Mustang Mach-E: primeiro desportivo eléctrico da Ford

Novo Ford Mustang Mach-E 100% eléctrico representa potência, estilo e liberdade para toda uma nova geração.

(auto.look2010@gmail.com)

 Pela primeira vez em 55 anos, a Ford expande a gama Mustang, trazendo o famoso “pony-car” para uma era eléctrica através do Mustang Mach-E, um SUV totalmente novo e totalmente eléctrico, concebido segundo os mesmos ideais de espírito livre que inspiraram o coupé desportivo mais vendido do mundo.

Representando liberdade, evolução, rápidas performance e um toque de rebeldia, o Mustang está agora pronto para redefinir essas ideais rumo a um potente futuro eléctrico, com espaço para as necessidades crescentes dos clientes e integrando avançadas actualizações “over-theair” que melhoram o veículo em contínuo.

«Aquando do primeiro Salão Automóvel de Detroit, Henry Ford disse que estava a trabalhar em algo que iria cair como um potente relâmpago», afirmou Bill Ford, chairman executivo da Ford Motor Company.

«Falava, então, do Model T. Hoje, a Ford Motor Company tem o orgulho de desvendar um automóvel que surge, de novo, como um potente relâmpago: o novo e 100% eléctrico Mustang Mach-E. É rápido, é divertido, representa liberdade e destina-se a toda uma nova geração de proprietários Mustang», sublinhou.

A Ford deu vida ao Mustang Mach-E através de um processo de desenvolvimento concentrado inteiramente nas necessidades e desejos dos clientes. O resultado traduz-se num SUV elegante e bonito, espirituoso e fácil de conduzir, integrando a mais geração da tecnologia de veículos conectados, que vai tornando o Mustang Mach-E cada vez melhor ao longo do tempo.

Quando chegar ao mercado no final de 2020, o Mustang Mach-E estará disponível com opções de bateria standard e com extensor de autonomia, em versões de tracção traseira ou integral, alimentado por motores de ímanes permanentes. Equipado com uma bateria com extensor de autonomia e tracção traseira, o Mustang Mach E terá uma autonomia máxima 100% eléctrica de 600 km, segundo a regulamentação WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure).

Com tracção integral e extensor de autonomia, o Mustang Mach-E deverá alcançar os 337 cv (248 kW) de potência e 565 Nm de binário. A Ford também irá disponibilizar uma versão especial de elevada performance: o Mustang Mach-E GT, proposta que deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos, tendo uma potência estimada de 465 cv (342 kW) e 830 Nm de binário.

«O Mustang Mach-E é um dos modelos mais emocionantes que a Ford já apresentou», afirmou Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, acrescentando que «foi concebido de raiz, este modelo totalmente eléctrico e único, mas inequivocamente um Mustang, chegando os clientes da Europa no momento exacto».

UMA PERFORMANCE DÁ TODO

UM NOVO SIGNIFICADO À PALAVRA “ELECTRIFICAÇÃO”

O Mustang Mach-E integra 3 modos de condução exclusivos – Whisper, Engage e Unbridled – cada um traduzindo uma dinâmica de condução específica, associados a uma experiência sensorial distinta. Destacam-se uma capacidade de resposta personalizada, controlos de direcção mais desportivos, iluminação ambiente, sonoridade ajustada a uma autêntica experiência 100% eléctrica, e animações dinâmicas no cluster de instrumentação, ligadas ao tipo de condução empregue.

Aquando do arranque, um novo sistema de tracção integral Mach-E 4 aplica o binário de forma independente nos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando uma aceleração impressionante e uma melhoria da maneabilidade face á versão de tracção traseira. A Ford aprimorou este sistema de modo a fornecer uma excelente tracção na estrada, realizando testes rigorosos em terrenos molhados e com neve, ajudando a controlar o veículo nessas condições mais escorregadias.

«Queira-se realmente sentir a capacidade de performance ou, simplesmente, desfrutar de uma experiência tranquila que os veículos elétricos podem proporcionar, o Mustang Mach-E aproveita o poder da electrificação para criar uma experiência de condução única, mantendo toda a inconfundível sensação de liberdade do Mustang», referiu Ted Cannis, director da Linha de Produtos da Ford, Electrificação Global.

Para além de uma aceleração alucinante, o Mustang Mach-E estará equipado com novas pinças em alumínio Flexira, de elevada performance, da Brembo, as quais, sendo projectadas com as dimensões de uma pinça flutuante, mantêm toda a funcionalidade de uma pinça fixa. O Mustang Mach-E GT também está equipado com o sistema de amortecimento MagneRide, uma tecnologia de suspensão adaptativa que permite que os condutores abracem a estrada, evoluindo numa viagem emocionante e confortável.

TECNOLOGIA SEM FIOS QUE SE ADAPTA

FACILMENTE AO SEU ESTILO DE VIDA

Fazendo a sua estreia no Mustang Mach-E, a nova geração do sistema de comunicação e entretenimento SYNC, um interface elegante e moderno que recorre à auto aprendizagem da máquina na rápida apreensão das preferências dos condutores, evoluindo no processo ao longo do tempo, graças a avançadas actualizações over-the-air. O ecrã de 15,5 polegadas e o interface simples da nova geração SYNC abandonam os menus complicados, facilitando o acesso através de movimentos de toque e de deslize, com os quais os clientes já se sentem confortáveis na operação dos seus smartphones.

Com conectividade baseada na “cloud” e reconhecimento de voz conversacional, o sistema SYNC de última geração tem o dobro do poder de computação do anterior sistema SYNC 3, ajudando a tornar mais rápido e fácil o recurso à navegação, aos conteúdos musicais e a conectar um smartphone ao veículo.

O sistema também introduz compatibilidade sem fios com aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e AppLink para smartphones e outros dispositivos móveis.

«A nova geração SYNC começa a adaptar-se ao utilizador de forma automática, assim que se começa a utilizar o sistema, rapidamente apreendendo as suas preferências e fazendo sugestões personalizadas», refere Darren Palmer, director Global da Ford, Veículos Eléctricos a Bateria.

«O mesmo pode sugerir uma ida do ginásio, se registar que as segundas-feiras são dias de exercício físico, ou uma chamada para casa, se tal for uma rotina diária após um dia de trabalho. O resultado traduz-se num assistente e num interface conectado à “cloud”, que é intuitivo, agradável e preparado para o futuro, graças a actualizações rápidas, feitas “over-theair”», sublinhou.

Numa altura em que o SYNC de última geração evolui para melhor poder servir os clientes ao longo do tempo, a Ford equipou o Mustang Mach-E com a capacidade dessa melhoria se poder fazer continuamente, através de actualizações seguras over-the-air, capazes de melhorar a performance do veículo.

UM NOVO MODO DE OBSERVAR E EXPERIMENTAR UM MUSTANG

Recorrendo à nova arquitectura totalmente eléctrica da Ford, que integra as baterias dentro do fundo inferior do veículo, os engenheiros e designers da Ford conseguiram criar um modelo que, não só é fiel ao conceito Mustang, como também maximiza o espaço de um SUV para cinco passageiros e respectiva bagagem.

«Os avanços registados na tecnologia das baterias foram cruciais para alcançarmos um Mustang Mach-E espaçoso e prático, com uma silhueta bonita, imbuído de todo o prazer de condução que é crucial para os nossos clientes na Europa», afirmou Ulrich Koesters, director de Veículos Electrificados, da Ford Europa.

O Mustang Mach-E é imediatamente reconhecível como um Mustang fruto de elementos de assinatura, como o seu capot longo e pronunciado, o design da secção traseira, os faróis imponentes à frente e as luzes traseiras de tripla barra, uma marca registada. O design inteligente e a engenharia oferecem um espaço surpreendente ao nível do banco traseiro e um amplo espaço de carga.

O Mustang Mach-E integra uma outra surpresa debaixo do seu capot: uma unidade adicional de carga, drenável. Com 100 litros de capacidade, esta bagageira frontal é suficientemente ampla para acomodar o equivalente a uma mala de viagem de mão. E pelo facto de ser drenável, resulta num espaço adequado para guardar roupas desportivas molhadas ou enlameadas, botas de caminhada ou equipamentos de praia, após uma dessas aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: