Nacional de Enduro de Águeda cancelado

Estrutura federativa mantém a prova de Souselas, a realizar no dia 5 de Julho de 2020, bem como o Nacional de Mini Enduro – Jetmar 2020, na Lousã, a realizar no dia 22 de Novembro de 2020. No entanto, a prova de Souselas poderá seguir o mesmo caminho de Águeda…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A Federação de Motociclismo de Portugal e o Águeda Action Club – ACTIB decidiram cancelar as provas dos Campeonatos Nacionais de Mini-Enduro e Enduro agendadas para os dias 18 e 19 de Julho de 2020, em Águeda, por não estarem reunidas as condições necessárias à sua realização devido aos efeitos da Pandemia Covid-19.

Em consequência, a Federação de Motociclismo de Portugal decidiu que o Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2020 se completará com a prova de Souselas, a realizar no dia 5 de Julho de 2020, e que o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar 2020 se completará com a prova da Lousã, a realizar no dia 22 de Novembro de 2020 (que incluirá também as classes Clássicas e Promo Senhoras).

No entanto, a prova de Souselas também poderá ter os dias contados, um a vez que a Câmara Municipal de Coimbra já deu a conhecer o regresso das Festas da Cidade de Coimbra, a realizar-se de 3 a 12 de Julho, com muitas novidades, num formato diferente e completamente moldado às novas circunstâncias impostas pelo actual contexto de pandemia, que tornam a cidade pioneira na retoma de eventos culturais ao ar livre, mas afasta qualquer movimento de cariz desportivo.

De facto, e durante os dois primeiros fins-de-semana de Julho, são inúmeras as iniciativas culturais – exposições, programação infantil, mini-concertos em simultâneo em vários locais, vídeo mapping nas fachadas das casas num espectáculo itinerante denominado “Festival à Janela” por várias freguesias do concelho, serões nas casas de fado e quatro espectáculos com plateia sentada, lotação adequada e transmissão online para as redes sociais do município.

Além da aposta na retoma cultural, esta edição das Festas surge com o objectivo de reanimar social e economicamente o concelho, em especial dos sectores da hotelaria, restauração e comércio.

Pese embora Coimbra queira devolver a normalidade possível e o contacto com a cultura aos cidadãos, garantindo ao mesmo tempo um ambiente seguro e de conforto, o certo é que no comunicado tornado público na pretérita quarta-feira, o Enduro de Souselas não está, pelo menos até ao momento, contemplado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: