AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Mustang Mach-E de 487cv inspirado nos ralis

O primeiro Mustang de sempre feito para viver no asfalto e divertir-se na terra. O mundo está prestes a testemunhar a potência e agilidade dos veículos elétricos de uma nova forma com o Ford Mustang Mach-E Rally.

carlos.sousa@autolook.pt

Desvendado sem camuflagem, hoje e pela primeira vez no IAA Mobility, em Munique, após uma primeira apresentação global no Goodwood Festival of Speed, no início deste ano, o Mustang Mach-E Rally junta-se à família Mustang Mach-E e impulsiona os veículos elétricos numa direção diferente – o primeiro veículo elétrico da Ford inspirado nos ralis leva a liberdade e a diversão do Mustang até às estradas de terra.

«Há apenas um ano, isto era apenas uma ideia e o que se vê hoje é um testemunho da paixão e da intensa criatividade da nossa equipa Model e», disse Donna Dickson, engenheira-chefe do Mustang Mach-E.

«Sempre explorámos novas áreas de performance e a combinação de uma suspensão afinada para ralis, de um grupo propulsor elétrico com dois motores e de um estilo arrojado faz do Mustang Mach-E Rally um tipo diferente de veículo de performance que irá entusiasmar os clientes que procuram a sua próxima aventura».

O Mustang Mach-E Rally é sinónimo de tecnologia de veículos elétricos aplicada a um espaço totalmente inexplorado, expandindo a família Mustang Mach-E. Esta máquina dispõe de uma versão aperfeiçoada do grupo propulsor do Mustang Mach-E GT, com uma configuração de dois motores que garante pelo menos 880 Nm de binário e 358 kW de potência.

O Mustang Mach-E Rally integra uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 91 kWh (utilizáveis). O veículo é suportado por uma suspensão exclusiva que foi elevada 20 milímetros em relação ao Mustang Mach-E GT e está equipada com molas especialmente afinadas, amortecedores MagneRide 4 e discos de travão dianteiros de 385 milímetros com pinças da marca Brembo pintadas de vermelho.

Quando a borracha entra em contacto com o piso solto, o Mustang Mach-E Rally está equipado com jantes reforçadas de liga leve de 19 polegadas, com capacidade desportiva e acabamento em branco brilhante, inspiradas na longa história dos veículos de ralis da Ford, e com pneus Michelin CrossClimate235/55 R19, que proporcionam maior aderência lateral e em superfícies soltas, em comparação com os do GT.

Para melhor enfrentar os pisos de terra solta que os clientes irão encontrar no caminho, a parte inferior do veículo possui uma proteção para os motores dianteiro e traseiro, uma película protetora no revestimento das portas e nas cavas das rodas para ajudar a reduzir as marcas na pintura e palas de lama estilizadas disponíveis no concessionário para reduzir a projeção de detritos. Está igualmente disponível um ponto de reboque integrado na parte dianteira, caso as aventuras fora de estrada se tornem demasiado agitadas.

O Mustang Mach-E Rally conta pela primeira vez com o modo de condução RallySport da Ford, concebido para a condução fora de estrada e que adapta os sistemas de controlo eletrónico para permitir maiores derrapagens, uma resposta linear do acelerador para um melhor controlo e um amortecimento mais agressivo para um melhor comportamento em curvas exigentes.

Como bónus, os condutores apreciarão a forma como este modo de condução, combinado com os novos pneus, permite que o Mustang Mach-E Rally se comporte na neve e noutras condições escorregadias em estrada.

Para testar o Mustang Mach-E, a Ford desenvolveu uma pista de ralis totalmente nova no seu Centro de Testes de Michigan. O percurso foi especialmente concebido por veteranos do mundo do rallycross para simular exatamente o que o veículo poderá experimentar no mundo real.

Os engenheiros e técnicos utilizaram então os protótipos do Mustang Mach-E Rally em testes de 800 quilómetros, simulando ensaios de durabilidade de rallycross para se certificarem de que o veículo estava à altura da intenção do seu design.

O Mustang Mach-E Rally também se destaca pelo seu spoiler traseiro que se inspira no do Focus RS, com detalhes contrastantes exclusivos, incluindo molduras superiores e inferiores da carroçaria, um difusor dianteiro exclusivo, tejadilho em aço pintado de preto e ainda o painel frontal distinto e intencional que inclui faróis de nevoeiro inspirados nos ralis.

Cada Mustang Mach-E Rally vem equipado de série com duas faixas de corrida que complementam a paleta de cores arrojadas. Pode ser encomendado em Azul Grabber, Preto Shadow, Verde Eruption e Amarelo Grabber, com o Branco Star ou o novo Cinzento Glaciar disponíveis como opções de custo adicional.

No interior, encontra-se uma combinação de conforto, funcionalidade e estilo que complementa as icónicas jantes brancas. Estão disponíveis detalhes em branco brilhante no tablier, nos raios inferiores do volante e costuras contrastantes nas portas. Os condutores irão sentar-se nos bancos desportivos de design distinto da Ford, com encostos em branco brilhante e a inscrição “Mach-E Rally” gravada na sua superfície.

«O Mustang Mach-E Rally coloca a paixão de décadas da Ford pelos campeonatos de ralis em todo o mundo nas mãos dos nossos clientes. Leva o Mustang onde ele nunca esteve antes – às estradas de gravilha e de terra batida. Inspirado por verdadeiros entusiastas da condução, oferece uma experiência como nunca antes vista para um puro prazer de condução», referiu Jim Farley, Chief Executive Officer da Ford. O Mustang Mach-E Rally estará disponível para encomenda no início de 2024 e as entregas iniciar-se-ão pouco tempo depois.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *