Nacional de Velocidade com 13 corridas no Estoril

O arranque da Velocidade Nacional é este fim-de-semana, no Circuito do Estoril, repleto de corridas e que marca o início de uma nova era, com mais de uma dezena de provas em agenda.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A temporada de velocidade arranca, este fim-de-semana, no Autódromo do Estoril, com um programa de 13 corridas distribuídas pelas seis categorias envolvidas: Campeonato Open de Portugal de Velocidade (COPV – 3), Campeonato de Portugal de Velocidade Legensds (CPVL – 2), Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos (CPVC – 2), Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos (CPVC 1300 – 2); Kia Picanto GT Cup (2) e Fórmula Ford (2).

No COPV, que alberga uma enorme variedade de carros, com o objectivo de permitir que todos os que queiram possam correr, destaque para a presença, entre os 15 inscritos de Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa MK3), terceira classificada na Rampa da Penha, corrida a semana passada, Francisco Mora (Fiat 500 Abarth), Gustavo Moura (Audi RS 3 LMS), Miguel Lobo/Francisco Carvalho (Porsche 911 GT3) e Nuno Baptista (Porsche 997 GT3 Cup)

A categoria CPVL tem 19 carros inscritos com Luís Barros (Ford Sierra RS 500) a perfilar-se como potencial vencedor das duas corridas, com Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate), Miguel Monteiro/Eduardo Monteiro (Volvo 850) e Manuel Pedro Fernandes/Hugo Mestre (BMW 320d) a parecerem ser os mais capazes de contrariar o seu favoritismo.

O CPVC conta com 23 competidores e vai permitir rever carros que fizeram história no desporto motorizado nacional e internacional, tal como sucede com o CPVC 1300, que conta com sete participantes.

Entre os envolvidos no CPVC, Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600 MK1) e Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600) deverão reeditar as lutas de anos anteriores, com Luís Barros (Ford Escort RS 1600) apostado em, também ele, lutar pelo triunfo.

No CPVC 1300, quatro dos sete participantes são Datsun 1200, dois Datsun 1200 Sunny, cabendo MG Midget de Paulo Miguel/Franco Charais impedir o monopólio da marca nipónica que chegou a Portugal com esse nome mas o trocou por Nissan.

O Troféu Kia Picanto GT Cup reúne 24 carros, com o veterano Manuel Gião a ser favorito, face à sua experiência, ficando por saber quem, em condições normais o acompanhará no pódio.

Por sua vez, o Troféu Super 7 Toyo Tires é o que reúne maior número de carros (31), para uma corrida sempre espectacular e capaz de proporcionar momentos de grande emoção. Finalmente, a FF coloca 10 carros em pista, para duas corridas de vencedor imprevisível.

HORÁRIO

O programa arranca no sábado, com as inúmeras sessões de treinos e com a primeira corrida do COPV, para no domingo terem lugar as restantes 12, de acordo com o seguinte horário:

SÁBADO

Hora Categoria Sessão
     
08.30 Kia Picanto GT Cup Privado
09.10 Super 7 Toyo Tires + FF Privado
09.50 Grupo 1 + Troféu Mini Privado
10.20 CPVC + CPVC 1300 Privado
10.50 CPVL Privado
11.20 COPV/TCR Ibérico Livres
12.10 FF Livres
12.40 Kia Picanto GT Cup Livres 1
13.00 Kia Picanto GT Cup Livres 2
13.25 Super 7 Toyo Tires Cronos 1
13.45 Super 7 Toyo Tires Cronos 2
14.10 COPV/TCR Ibérico Cronos 1
14.30 COPV/TCR Ibérico Cronos 2
14.55 Grupo 1 + Troféu Mini Privado
15.25 FF Cronos
15.55 Kia Picanto GT Cup Cronos 1
16.10 Kia Picanto GT Cup Cronos 2
16.30 CPVC + CPVC 1300 Cronos
17.00 CPVL Cronos
17.40 COPV/TCR Ibérico Corrida 1
18.20 Grupo 1 + Troféu Mini Privado

DOMINGO

Hora Categoria Sessão
     
09.00 FF Corrida 1
09.40 Kia Picanto GT Cup Corrida 1
10.20 CPVC + CPVC 1300 Corrida 1
11.05 Super 7 Toyo Tires Corrida 1
11.50 CPVL Corrida 1
12.35 COPV/TCR Ibérico Corrida 2
13.45 FF Corrida 2
14.25 Kia Picanto GT Cup Corrida 2
15.05 CPVC + CPVC 1300 Corrida 2
15.50 Super 7 Toyo Tires Corrida 2
16.35 CPVL Corrida 2
17.20 COPV/TCR Ibérico Corrida 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: