Mustang Mach-E: primeiro desportivo eléctrico da Ford

Novo Ford Mustang Mach-E 100% eléctrico representa potência, estilo e liberdade para toda uma nova geração.

(auto.look2010@gmail.com)

 Pela primeira vez em 55 anos, a Ford expande a gama Mustang, trazendo o famoso “pony-car” para uma era eléctrica através do Mustang Mach-E, um SUV totalmente novo e totalmente eléctrico, concebido segundo os mesmos ideais de espírito livre que inspiraram o coupé desportivo mais vendido do mundo.

Representando liberdade, evolução, rápidas performance e um toque de rebeldia, o Mustang está agora pronto para redefinir essas ideais rumo a um potente futuro eléctrico, com espaço para as necessidades crescentes dos clientes e integrando avançadas actualizações “over-theair” que melhoram o veículo em contínuo.

«Aquando do primeiro Salão Automóvel de Detroit, Henry Ford disse que estava a trabalhar em algo que iria cair como um potente relâmpago», afirmou Bill Ford, chairman executivo da Ford Motor Company.

«Falava, então, do Model T. Hoje, a Ford Motor Company tem o orgulho de desvendar um automóvel que surge, de novo, como um potente relâmpago: o novo e 100% eléctrico Mustang Mach-E. É rápido, é divertido, representa liberdade e destina-se a toda uma nova geração de proprietários Mustang», sublinhou.

A Ford deu vida ao Mustang Mach-E através de um processo de desenvolvimento concentrado inteiramente nas necessidades e desejos dos clientes. O resultado traduz-se num SUV elegante e bonito, espirituoso e fácil de conduzir, integrando a mais geração da tecnologia de veículos conectados, que vai tornando o Mustang Mach-E cada vez melhor ao longo do tempo.

Quando chegar ao mercado no final de 2020, o Mustang Mach-E estará disponível com opções de bateria standard e com extensor de autonomia, em versões de tracção traseira ou integral, alimentado por motores de ímanes permanentes. Equipado com uma bateria com extensor de autonomia e tracção traseira, o Mustang Mach E terá uma autonomia máxima 100% eléctrica de 600 km, segundo a regulamentação WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure).

Com tracção integral e extensor de autonomia, o Mustang Mach-E deverá alcançar os 337 cv (248 kW) de potência e 565 Nm de binário. A Ford também irá disponibilizar uma versão especial de elevada performance: o Mustang Mach-E GT, proposta que deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos, tendo uma potência estimada de 465 cv (342 kW) e 830 Nm de binário.

«O Mustang Mach-E é um dos modelos mais emocionantes que a Ford já apresentou», afirmou Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, acrescentando que «foi concebido de raiz, este modelo totalmente eléctrico e único, mas inequivocamente um Mustang, chegando os clientes da Europa no momento exacto».

UMA PERFORMANCE DÁ TODO

UM NOVO SIGNIFICADO À PALAVRA “ELECTRIFICAÇÃO”

O Mustang Mach-E integra 3 modos de condução exclusivos – Whisper, Engage e Unbridled – cada um traduzindo uma dinâmica de condução específica, associados a uma experiência sensorial distinta. Destacam-se uma capacidade de resposta personalizada, controlos de direcção mais desportivos, iluminação ambiente, sonoridade ajustada a uma autêntica experiência 100% eléctrica, e animações dinâmicas no cluster de instrumentação, ligadas ao tipo de condução empregue.

Aquando do arranque, um novo sistema de tracção integral Mach-E 4 aplica o binário de forma independente nos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando uma aceleração impressionante e uma melhoria da maneabilidade face á versão de tracção traseira. A Ford aprimorou este sistema de modo a fornecer uma excelente tracção na estrada, realizando testes rigorosos em terrenos molhados e com neve, ajudando a controlar o veículo nessas condições mais escorregadias.

«Queira-se realmente sentir a capacidade de performance ou, simplesmente, desfrutar de uma experiência tranquila que os veículos elétricos podem proporcionar, o Mustang Mach-E aproveita o poder da electrificação para criar uma experiência de condução única, mantendo toda a inconfundível sensação de liberdade do Mustang», referiu Ted Cannis, director da Linha de Produtos da Ford, Electrificação Global.

Para além de uma aceleração alucinante, o Mustang Mach-E estará equipado com novas pinças em alumínio Flexira, de elevada performance, da Brembo, as quais, sendo projectadas com as dimensões de uma pinça flutuante, mantêm toda a funcionalidade de uma pinça fixa. O Mustang Mach-E GT também está equipado com o sistema de amortecimento MagneRide, uma tecnologia de suspensão adaptativa que permite que os condutores abracem a estrada, evoluindo numa viagem emocionante e confortável.

TECNOLOGIA SEM FIOS QUE SE ADAPTA

FACILMENTE AO SEU ESTILO DE VIDA

Fazendo a sua estreia no Mustang Mach-E, a nova geração do sistema de comunicação e entretenimento SYNC, um interface elegante e moderno que recorre à auto aprendizagem da máquina na rápida apreensão das preferências dos condutores, evoluindo no processo ao longo do tempo, graças a avançadas actualizações over-the-air. O ecrã de 15,5 polegadas e o interface simples da nova geração SYNC abandonam os menus complicados, facilitando o acesso através de movimentos de toque e de deslize, com os quais os clientes já se sentem confortáveis na operação dos seus smartphones.

Com conectividade baseada na “cloud” e reconhecimento de voz conversacional, o sistema SYNC de última geração tem o dobro do poder de computação do anterior sistema SYNC 3, ajudando a tornar mais rápido e fácil o recurso à navegação, aos conteúdos musicais e a conectar um smartphone ao veículo.

O sistema também introduz compatibilidade sem fios com aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e AppLink para smartphones e outros dispositivos móveis.

«A nova geração SYNC começa a adaptar-se ao utilizador de forma automática, assim que se começa a utilizar o sistema, rapidamente apreendendo as suas preferências e fazendo sugestões personalizadas», refere Darren Palmer, director Global da Ford, Veículos Eléctricos a Bateria.

«O mesmo pode sugerir uma ida do ginásio, se registar que as segundas-feiras são dias de exercício físico, ou uma chamada para casa, se tal for uma rotina diária após um dia de trabalho. O resultado traduz-se num assistente e num interface conectado à “cloud”, que é intuitivo, agradável e preparado para o futuro, graças a actualizações rápidas, feitas “over-theair”», sublinhou.

Numa altura em que o SYNC de última geração evolui para melhor poder servir os clientes ao longo do tempo, a Ford equipou o Mustang Mach-E com a capacidade dessa melhoria se poder fazer continuamente, através de actualizações seguras over-the-air, capazes de melhorar a performance do veículo.

UM NOVO MODO DE OBSERVAR E EXPERIMENTAR UM MUSTANG

Recorrendo à nova arquitectura totalmente eléctrica da Ford, que integra as baterias dentro do fundo inferior do veículo, os engenheiros e designers da Ford conseguiram criar um modelo que, não só é fiel ao conceito Mustang, como também maximiza o espaço de um SUV para cinco passageiros e respectiva bagagem.

«Os avanços registados na tecnologia das baterias foram cruciais para alcançarmos um Mustang Mach-E espaçoso e prático, com uma silhueta bonita, imbuído de todo o prazer de condução que é crucial para os nossos clientes na Europa», afirmou Ulrich Koesters, director de Veículos Electrificados, da Ford Europa.

O Mustang Mach-E é imediatamente reconhecível como um Mustang fruto de elementos de assinatura, como o seu capot longo e pronunciado, o design da secção traseira, os faróis imponentes à frente e as luzes traseiras de tripla barra, uma marca registada. O design inteligente e a engenharia oferecem um espaço surpreendente ao nível do banco traseiro e um amplo espaço de carga.

O Mustang Mach-E integra uma outra surpresa debaixo do seu capot: uma unidade adicional de carga, drenável. Com 100 litros de capacidade, esta bagageira frontal é suficientemente ampla para acomodar o equivalente a uma mala de viagem de mão. E pelo facto de ser drenável, resulta num espaço adequado para guardar roupas desportivas molhadas ou enlameadas, botas de caminhada ou equipamentos de praia, após uma dessas aventuras.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação