controlos horários (CH) por volta e uma Zona de Assistência (ZA) no Parque de Exposições da Lousã (Paddock). Este percurso será percorrido por três voltas e meia pelos pilotos das classes Elite e Open. Três voltas para os Verdes, Veteranos e Senhoras e duas voltas para a classe Hobby.

 

Gonçalo Reis

As especiais serão três e prometem muito espectáculo e empenho por parte dos pilotos: a Cross Test (CT) será desenhada no Areneiro, usando o planalto do mesmo. Terreno natural, aproveitando o seu relevo com pequenos saltos e curvas bem delineadas (+/- 4 Km).

A Enduro Test (ET) levará os pilotos e público ao Alto Padrão, usando as encostas existentes, em terreno misto de terra (+/- 4 Km). A Extreme Test (EX) estará igualmente no Areneiro, junto à Cross Test, em terreno natural (+/- 750m) e um elevado nível de exigência de acordo com as classes que a terão que ultrapassar.

 

Diogo Ventura espreita um bom resultado

Globalmente o campeonato é liderado por Luís Oliveira, que soma já três vitórias em quatro dias pontuáveis para o campeonato. Luís Oliveira leva para a Lousã 20 pontos de vantagem sobre Gonçalo Reis e 26 sobre João Vivas, o terceiro classificado na classificação geral do campeonato. A prova lousanense verá também Jonathan Barragan em competição, que regressa á vila aos comandos de uma Gas Gas, sendo este mais um pólo de atracção para a ronda que marca o arranque da segunda metade do ano 2019.

ENDURO DA LOUZAN 2019: 30.º ANIVERSÁRIO DA RESERVA NATURAL

Localização histórica com os seus percursos desafiantes e ambiente muito especial a Lousã prepara-se para receber aquela que será a quarta prova do calendário 2018 do campeonato nacional, a primeira etapa da segunda metade do ano.

Nascido da vontade de Pedro Barradas, João Bandeira e João Lopes o Montanha Clube e as suas gentes transformaram a vila beirã numa das referências mundiais da especialidade, tendo acolhido em 1999 os International Six Days Enduro – a primeira edição em solo português – várias etapas do Campeonato do Mundo de Enduro, estágios de selecções e múltiplas jornadas válidas para o campeonato nacional da especialidade.

Pedro Duarte

Nomes igualmente históricos da modalidade passaram e venceram na Lousã, Mika Ahola, Kari Tiainen, Giovanni Sala ou Shane Watts construíram nas trialeiras e especiais lousanenses marcos importantes das suas carreiras ao lado dos nomes sonantes da história do enduro português como Paulo Marques, João Lopes, Mário Brás, Ruben Faria, ou Miguel Farrajota, sem esquecer Hélder Rodrigues, que “nasceu para o estrelato” do enduro nas especiais desenhadas ao redor do aeródromo da Lousã, um dos postais e cartão-de-visita do Enduro da Lousã durante muitos anos.

 

Gil do Carmo

Neste ano bem especial o Montanha Clube preparou uma prova especial – de acordo com os actuais parâmetros do enduro – e onde todos aqueles que alinharam na primeira edição estão convidados a participar na prova sem qualquer custo de inscrição, tendo alguns deles confirmado já a sua presença no que se pretende ser uma grande festa do enduro que aproveitando o fim‑de‑semana de Páscoa. Na Lousã estarão igualmente os pilotos do Mini-Enduro que realizarão a sua prova sexta-feira.

A data é especial e aguarda-se com natural expectativa a chegada da tribo do enduro à sua reserva natural, nome pela qual a Lousã ficou conhecida no enduro mundial e o qual o Montanha Clube continua a manter bem vivo.

HORÁRIOS

Sexta-feira (19 de Abril)

16h00 às 19h30 – Verificações Administrativas e Técnicas Enduro

Sábado (20 de Abril)

8h00 às 9h00 – Verificações administrativas e técnicas Enduro (Hobby)

9h00 – Fecho de Inscrições e publicação da lista de participantes no quadro oficial de afixação (secretariado).

10h00 – Partida do primeiro concorrente.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação